viniciuszenaro::TI4 é um ótimo exemplo, a economia fica limitada a trocas eventuais que os jogadores fazem, as quais, nem sempre são interessantes de serem realizadas.
Edit: enquanto digitava esse texto, várias outras respostas apareceram justamente dizendo a dificuldade de fazer isso. De definir uma classificação rs
Vira e mexe aparece um tópico sobre classificação de jogos por aqui. Queria dar meus dois centavos nessa discussão, mas antes, vale contextualizar meu lugar de fala.
Já trabalhei em projetos de classificação de produtos para diversos setores do varejo: alimentício, livrarias, materiais de construção, autopeças etc. O objetivo da classificação é agrupar produtos com base em características distintas, seja num e-commerce, seja na prateleira do supermercado. Por exemplo: "Café deve estar em bebidas ou nos matinais?" Ou ainda: um chuveiro pode ter uma classificação no segmento alimentar (estar ali nos produtos gerais para casa), mas outra completamente diferente numa loja de material de construção (torneiras e coisas de banheiro).
Além disso, sou economista por formação, com especialização em neurociências. Queria contribuir com um ponto complementar à sua explicação. Eu diria que a economia é a ciência que estuda
escolhas envolvendo recursos escassos. Isso é sutilmente diferente da definição que relaciona diretamente
produção e consumo, pois é mais abrangente. Justamente por isso, a economia é considerada uma ciência humana, e não exata. Ela nasce como um desdobramento da psicologia, ao incorporar a limitação dos recursos escassos nas decisões humanas. Ou seja, estou propondo incluir um caráter subjetivo ao racional. Não é só produzir. Mas por que produzo A e não B? Ou então, pq eu não faço outra coisa da vida ao invés de produzir?
Como você já apontou, o
Twilight Imperium 4 dá a possibilidade de usar a economia, mas nem sempre isso gera resultados favoráveis. Ora, se essa possibilidade de escolha passou pela sua cabeça, a economia está presente. Você avaliou e decidiu que não valia a pena. Por definição, essa é uma decisão econômica.
O grande problema da economia como ciência, de forma geral, é assumir que
todo indivíduo toma decisões racionais e ótimas. O
homo economicus. Ou seja, que ele busca maximizar seu retorno (medido em
utilidade, um número subjetivo que representa a satisfação das suas necessidades), ao menor custo possível (financeiro, de tempo, de oportunidade, etc.). A falha está justamente nessa generalização.
Como neurocientista, aprendi que existem diversos outros fatores que influenciam a decisão humana além do raciocínio lógico de maximização. No limite, cada pessoa tem uma estrutura decisória única, moldada por sua história e contexto. Ninguém decide exatamente do mesmo jeito. O chamado "homo economicus" é apenas uma
simplificação usada para modelar o problema das escolhas. Útil, mas longe de ser uma representação fiel da realidade.
Como conclusão: não existe uma resposta única pra essa questão kkkk. Se existe
escolha no jogo, ele já é econômico em alguma medida. Até um ameritrash cheio de dados exige decisões. O tipo de classificação que você busca envolve uma carga de trabalho e subjetividade humanamente impossível de padronizar com rigor. E nessa ponto acho que o BGG entrega valor, pois ele tem várias categorias e subgrupos distintos pra ajudar a entender do que se trata o jogo. Mas o debate é super válido, e necessário, pra gente pensar melhor como usamos essas categorias. Espero, de alguma maneira, ter ajudado a mostrar a complexidade da situação e a relativização existente em algo "simples" como definir a categoria de um jogo. Assim como aposto outros 2 centavos que vira alguém aqui fazer piada ou criticar essa problematização, pq essa pessoa pensa diferente rs.