Excelente episódio!
Acredito que a atividade de jogar é um fim em si mesmo, e não um meio para atingir algum outro objetivo fora dele.
As pessoas jogam porque querem se divertir e... ponto.
Os benefícios educacionais, cognitivos, psicológicos, relacionais, terapêuticos, etc dos jogos são muitos, sem dúvida, mas são consequência daquele tipo de diversão e não objetivos a serem alcançados.
Naturalmente, aprendemos muito com jogos temáticos (eu mesmo já fui "atrás" de conhecer mais a fundo alguns temas após jogar um jogo histórico). Joguei para me divertir, não para aprender... mas aprendi, e muito, rs.
Como foi dito no episódio, um bom jogo sobre um tema da aula será muito mais útil para um educador do que um jogo "educacional" ruim, sem mecânicas ou desafios interessantes.
Parabéns aos professores do cast que estão levando jogos para a sala de aula... os benefícios vão muito além de passar um conhecimento específico através do jogo.
Talvez o maior benefício dos jogos na sala de aula seja desenvolver, indiretamente, "soft skills" na formação integral dos alunos (algo que está sendo cada vez mais importante do que conhecimento especializado, ainda mais na era da Inteligência Artifical).
Abs