A galáxia está à beira do abismo. Desastres se aproximam de todas as direções, e o Conselho carece de vontade unificada para responder a qualquer uma das ameaças. Em meio a esse tumulto, novos líderes surgem, trazendo visões de um futuro mais brilhante. Enquanto todos os olhares se voltam para o misterioso mundo de Thunder’s Edge, esses possíveis salvadores — ou conquistadores — serão postos à prova. A pergunta permanece: o futuro levará à calamidade ou à prosperidade?
Uma grande luta está por vir, e apenas o maior entre todos triunfará.
A Fantasy Flight Games tem o prazer de anunciar
Thunder's Edge, uma nova expansão para
Twilight Imperium (4ª Edição)!
Essa colossal expansão leva o conflito interestelar clássico a um ponto de ruptura, onde tudo gira em torno do planeta titular Thunder’s Edge. Novas facções entram em cena, novos mundos surgem para serem explorados (ou explorados ao máximo), e várias novas mecânicas oferecem mais ferramentas para sua luta pelo trono. Também estão incluídos regras e componentes para uma nova forma de jogar, Twilight’s Fall, que é praticamente um jogo novo por si só!
Temos muito o que cobrir hoje, então, sem mais delongas, vamos mergulhar em Thunder’s Edge!
Uma Nova Fronteira
E que melhor forma de começar a prévia de
Thunder's Edge do que dando uma olhada no planeta titular em si? Iniciando fora do tabuleiro, a lenda de Thunder’s Edge começa com uma expedição. Ao final do seu turno, você pode escolher “se comprometer com a expedição” e reivindicar uma parte não reivindicada do planeta. Cada “fatia” de Thunder’s Edge tem um custo diferente associado a ela, e cada fatia só pode ser reivindicada uma vez. Na primeira vez que você reivindica uma das fatias da expedição, você ganha o “avanço” da sua facção, que é um novo componente específico de facção que veremos em breve. Depois que todas as seis fatias de Thunder’s Edge forem reivindicadas, a expedição é concluída, e o jogador que reivindicou a última fatia vira o tile para o lado do planeta e o coloca em um sistema à sua escolha (desde que esse sistema não tenha um planeta, supernova ou buraco de minhoca impresso). Em seguida, o jogador que reivindicou mais fatias assume o controle do planeta, colocando unidades de infantaria sobre ele iguais ao número de fatias que reivindicou.

Como um planeta lendário, controlar Thunder’s Edge proporciona benefícios consideráveis. Além de fornecer impressionantes 5 recursos, a habilidade Jupiter Brain, presente na carta de planeta lendário, concede acesso ao seu avanço (caso ainda não o possua) e permite realizar uma ação extra ao final do seu turno uma vez por rodada. Ser capaz de realizar duas ações em um turno abre portas para todo tipo de possibilidade, o que significa que o controle deste novo mundo pode, literalmente, decidir o destino da partida!
Falando em abrir possibilidades, vamos falar sobre os avanços! Em Thunder’s Edge, cada facção do jogo (incluindo as da caixa base e da expansão Prophecy of Kings) recebe uma dessas novas cartas especiais, que devem ser desbloqueadas durante a partida. Cada avanço possui dois efeitos: uma habilidade especial e uma “sinergia” entre duas cores de tecnologia.
As habilidades dos avanços são, como esperado, bastante poderosas. Por exemplo, o avanço Psychospore dos Arborec permite usar uma ação para remover um marcador de comando de um sistema e ganhar uma infantaria ali, liberando esse sistema para uma nova ação tática na rodada. No caso dos Embers of Muaat, seu avanço Stellar Genesis permite criar um planeta inteiramente novo!
Além de suas habilidades, cada avanço concede sinergia entre duas cores de tecnologia. Esse é um efeito simples, mas poderoso: sempre que você estiver pesquisando tecnologia ou marcando objetivos relacionados à tecnologia, pode tratar as cores de tecnologia do seu avanço como sendo uma das duas para cumprir os requisitos (mas não ambas ao mesmo tempo). Isso significa que o avanço dos Arborec permite tratar tecnologia vermelha como verde ou vice-versa, enquanto o dos Embers of Muaat permite tratar vermelho como amarelo ou amarelo como vermelho. Você pode escolher qual cor usar em determinado momento, mas não pode usar ambas simultaneamente, então planeje com cuidado!
Naturalmente, obter o avanço da sua facção é uma grande vantagem, mas há algo mais que pode ser desencadeado junto com ele: A Fratura. Essa área enigmática do espaço não está conectada ao restante da galáxia de forma tradicional e está repleta de recompensas e recursos para você e seus oponentes explorarem.

Sempre que um jogador adquire seu avanço, ele rola um dado. Se o resultado for 1 ou 10, a Fratura entra em jogo. A Fratura possui seu próprio conjunto de tiles de sistema, e eles só podem ser acessados por meio de “tokens de ingresso”, que são colocados em determinados locais da galáxia quando a Fratura entra em jogo. Cada planeta dentro da Fratura concede um artefato ao ser conquistado, e o novo planeta lendário Styx também concede um ponto de vitória enquanto estiver sob seu controle, graças à sua habilidade A Song Like Marrow. No entanto, você não poderá simplesmente entrar e tomar esses planetas — afinal, esse espaço alternativo já está ocupado! Thunder’s Edge introduz um conjunto de “unidades neutras” no cenário galáctico, representadas por suas próprias peças cinzas. Essas unidades são forças não controladas por jogadores que entram em combate se você invadir seu território, e a Fratura entra em jogo com várias unidades neutras protegendo cada planeta. Outros efeitos também podem trazer unidades neutras ao jogo ocasionalmente, fazendo a galáxia parecer mais viva do que nunca.
Uma Galáxia Cheia de Eventos
Até agora, cobrimos os novos recursos de
Thunder's Edge que podem surgir durante uma partida de Twilight Imperium. No entanto, essa expansão também introduz uma nova mecânica que pode afetar o jogo desde o início: eventos galácticos!
Essas cartas especiais opcionais podem ser escolhidas durante o setup, e cada uma delas fornece modificadores e regras novas que impactam significativamente a forma como o jogo é jogado. Por exemplo, o evento Stellar Atomics concede a cada jogador um botão de destruição que pode apagar um planeta de forças inimigas, mas impede o jogador de votar na fase de agendas se o usar. O evento Age of Commerce impulsiona a economia galáctica a alturas vertiginosas, enquanto o Age of Fighters muda o formato do combate espacial durante todo o jogo. O evento Civilized Society torna a pontuação de objetivos públicos um processo muito mais “civilizado”, enquanto o evento Dangerous Wilds enche planetas perigosos com fauna mortal que precisa ser enfrentada para estabelecer uma presença.
São 20 cartas de evento galáctico no total, e você pode combiná-las para criar sua própria experiência única de Twilight Imperium. Com tantas opções à disposição, nenhuma partida será igual à outra!
Novos Participantes no Palco Galáctico
É claro que não seria uma expansão de Twilight Imperium sem novas facções jogáveis! Thunder’s Edge inclui cinco novas facções, cada uma com suas habilidades únicas, tecnologias específicas, mechs, líderes e mais. Vamos dar uma olhada em uma delas agora:
Apresentando a Last Bastion! Nascida do que deveria ser uma expedição militar conjunta temporária entre o Reino Xxcha e a Federação de Sol, a Força-Tarefa Conjunta Salient Sun se viu em uma situação sem saída quando o Vírus Nekro interrompeu sua missão. Apesar de anos lutando uma batalha impossível, os soldados Xxcha e Humanos forjaram um laço inquebrável, e sua pura determinação fez com que outros se unissem à causa. Eventualmente, após uma vitória arrancada das garras do fracasso, a Salient Sun se declarou um estado independente — uma fortaleza contra as forças destrutivas que ameaçam os planetas da periferia; um Último Bastião.
Como símbolo de esperança em uma fronteira brutal, a Last Bastion está acostumada a tirar o máximo do pouco que possui. Sua habilidade Liberate permite potencialmente ativar imediatamente um planeta se você o conquistar com infantaria suficiente, dando acesso instantâneo a seus recursos e influência. Isso combina bem com seus estaleiros espaciais, o 4X41C “Helios” VI, que permite aumentar o valor efetivo de recursos dos planetas. Isso significa que a facção pode render muito mesmo com poucos sistemas. E quando conseguem espalhar sua influência, podem usar sua nave-capitânia, a Egeiro, com grande efeito, ganhando bônus de combate para cada sistema não-base onde colocaram uma bandeira!
A adaptabilidade da Bastion certamente é uma de suas maiores forças, mas onde realmente brilham é em sua capacidade de “galvanizar” suas forças. Uma unidade galvanizada rola um dado adicional em todos os combates e habilidades de unidade, dobrando sua eficácia. Isso representa o espírito indomável da Last Bastion e, novamente, sua habilidade de tirar o máximo do pouco. Você pode galvanizar uma unidade usando a habilidade Phoenix Standard da facção ou por meio de efeitos como os do seu mech, o A3 Valiance, e você vai querer fazer isso sempre que possível para mostrar à galáxia por que a Bastion nunca desistiu diante do impossível!
Apresentaremos as outras quatro novas facções em breve, então fique de olho para ver quem mais se juntará à disputa galáctica!
Além de introduzir novas facções, Thunder’s Edge também fornece uma pilha de recursos para todas as facções anteriores, incluindo um novo conjunto de cartas de referência de facção! Essas cartas oferecem uma visão geral das habilidades de cada facção, unidades/tecnologias iniciais e outros detalhes que as destacam das demais, além de uma indicação do nível de complexidade para ajudar a escolher quem jogar. Alternativamente, como todas as cartas possuem o mesmo verso, você pode usá-las como forma prática de sortear ou até draftar facções durante o setup, oferecendo ainda mais variedade ao jogo!
Um Códice Coletado
Já cobrimos bastante do que está incluído em
Thunder's Edge, mas ainda não terminamos! Junto com a montanha de conteúdo novo, a expansão também inclui uma compilação dos componentes padrão dos Twilight Codex, que antes só estavam disponíveis em formato print-and-play. Isso inclui cartas de ação dos Codex, artefatos, cartas de exploração, a facção Council Keleres completa e mais.
Agora, todos os fãs de Twilight Imperium podem experimentar esse conteúdo expandido, mesmo que não tenham conseguido imprimi-lo antes. Isso significa que quase todo o conteúdo da 4ª Edição de Twilight Imperium está agora oficialmente reunido e disponível entre seus três produtos: o jogo base, Prophecy of Kings e agora Thunder’s Edge.

Mas isso não é tudo! Além de fornecer todo o conteúdo dos Codex, Thunder’s Edge também inclui um pequeno “booster de facções” para o spin-off da franquia Twilight Imperium, o Twilight Inscription! Esse jogo roll-and-write já contava com as 24 facções iniciais do universo de TI, e Thunder’s Edge adiciona as 6 restantes para completar o conjunto. Dito isso, se você conhece alguém que possui apenas o Twilight Inscription e quer ter acesso a todas as facções, pode ficar tranquilo: essas cartas também serão disponibilizadas gratuitamente em formato print-and-play no nosso site perto do lançamento de Thunder’s Edge. A épica experiência roll-and-write acabou de ficar ainda maior!
Twilight’s Fall
Por fim, temos uma nova forma de jogar Twilight Imperium: Twilight’s Fall!
Ambientado em um futuro alternativo sombrio, o modo Twilight’s Fall coloca cada jogador no papel de um rei Mahact insano, criando sua própria facção personalizada a partir dos destroços da civilização interestelar. Com seu próprio conjunto de planilhas de facção, cartas de estratégia e componentes únicos, Twilight’s Fall é praticamente um jogo novo por si só. Traremos mais detalhes sobre essa adição colossal em um artigo dedicado no futuro — fique atento!
Ecos da Memória
E se isso ainda não for Twilight Imperium o suficiente para você, nossos parceiros da Aconyte Books também acabam de anunciar seu próximo romance de Twilight Imperium, Thunder’s Edge: Echoes of Memory! Escrito por Sarah Cawkwell, este romance serve como um prelúdio para os eventos da expansão Thunder’s Edge e acompanha o rosto familiar do herói de guerra Hacan, Harrugh Gerfara. Aqui está uma sinopse da Aconyte para dar um gostinho do que está por vir:

O General Dourado, Harrugh Gerfara, deseja desesperadamente entender as vastas diferenças entre as muitas espécies espalhadas pela galáxia. Quando um encontro traumático leva a um aviso sombrio sobre a destruição do universo, o herói relutante veste sua armadura e parte para explorar um misterioso planeta chamado Thunder’s Edge. Guiada por visões incompreensíveis, sua expedição rapidamente se transforma em uma luta pura por sobrevivência quando ele e sua tripulação são emboscados pelo insidioso Vírus Nekro. Caindo em território inexplorado, Harrugh logo percebe que os segredos monumentais de
Thunder's Edge exigirão toda sua astúcia para serem desvendados, desencadeando um destino sombrio que oferecerá salvação — ou vaporização total do mundo como ele conhece.
Uma Tempestade se Forma
Com incontáveis novos componentes, cinco novas facções e um modo de jogo totalmente novo em Queda do Crepúsculo,
Thunder's Edge é uma expansão verdadeiramente colossal, repleta de novos conteúdos. Fãs de Twilight Imperium não vão querer perder esse gigante e as tremendas adições que ele traz ao jogo. Prepare-se para adicionar
Thunder's Edge à sua coleção quando ele chegar ao palco galáctico em outubro!
Fonte:
https://www.fantasyflightgames.com/en/news/2025/7/31/thunders-edge