A minha filosofia é: acidentes acontecem. O que realmente faz a diferença é como eles lidam com isso.
Cara, tu viu o que aconteceu com o Root: Saqueadores? O ocorrido foi esse aqui.
Se o problema for realmente só o "SURPERAR" até que foi bem menos pior do que eu achava. Pra um jogo complexo como Arcs, pelo menos, com um monte de texto nas cartas, um monte de terminologia, etc. Pelo menos não afeta a funcionalidade do jogo. (Tomara que não achem mais nenhum erro.)
Nessa primeira impressão eu já esperava o pior.
Olhando pro caso de Root Saqueadores: o jogo veio com erros de tradução que afetavam o entendimento das regras.
Algumas cartas estava com a regra errada. Não estamos falando de estética, e sim de funcionalidade do jogo.
Primeiro eles postaram uma errata no blog deles e falaram que iam mandar os componentes da errata. Iam mandar as cartas corrigidas (cujo erro afetava as regras) e também um adesivo para um erro de português no tabuleiro dos Guardiões de Ferro (que era feio, mas não afetava a compreensão).
Eles falaram que iam mandar os componentes só com a próxima impressão. Vamos ver o que realmente aconteceu agora:
1) Eu tive que esperar praticamente 1 ano e meio para receber a errata. Nisso ja tinha MUITAS partidas com as cartas erradas. Claro, cada erro é fácil de corrigir/lembrar da regra original, mas pra um jogo que ja tem tanta regra e tanto detalhezinho como root, é chato. Sim, da pra fazer paste up, mas eu só percebi o erro na carta "Inflexível" já no meio da partida pq a éconstrução da frase tava estranha. Foi o fim do mundo? Não, É coisa besta e tal, deu pra jogar. Mas tive que perder tempo no meio da partida pra pesquisar, fora que foram mais coisas pra ficar lembrando num jogo que ja é cheio de regra e detalhes. E ainda percebendo que já tinhamos jogado com outras regras erradas que envolviam o setup. Aí vem vida adulta super corrida e não fiz paste-up (nem tenho impressora em casa, tenho que ir até um lugar imprimir e etc), aí vem FDS, galera vem aqui em casa, jogamos com os componentes errados de novo, mais coisa pra lembrar, etc.
2) Falaram que iam mandar a errata junto com o reprint, mas eu recebi a minha errata beeeeeem depois do reprint, e só pq eu mandei email lembrando eles. Sequer tinham enviado até eu mandar email...
3) Prometeram que iam mandar um adesivo para o tabuleiro dos Guardiões de Ferro e não mandaram. A galera tava achando estranho e depois foram ver que eles "meteram o louco" e simplesmente apagaram isso da postagem original falando da errata e fingiram que nunca aconteceu. Há relatos na ludopedia que negaram tudo várias vezes até que, depois de muita insistência da galera, admitiram o "pulo".
4) Uma das cartas com erro eles sequer falaram na postagem que iam enviar errata. De maneira totalmente arbitraria resolveram que aquela carta (não lembro qual era, acho que a da torre) não ia ter errata. ¯\_(ツ)_/¯ Tive que insistir no suporte pra eles mandarem a errata dessa carta!
5) Uma das carta da errata ainda veio mal diagramada kk
Tipo, como falei, erro de tradução acontece. Mas o tratamento que deram pro pós-venda foi abismal. Foi demorado pra cacete, cumpriram a errata parcialmente e literalmente mentiram pros clientes. Eu entendo que a empresa quer diminuir custos, mas eles estão fazendo isso à custas da relação com o cliente. A longo prazo eles vão é perder dinheiro. Eu sinceramente não teria ficado insatisfeito com este conjunto de erros se o pós-venda não tivesse sido tão ruim.
Eu tava louco pra jogar Arcs, mas isso tudo me fez não comprar. E sinceramente não me arrependo, até pq o que mais me interessa do jogo é a expansão de campanha. E pelo tamanho e complexidade, a chance dessa vir com erros mais sérios é bem grande.
Enfim, a única coisa boa de tudo isso é que assim fica mais fácil de sair do FOMO e finalmente alcançar o JOMO 