Olá pessoal!
Aqui é o Jamilton Alves.
Designer do jogo "Na Night..."
Pra quem não me conhece, sou este aqui!
designer Jamilton Alves
Tivemos uma jogatina pré evento, no dia 31 de Julho, para os últimos preparativos antes do evento
Boardgame Barueri (@bgbarueri), evento de boardgames mensal e gratuito na cidade de Barueri, em São Paulo.
A mesa teve 4 jogadores (com a minha inclusão) e rolou muita diversão e disputas.
Foram testados os dois modos de jogo:
Principal: em que os jogadores recebem seus pretendentes correspondentes, tendo seus naipes de assuntos favoritos, nos quais ganhavam um ponto adicional de relacionamento quando venciam a vaza, e seis cartas; Era necessário participar de 3 vazas (rodadas de seis cartas por vaza), nas quais se apurou quem foi o pretendente escolhido pela Lisa.
cartas de assuntos
cartas de pretendentes e cartas de eventos
Eventos: em que além de receberem os pretendentes e cartas de assuntos, os jogadores devem lidar com o estado emocional da Lisa durante cada vaza, ou sendo, serão utilizadas 3 cartas por partida completa. Essas cartas apresentam um pouco dos sentimentos da Lisa no momento da conversa e os naipes os quais ela pode ter mais afinidade na vaza, que darão mais um ponto de relacionamento ao vencedor da vaza que bater com carta daquele naipe, ou dois pontos negativos, para assuntos que ela não esta interessada em tratar naquela vaza.
Em ambos os casos, a dinâmica se mantém a mesma:
Na sua vez de jogar, o jogador inicial (que será o último a ter ido a uma festa), inicia sua jogada com uma carta qualquer, do naipe que preferir. Esta carta deve ser jogada aberta, demonstrando qual o assunto e valor (quanto maior o valor naquele naipe, mais interessada a Lisa esta em escutar a conversa com aquele pretendente), ou fechada (virada para baixo), declarando o naipe e valor que desejar.
Mão de jogo
Siimmm, o jogo tem blefe!
E essa é uma das principais mecânicas.
Pois o jogador que joga a carta oculta, pode estar mentindo sobre o valor de sua carta e naipe.
Como em qualquer jogo de vaza, os jogadores são obrigados a seguir o naipe jogado pelo primeiro jogador (importante ressaltar que a depender do naipe, a carta de pretendente escolhida pelo jogador pode lhe render um ponto extra por afinidade com o assunto).
Por isso mesmo, se um jogador jogar uma carta oculta (todos podem fazer isso), os demais pretendentes podem contestar a jogada, caso acreditem que a carta ali presente não seja a declarada.
jogada com carta oculta
Exemplo de situação:
Augusto esta com a carta de pretendente que lhe dá ponto extra caso ganhe a rodada com carta de naipe Diversão.
Sua mão não veio das melhores, então ele olha os adversários e aproveitando que estão distraídos conversando formula sua estratégia: vai blefar!
Ele pega uma carta de naipe Romance de valor 1 e vai jogar oculta...
"Diversão 9!" - declara Augusto para todos, fazendo o possível para não alterar sua expressão.
Os demais jogadores se calam e olham uns para os outros... ah dúvidas no ar... todo mundo esperando pra ver se alguém irá contestar a jogada.
Augusto pensa "vai dar certo..."
Caso funcione, o naipe desta rodada inteira será de Diversão, que se for vencida por ele, vai lhe render dois pontos. Um por vencer a rodada e outro pela afinidade de seu personagem pretendente.
Ele sorri discretamente.
Mônica, uma das jogadoras da mesa, percebeu a leve alteração na expressão de Augusto. Ela o olha com desconfiança e declara:
"Eu contesto! Pode virar essa carta, com certeza não é Diversão!"
Colocado contra a parede, Augusto tenta contra argumentar com os demais jogadores para fazer Mônica não contestar, mas seus argumentos não dão em nada, já que ao contestar uma carta, o jogador que fez a declaração não pode voltar atrás.
Augusto vira a carta e é pego na mentira.
Todos riem... Mônica, que pegou o mentiroso no flagra, ganha um ponto de relacionamento, mesmo sem a rodada ter terminado, enquanto Augusto, perde um ponto, e ainda é obrigado a comprar uma carta extra, o que pode gerar mais pontos de relacionamento negativos ao final da vaza.
A rodada deve continuar, mas agora, com verdadeiro naipe revelado: Romance.
E o jogo continua..."
Blefar e Contestar as cartas jogadas são partes do jogo, podendo render pontos ou a perca deles.
Os pontos de relacionamento são conquistados e perdidos em cada rodada (são seis rodadas por vaza, sendo 3 vazas) e ao final da terceira vaza, o jogo se encerra e temos um vencedor.
Mas cuidado, Lisa não é chegada em mentiras (ninguém é!), por isso o mentiroso sempre perde pontos se pego na mentira. Ah! E a Lisa também não gosta de encrenqueiros. Se você contestar alguém e se der mal, quem perde pontos de relacionamento é você.
A seguir imagens da nossa jogatina!
Espero que gostem.
Grande abraço.
material de divulgação
borá blefar
minha mão nesta vaza
galera do playtest