VitorMX::Poucos?
Se tu pegar o gloomhaven e o frosthaven tu tem DC para vida toda.
Daqui que termine as duas campanhas tu já tem é esquecido da primeira. Começa de novo com outros personagens vai repetindo o processo.
MatheusAleM::Também não acho pouco não. Alguns que lembro de cabeça que foram lançados no BR nos últimos anos:
- Hellboy
- Massive Darkness
- Cthulhu: Death May Die
- Zombicide
- Tiny Epic Dungeons
- Stuffed Fables
- Exploradores da Floresta
- Clank! Catacombs
- Masmorra
- Gloom/Frosthaven
- Descent
- Bloodborne
- Slay the Spire
- Keep the Heroes Out
- TES: Betrayal of the Second Era (pré venda)
Tem ainda alguns jogos que estão ali entre a aventura e o dungeon crawler, por exemplo Mage Knight, Fallout, Mandalorian Adventures, Sleeping Gods e Jornada na Terra Média. Tem também alguns card games que algumas pessoas consideram dungeon crawlers, por exemplo o Arkham Horror e o Senhor dos Anéis Card Game.
De todo modo, como o DuqueXenofontes disse, muitos dungeon crawlers são caros especialmente por causa de miniaturas e/ou por causa do seu aspecto "colecionável", com muitas expansões, o que dificulta o acesso do consumidor assalariado brasileiro.
Caros
LimaBass,
VitorMX e
MatheusAleM
Antes de mais nada é preciso entender que "pouco" é um termo relativo, porque o Chico pode achar que 100 jogos dungeon crawler diferentes é uma infinidade e o Francisco achar que isso é quase nada.
Dito isso, na verdade o Vitor citou apenas dois dungeon crawlers, com uma quantidade absurda de material, é verdade, mas ainda assim apenas dois. Por isso você joga uma vida toda, mas ainda assim é sempre o mesmo jogo, apesar de ser um jogo excelente. Por outro lado o Matheus citou uma boa quantidade de dungeon crawlers, e nem citou todos, porque ficaram de fora por exemplo, o Kick-Ass, o Lendas de Andor e o Sword & Sorcery, além do Mansions of Madness que eu acho o melhor de todos.
Só que aí entra em cena aquela velha questão do que é ou não é dungeon crawler. Nesse sentido, pelo amor de Deus eu não quero ressuscitar essa celeuma, e estou apenas citando para dizer que para um purista, se o jogo não tiver a exploração de uma masmorra especificamente, ele não é um dungeon crawler, e nesse caso a quantidade de títulos diminui. Por outro lado, para quem entende o conceito de dungeon crawler de um ponto de vista mais abrangente, diversos jogos são dungeon crawlers, mesmo que se passem em uma mansão, com é o caso do Masions of Madness, em um ambiente urbando de alguns quarteirões com o Zombicide, ou de todo um reino como o Lendas de Andor. Para os primeiros a quantidade de dungeon crawlers é menor e o contrário ocorre com os segundos.
Agora, existe outra questão, que passa um pouco por aquilo que o
DuqueXenofontes falou, que é o valor dos dungeons crawlers, que normalmente são mais caros que os jogo em geral. Naturalmente, um jogo dungeon crawler implica em uma quantidade muito maior de componentes, bem como caixas maiores, para acomodar tanta coisa, o que encarece o preço de produção, do frete e do armazenamento (caixa maior, menos espaço no armazém). Tudo isso impacta diretamente no preço.
Por isso, salvo no caso de um Epic Dungeons que é a exceção da exceção, dungeon crawlers são muito caros para a nossa realidade socioeconômica, e por isso, via de regra as tiragens são menores, porque o público alvo em potencial é menor. Nem todo mundo tem 1k para gastar em jogo de tabuleiro. O resultado é que com tiragens menores, a probabilidade do jogo esgotar é maior, e como são jogos muito apreciados, os preços vão para a estratosfera no Mercado de Usados.
Desse modo, mesmo existindo uma boa quantidade de jogos dungeon crawlers, na prática as cópias disponíveis não são tantas assim, o que talvez dê a falsa impressão de que nós temos poucos Dungeon crawlers no mercado nacional. Pelo menos é como eu penso.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio