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Yaxha é um jogo de leilão e construção da Helvetiq onde, ao longo de 10 turnos, 2 a 4 jogadores selecionam cubos e os colocam para construir suas próprias pirâmides maias. O jogo foi criado por Baptiste Vaiana e tem arte de Julien Bigot .
Você joga usando cartas coloridas que correspondem ao número de jogadores. A cada turno, cubos são retirados de um saco e dispostos de forma que haja três em cada carta. Os jogadores então "licitam" jogando com a face para baixo a carta da cor da qual desejam retirar os cubos. Se todos escolherem cartas diferentes, todos recebem os cubos que desejam. Se dois ou mais jogadores escolherem a carta da mesma cor, os cubos daquela carta vão para o jogador com a carta de maior prioridade; o(s) outro(s) jogador(es) deve(m) retirar os cubos das cartas não reivindicadas, mas pode(m) trocar as cartas de prioridade para ter uma chance maior de empatar em um turno futuro.

Você está coletando cubos para construir sua pirâmide, e todas as pirâmides são construídas de forma que tenham dimensões 4 x 4, 3 x 3, 2 x 2, 1. Pode colocar os cubos como quiser no nível inferior (4 x 4). Pode começar a construir níveis mais altos antes que um nível inferior seja concluído, desde que qualquer cubo que colocar seja apoiado por quatro cubos abaixo dele. Mas, o mais importante, os cubos acima do primeiro nível devem sempre estar ortogonalmente adjacentes a pelo menos um cubo da mesma cor – seja porque está apoiado em um cubo correspondente ou porque está colocado ao lado de um cubo da mesma cor.

Após 10 turnos, deverá ter uma pirâmide completa, embora seja possível que acabe com uma pirâmide incompleta por ter pegado cubos que não pode posicionar legalmente. Você então pontua pelas sequências conectadas mais longas de cada cubo colorido, contando as conexões horizontais e verticais. Também pontua por atender aos requisitos de qualquer uma das cartas de objetivos públicas selecionadas no início do jogo.

É uma preparação simples com regras fáceis de seguir, o que torna o jogo satisfatório. Você está, até certo ponto, à mercê do sorteio aleatório de cubos da sacola, mas parte do quebra-cabeça de Yaxha é descobrir como aproveitar ao máximo o que está disponível. O elemento de lances a cada rodada adiciona um arrepio de emoção, principalmente quando há um trio de cubos especialmente tentador em oferta, e a troca compensatória de marcadores de prioridade contribui para o jogo: pode ser frustrante perder um lance por cubos que estava ansioso para pegar, mas pelo menos tem o consolo de saber que tem mais chances de ganhar na próxima vez que houver competição por uma determinada quantidade de cubos.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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