Rapaz, eu gosto de Carcassonne. Acho que é um bom jogo para apresentar aos jogadores mais casuais e também é ótimo para jogar de forma mais competitiva. Já tive 3 edições diferentes dele, incluindo aquela da Grow com a capa no estilo de Mortal Kombat.
Mas, dito tudo isso, acho que tem vários jogos mais interessantes que ele dentro desse gênero de colocação de ladrilho e construção de padrão. Ou pelo menos jogos que fazem mais o meu gosto! rs
Tanto é assim que faz uns bons 3 anos desde a última vez que joguei Carcassonne.
Cacao é o primeiro que me vem à cabeça quando pensamos em jogar algo do tipo. Preferimos ele porque tem um sistema de pontuação mais intuitivo, além de ser também mais interativo. Em Cacao é possível que um jogador realize uma ação mesmo não estando em seu turno, algo inexistente em Carcassonne. Sem contar que ele possui outras mecânicas, como "pegar e entregar", movimento em trilha e até sobreposição de ladrilhos, que são todas bem simples, mas que fazem dele levemente mais complexo que Carcassonne sem deixá-lo mais complicado. É uma unanimidade por aqui.
Yangtze é um abstrato delicioso! Em muito pouco se parece com Carcassonne, é verdade, mas a vibe de colocação de ladrilhos está lá. O grande lance é que em Yangzte os jogadores são recompensados em todos os turnos de todos os jogadores! Isso porque você sempre recebe uma lanterna ao colocarem um ladrilho. Dessa forma sua jogada sempre precisa ser bem pensada, pois é possível que você acabe beneficiando mais os seus adversários do que a você mesmo. A leitura de mesa é algo muito bacana e necessária de se fazer nesse jogo. E ainda tem uma corridinha nervosa por realizar as dedicações - contratos, se preferir - que te dão mais pontos o quanto antes forem feitas. Se tenho que apontar um defeito do jogo - e talvez seja o seu unico - é o fato de precisar de 4 pessoas na mesa para brilhar de verdade.
Terra Mare é praticamente uma releitura de Carcasaonne. Só que do meu ponto de vista, é melhor que seu primo mais consagrado. Nele os ladrilhos são hexagonais e possuem frente e verso, o que tornam as suas opções de ação bem mais variadas. Apesar disso o jogo é intuitivo e o sistema de pontuação é bem semelhante ao do próprio Carcassonne, mas há mais alternativas, maneiras, de se pontuar. Ainda meio que existe um "toma essa" ao "roubarmos" ladrilhos do adversário. Pra mim o único "problema" do Terra Mare é que só comporta 2 jogadores... mas de qualquer modo sempre vou preferir jogá-lo antes de Carcassonne.
Então é isso, considero que esses 3 jogos são uma "evolução" natural ou um aperfeiçoamento da proposta de Carcassonne, pois "corrigem" aspectos que eu não curto nele - como o sistema de pontuação - e ainda entregam algumas mecânicas adicionais que proporcionam um quebra-cabeça mais divertido.
E se forçar um pouco a barra, ainda dá pra incluir nessa lista outros jogos semelhantes, como Papertown e Kingdomino, que acho mais divertidos.
Tem também o Karekare, que é um jogo... problemático... mas que possui um conceito simplesmente sensacional! Se tivesse recebido um pouco mais de carinho no desenvolvimento e capricho na produção, seria realmente incrível! No entanto já é divertido do jeito que está, assim mesmo, meio tosco. rs
Na minha opinião, Carcassonne é um tanto superestimado. O mesmo vale para Ticket to Ride e Catan. rs
Mas não deixa de ser um clássico por isso, já que marcou época e continua a fazer a alegria de muitos jogadores. rs
Para mim ele é o típico jogo nota 7. Normalmente eu até tenho vontade de jogá-lo, mas jamais ao ponto de sugerir que veja mesa antes dos outros jogos comentados aqui.