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  3. GBG Turno de Comentários #101 - Vivemos na era dos jogos mais bonitos do que bons?

GBG Turno de Comentários #101 - Vivemos na era dos jogos mais bonitos do que bons?

Podcast
Gambiarra Board Games
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GBG Turno de Comentários #101 - Vivemos na era dos jogos mais bonitos do que bons?
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    gambiarrabg29/07/25 08:48
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    gambiarrabg
    29/07/25 08:48
    1220 mensagens MD

    Fala galera, beleza? No 101º episódio do Turno de Comentários, programa do podcast Gambiarra Board Games, Gustavo Lopes recebe Lucas Fratini (Sou Eu? Podcast) e Sotero (Jogatina 1000 Grau) para tentar responder a questão: vivemos na era dos jogos mais bonitos do que bons? Filosofamos sobre jogos como arte, como produto, de onde veio essa questão e possíveis desdobramentos, inclusive pressão no uso de IA, importação de componentes e o abuso da "experiência".

    https://i0.wp.com/papodelouco.com/wp-content/uploads/2025/07/gbg_turno_de_comentarios_101.jpg

    Duração:01:27:35

    Ouça o episódio aqui no Ludopedia ou:


    • Em nosso site: https://papodelouco.com/gbg-turno-de-comentarios-101-vivemos-na-era-dos-jogos-mais-bonitos-do-que-bons/
    • Spotify: https://open.spotify.com/episode/5JLnTFNmNfzSKUrGAJvCHw
    • Assina nosso feed: https://papodelouco.com/como-assinar-o-feed-do-gambiarra-board-games/




    Apoie o Gambiarra Board Games no Catarse: https://www.catarse.me/gambiarra_board_games

    Veja fotos dos jogos que jogamos no Instagram: https://www.instagram.com/gambiarraboardgames

    Segue a gente por lá para ver mais fotos, unboxings, várias paradas maneiras...

    E não esquece de dar aquela voadora no like aqui, seguir a gente pra fortalecer a produção e um forte abraço!

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  • MatheusAleM
    202 mensagens MD
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    MatheusAleM29/07/25 23:38
    MatheusAleM » 29/07/25 23:38

    Não acho que os jogos estejam ficando mais bonitos do que bons e vou além, acho natural e saudável que o nível de tudo que é agradável aumente com o tempo, inclusive beleza de jogos de tabuleiro. Se hoje a editora tem a tecnologia pra fazer jogo bonito, pra que continuar criando jogo visualmente tosco? Só pra ser "raiz"? Vamo manter o que é bom, mas evoluir o que tá ruim. Parece-me que o que temos hoje é uma maior preocupação geral com estética, isto é, tem mais jogos "bonitos" sendo lançados. Desses, alguns serão ruins, mas continuariam ruins se fossem feios. Como o contraste entre ruindade e beleza chama mais atenção, rapidamente já chega alguém falando "olha isso, só é bonito, tsc tsc tsc...". Bom, pelo menos é bonito, né? Imagina se além de ruim fosse feio!

    Rola reparar também que hoje temos jogos de tabuleiro de muito mais tipos do que há, digamos, 15 anos. Alguns desses tipos aproveitam de um capricho estético maior, inclusive com influência na experiência do jogo, especialmente na diversão e imersão. Exemplo rápido: Ark Nova. A jogabilidade seria a mesma se na carta da alpaca tivesse só escrito "alpaca" num fundo verde, mas eu não quero só ler "alpaca", eu quero VER a alpaca na carta, quero que seja interessante olhar pro componente do jogo, reparar nos detalhes do bicho, virar pro meu amigo e falar "olha aqui a alpaca, mano! parece o fulano, kkkk". A estética proporcionou um incremento na diversão. Outro exemplo: Oath. É necessário um tabuleiro de neoprene com cores neon? Não, na verdade o jogo nem precisa de tabuleiro, mas o tabuleiro enrolável estilo pergaminho, com vários montanhas e arvorezinhas desenhadas, te transporta de forma muito mais forte praquela história que o jogo quer contar, de um reino de fantasia medieval com criaturinhas esquisitas que guerreiam pra ver quem será o próximo chanceler. A estética contribuiu pra imersão.

    Tranqueira sempre vai existir, seja feia ou bonita, assim como jogão também sempre vai existir, seja feio ou bonito. Acho que essa discussão com relação à beleza dos jogos de tabuleiro faz mais sentido se a gente contrapõe beleza com acessibilidade. Será que é interessante que todo jogo daqui pra frente seja feito no padrão Chip Theory Games, com tiles em neoprene, cartinhas de PVC, dadinhos com impressão por calor e fichas padrão poker de 11g? Quantas pessoas no BR querem comprar jogo de 1.500 reais? Das que querem, quantas podem comprar jogo de 1.500 reais? Se trocar o neoprene, o PVC e as fichas de poker por papelão o jogo ficaria menos bonito, mas com certeza mais pessoas poderiam se divertir com ele. Então, será que tem um limite saudável pro embelezamento no que se refere à acessibilidade dos jogos?

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  • Hudson Goulart
    297 mensagens MD
    avatar
    Hudson Goulart30/07/25 19:37
    Hudson Goulart » 30/07/25 19:37

    Quanto à busca de um termo em português para substituir a palavra gimmick, pensei inicialmente na palavra APELO. Que me parece ser uma boa opção. Captura bem, ao meu ver, o espírito do uso que se faz do vocábulo gimmick no âmbito do hobby dos jogos de tabuleiro.
    Mas "apelo" não me soou bom o bastante para substituir a escolha do Gustavo: ARTIFÍCIO. Por não capturar a acepção de "malandragem", "ideia original", "recurso original que chama a atenção". Além disso, "apelo" soa um tanto genérico. Um jogo pode ter apelos variados. Logo, seu uso nesse contexto seria bastante inespecífico. E, portanto, inadequado. A palavra "artifício", por sua vez, além de ser uma escolha excelente, tem a vantagem de se aproximar mais do sentido original de gimmick. Na verdade, é uma escolha praticamente perfeita.
    Mas eu queria algo que fosse a soma das duas ideias: artifício + apelo. Pois me parece que gimmick - embora tenha o sentido original de truque, insight - é usada mais com a ideia de atrativo. Ou seja, na minha interpretação, o uso dessa palavra pelo pessoal da indústria começou com um foco na causa. No truque que eles usariam para produzir o apelo. Porém, para o público consumidor (especialmente o público brasileiro que não fala inglês), gimmick provavelmente é relacionado mais com o efeito ou a consequência do truque. Ao menos eu percebo dessa maneira.
    Daí eu ter pensado na palavra CHAMARIZ. Por ser mais rara, ela soa muito mais específica do que apelo. É comum pensarmos que algo tenha diversos apelos. Mas penso ser bastante incomum pensarmos em chamariz de forma não singular. Alguém aí se lembra da última vez que ouviu a palavra "chamarizes"? Quando se pensa em chamariz, geralmente se pensa em não mais que um.

    Portanto, se não for para usar a palavra ARTIFÍCIO; que é uma excelente escolha, pensando mais na causa, ou naquilo que se faz para produzir o apelo; a melhor opção, para mim, seria usar a palavra CHAMARIZ; com foco no efeito ou na consequência do uso do artifício.

    0
  • Hudson Goulart
    297 mensagens MD
    avatar
    Hudson Goulart30/07/25 19:42
    Hudson Goulart » 30/07/25 19:42

    Entre pensar em apelo e ter a ideia de chamariz, minha mente passou também pela palavra "destaque". Mas ela é igualmente genérica e pouco específica. Não pela multiplicidade, pois geralmente algo possui um único destaque. Mas porque pode ser qualquer coisa. Um jogo com um chamariz altamente inusitado pode ter como seu grande destaque o preço. Alto ou baixo. Ou sua arte horrorosa, etc.
    Em geral é preferível usar como termo técnico para compor um jargão palavras menos comuns da língua.

    0
  • kaduaribeiro
    77 mensagens MD
    avatar
    kaduaribeiro 06/08/25 22:31
    kaduaribeiro » 06/08/25 22:31

    Muito boa discussão no podcast! Parabéns pela escolha do tema!

    Olhando os comentários aqui, eu já acho o Ark Nova um exemplo ruim… Todo o design do jogo é bem simples, quase perto de um protótipo (mas não quer dizer que não seja funcional) e a arte é simplesmente as fotos dos animais. Na minha opinião está bem abaixo de um Wingspan. Este é um exemplo de beleza tanto nos elementos gráficos quanto na arte.

    Gostaria de saber o que acham desta moda de relançamento dos jogos em arte 3D (exemplo Quacks). Eu ainda prefiro a arte antiga… Será que vamos ter uma migração em massa para esta arte com cara mais artificial (parece até gerada por IA)?

    0
  • tuliobarros
    1761 mensagens MD
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    tuliobarros11/08/25 18:16
    tuliobarros » 11/08/25 18:16

    Muito boa a discussão. Mas eu tenho a impressão que gimmick tem um sentido mais negativo que positivo. Tal como uma firula. 

    O Sotero teve um insight brilhante: será que não estaríamos experimentando um "viés de percepção" em vez de "perceber um viés" na produção dos jogos? Será que estamos esquecendo de que nós também somos influenciáveis e acabamos por notar mais os jogos com gimmicks/firulas/traquitanas/engenhocas do que jogos que desprovidos de beleza e que pretendem se destacar exclusivamente por como foram engendradas as conexões de mecânicas que envolvem o jogo?

    Particularmente, eu não consigo responder a pergunta, nem sequer saber se os jogos lançados hoje, em média, são mais mais bonitos do que no início dos anos 2000. Eu não sei, em números, quantos os jogos foram lançados nos anos do Catan, muito menos quais. E nem sei se alguém tenha uma visão geral dos jogos lançados nos últimos anos no mundo. São mais de 450 mil itens cadastrados no BGG e eu não conheço nem 450 jogos. Por isso, qualquer opinião minha vai ser carregada de viés das editoras brasileiras, dos produtores de conteúdo e dos amigos da boardsfera.

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  • MatheusAleM
    202 mensagens MD
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    MatheusAleM12/08/25 08:32
    MatheusAleM » 12/08/25 08:32

    tuliobarros::Muito boa a discussão. Mas eu tenho a impressão que gimmick tem um sentido mais negativo que positivo. Tal como uma firula. 

    Também sempre traduzi pessoalmente como firula: algo que chama atenção, mas na prática não serve pra nada.

    2
  • MatheusAleM
    202 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM12/08/25 09:07
    MatheusAleM » 12/08/25 09:07

    kaduaribeiro ::Muito boa discussão no podcast! Parabéns pela escolha do tema!

    Olhando os comentários aqui, eu já acho o Ark Nova um exemplo ruim… Todo o design do jogo é bem simples, quase perto de um protótipo (mas não quer dizer que não seja funcional) e a arte é simplesmente as fotos dos animais. Na minha opinião está bem abaixo de um Wingspan. Este é um exemplo de beleza tanto nos elementos gráficos quanto na arte.

    Gostaria de saber o que acham desta moda de relançamento dos jogos em arte 3D (exemplo Quacks). Eu ainda prefiro a arte antiga… Será que vamos ter uma migração em massa para esta arte com cara mais artificial (parece até gerada por IA)?

    Mas foto é arte também né, cara. Não é a foto dos bichos que eu tirei na tecpix no zoológico a 20m de distância, são fotos que certamente foram tiradas e editadas por profissionais. Tem ilustração de bicho que é inclusive muito mais tranquila de fazer do que foto: o bicho tem que tá no ângulo certo, na luz certa, no ambiente certo, na pose certa e tal, só que ele não colabora, o fotógrafo e o editor têm que se virar, rs. Acho que as fotos do Ark Nova são tão artísticas quanto os passarinhos do Wingspan e com certeza absoluta um dos motivos da escolha de pássaros desenhados foi justamente a dificuldade de tirar boas fotos de todos eles na natureza.

    Quanto ao relançamento de jogos em arte 3D, no exemplo do Quacks eu acho muito ruim, mas entendo que é uma questão comercial né. Talvez o público alvo de hoje não se identifica mais com a arte antiga. Outro exemplo da mudança de arte é a edição mais recente do Caverna. Nesse caso eu até gostei da arte nova, mas gosto da antiga também. Outro exemplo é a nova edição do Memoir 44, que tem uma capa levemente retocada, mas que revela a mudança de gosto do público: as cores da capa atual são mais suavizadas e claras, o soldado que antes estava parado agora está numa pose mais dinâmica, as proporções estão mais realistas.

    Não curto arte nova se for artificial como você disse, mas se for um artista que apenas criou uma nova arte pra atender a um novo mercado, não ligo não. Acho que não vai rolar migração em massa pra IA, pelo menos não em jogos mais "caros".

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GBG Turno de Comentários #101 - Vivemos na era dos jogos mais bonitos do que bons?
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