A Devir Games está recolhendo seu jogo recentemente lançado, Ace of Spades, reconhecendo que ele incluía “ilustrações, textos e efeitos de cartas inadequados” e realizando mudanças no conteúdo antes de colocá-lo à venda novamente.
As cartas que motivaram o recolhimento incluíam representações de uma pessoa negra escravizada e de um escravizador, concebidas como referências visuais a cenas do filme Django Livre. “Essas ilustrações banalizam uma realidade histórica dolorosa e profundamente enraizada”, afirmou a empresa em comunicado divulgado na sexta-feira. “Elas nunca deveriam ter sido incluídas.”
Além de emitir um pedido de desculpas, a Devir suspendeu as vendas do jogo e recolheu as cópias dos varejistas; está criando cartas de substituição totalmente novas e as disponibilizando gratuitamente para qualquer pessoa que solicitar; está removendo publicações relacionadas ao jogo nas redes sociais até que ele seja revisado; está conduzindo uma revisão interna dos processos editoriais e de design para evitar incidentes semelhantes no futuro; e se compromete a consultar especialistas em diversidade, história e representações culturais para futuros projetos.
“Somos especialmente gratos às pessoas que nos alertaram sobre este problema com clareza e cuidado”, concluiu o comunicado. “Vocês nos deram a oportunidade de melhorar – e não vamos desperdiçá-la.”
Fonte:
https://icv2.com/articles/news/view/60259/devir-recalling-ace-spades
A Devir Brasil soltou um comunidade em suas redes sociais sobre o ocorrido.
"À nossa comunidade:
Há um princípio que defendemos em momentos como este: nunca atribuir à malícia o que pode ser explicado pela estupidez. Isso não desculpa o erro, mas nos lembra que o mal pode ser causado — e foi causado — sem má intenção.
E o mal causado importa, e é nossa responsabilidade enfrentá-lo. Cometemos um erro grave que reconhecemos e lamentamos profundamente. Em nosso jogo lançado recentemente,
Ace of Spades, incluímos duas ilustrações inapropriadas: uma retratando uma pessoa negra em estado de escravidão e outra retratando um escravizador. Ambas foram originalmente concebidas como referências visuais a cenas do filme Django Livre, como parte da homenagem do jogo ao cinema ocidental
No entanto, agora entendemos perfeitamente que essa abordagem foi equivocada. Retratar imagens ligadas à violência e ao trauma da escravidão — mesmo como referência cultural — não é apropriado no contexto de um jogo de tabuleiro. Essas ilustrações trivializam uma realidade histórica dolorosa e profundamente enraizada. Elas nunca deveriam ter sido incluídas.
Assumimos total responsabilidade pelo dano causado e oferecemos nossas sinceras desculpas a todos, sem imposições ou justificativas. Reconhecemos que um pedido de desculpas, por si só, não é suficiente, e por isso estamos tomando as seguintes medidas imediatas e concretas.
Nosso compromisso é claro: ouvir, fazer o certo e melhorar. Estamos aprendendo com esse erro com humildade e sabemos que somente por meio de ações podemos começar a reconstruir a confiança que quebramos.
Somos especialmente gratos àqueles que nos alertaram sobre esse problema com clareza e cuidado. Vocês nos deram a oportunidade de melhorar — e não a desperdiçaremos.
Com respeito e comprometimento,
Equipe Devir."
Link:
https://www.instagram.com/p/DNGVFy2se-b