Tive um problema em uma mesa com amigos: de madrugada, ninguém mais queria ler os textos do jogo.
Pensei, "Não é o possível que ninguem tenha passado por esse problema antes e não tenha tentado resolver".
Foi então que começou minha campanha. Acabei encontrando um tópico na Steam sobre um aplicativo narrador, tinha até um vídeo demonstração no YouTube, mas, infelizmente, o autor não compartilhou o código. No entanto, deixou algumas dicas de como tinha ficado sua implementação na descrição do vídeo.
Seguindo essas pistas e pesquisando mais a fundo, encontrei no GitHub um projeto semelhante feito por um desenvolvedor polonês.
A partir disso, fiz diversos ajustes e otimizações para deixar a experiência mais imersiva, rápida e focada em português.
Meses depois de muitas mesas e desenvolvimento, estou gostando dos resultados e decidi compartilhar.
Para se aventurar, será necessário ter algum conhecimento de programação para configurar tudo corretamente, ou ser bastante curioso! Estou a disposição para ajudar no que for possivel.
Nesta versão estou usando o API da OpenAI - TTS - Text-to-Speech (empresa por trás do ChatGPT) para narrar e enriquecer a experiência do jogo — o resultado é muito imersivo, embora haja um pequeno custo por sessão, mais detalhes abaixo.
A cada nova mesa, encontro algo para melhorar — e sigo otimizando! Caso queiram contribuir com o projeto so entrar em contato!
Espero que isso ajude mais gente por aqui!
Hoje a resolução recomendada é 1920 x 1080 em tela cheia.
[Nerd Alert ] Fluxo: Ela procura por imagens do jogo no seu monitor que batam com as imagens de referência dos balões de texto. Ao encontrar, ela faz o recorte do retangulo que contém o texto e usa o Tesseract OCR para transformar a imagem em texto escrito. Uma vez que isso é feito, o texto extraido passa por uma serie de "sanitizações" (retirada de comandos, verificação de linguagem, etc ) e depois envia para a OpenAI com o seguinte prompt "Este texto faz parte de um jogo ambientado no universo de O Senhor dos Anéis. Analise o conteúdo dele e use o tom que melhor se adequar. Leia em português do Brasil." Sintasse livre para mudar o prompt como preferir e compartilhar seus resultados.
Ela armazena em memória cada texto extraido, criando uma lista de reprodução. Se o mesmo texto aparecer novamente, ela não irá lê-lo. Várias vezes no jogo você clica no mesmo token diversas vezes até tomar sua decisão, isso ajuda a reduzir custos. Mas se desejar, você pode configurar o tamanho dessa lista para que o cache de leitura seja menor ou nem mesmo exista, isso fará com que ela leia a mesma frase com mais frequência ou leia sempre.
Ela não lê comandos, apenas os textos da história. Existe uma lista dos comandos mais comuns que são ignorados, alguns bem especificios vão passar, mas nada que afete a experiência. Se encontrarem algum e quiserem reportar eu agradeço, ainda não joguei todas as expansões.
Usa o modelo "gpt-4o-mini-tts". Este é o modelo mais moderno da OpenaAI para TTS. Possibilta usar uma voz mais humanizada, adiciona emoções e leitura em tempo real. Utilizamos tudo isso na aplicação.
Não salva as imagens, nem compartilha seus dados.
IMPORTANTE - É de sua inteira e exclusiva responsabilidade administrar os custos na OpenAI
Cada requisição que é feita pra lá custa centavos de dólar. Então configure alertas para evitar surpresas desagradáveis.
Abaixo, print da minha conta pessoal, usada tanto para jogar nesses últimos meses quanto para o desenvolvimento do script
Hoje a aplicação conta com diversos mecanismos para economizar chamadas a API, como evitar repetir frases já lidas, não ler comandos e reproduzir os áudios gerados caso o mesmo texto apareça novamente.
EM BREVE
Estou trabalhando para criar uma forma de distribuir para uso geral, com instalador e interface gráfica. Atualizo aqui
Cara, eu tenho esse mesmo problema com o Mansions of Madness 2nd Edição.
Meus amigos acham o jogo chato por ter que ficar lendo. Por esse motivo ele mal tem visto mesa. Ta só acumulando poeira.
Eu ficaria feliz se der pra usar no Mansions 2nd Edição.
Amigo, se vc usar o chatgpt, eu uso a versão paga pro, eu por exemplo, uso o chatgpt pra jogar junto comigo, sim, ele joga junto, traçamos estrategias, enfim, parece um parceiro ali do meu lado nos jogos de bgs, pode perguntar ai no teu app... Ja joguei varios jogos cooperativos com ele, claro, vc tem que alimentar ele com as informações do andar do jogo em si, eu costumo tirar foto e enviar pra ele, ele me diz o que quer fazer, faço pra ele... é como se fosse um amigo jogando junto ao seu lado. E o melhor de tudo, ele conhece as regras de qualquer jogo, consegue te explicar, dirimir duvidas, jogar qualquer jogo em qualquer dia, horario, enfim, é o par perfeito !
Dane-se aquele amigo chato que nunca tem tempo pra nada... kkkk
storum:: E o melhor de tudo, ele conhece as regras de qualquer jogo, consegue te explicar, dirimir duvidas, jogar qualquer jogo em qualquer dia, horario, enfim, é o par perfeito !
Dane-se aquele amigo chato que nunca tem tempo pra nada... kkkk
Só se for na versão pro, porque outro dia criaram um tópico de review feito por IA que não batia nada com nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu falei ChatGPT por ser de conhecimento geral, mas pra ser mais especifico eu estou usando a API de TTS (text-to-speech) da OpenAI (empresa por tras do ChatGPT), que usa essa API para dar voz ao ChatGPT
storum:: E o melhor de tudo, ele conhece as regras de qualquer jogo, consegue te explicar, dirimir duvidas, jogar qualquer jogo em qualquer dia, horario, enfim, é o par perfeito !
Dane-se aquele amigo chato que nunca tem tempo pra nada... kkkk
Só se for na versão pro, porque outro dia criaram um tópico de review feito por IA que não batia nada com nada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tem várias IA ai versão xingling que falam merd@ com merd@, pessoas que acham que estão usando uma IA original e na realidade usam um clone mal feito, pagam bem menos que o valor original.
Em grupo, vi um usuario postando um resumo de Regras de um jogo, regras todas mal feitas, pedi para o chatgpt pro fazer o resumo e fez com perfeição, totalmente diferente da porcaria que o usuário tinha feito, sabe lá qual inteligência ele tinha usado...
nataniel rodrigues::Cara, eu tenho esse mesmo problema com o Mansions of Madness 2nd Edição.
Meus amigos acham o jogo chato por ter que ficar lendo. Por esse motivo ele mal tem visto mesa. Ta só acumulando poeira.
Eu ficaria feliz se der pra usar no Mansions 2nd Edição.
Ele funciona exclusivamente para o Senhor dos Anéis. É algo bem focado pra esse aplicativo porque pra encontrar o texto a ser lido ele se baseia em alguns componentes gráficos do próprio jogo. Também estou passando pro chatgpt o contexto do senhor dos aneis pra ele nao errar na hora de ler nomes especificos
storum::Amigo, se vc usar o chatgpt, eu uso a versão paga pro, eu por exemplo, uso o chatgpt pra jogar junto comigo, sim, ele joga junto, traçamos estrategias, enfim, parece um parceiro ali do meu lado nos jogos de bgs, pode perguntar ai no teu app... Ja joguei varios jogos cooperativos com ele, claro, vc tem que alimentar ele com as informações do andar do jogo em si, eu costumo tirar foto e enviar pra ele, ele me diz o que quer fazer, faço pra ele... é como se fosse um amigo jogando junto ao seu lado. E o melhor de tudo, ele conhece as regras de qualquer jogo, consegue te explicar, dirimir duvidas, jogar qualquer jogo em qualquer dia, horario, enfim, é o par perfeito !
Dane-se aquele amigo chato que nunca tem tempo pra nada... kkkk
Meu amigo, normalmente nós concordamos, mas dessa vez isso não será o caso, com todo o respeito.
Eu particularmente acho que a IA casa muito bem como um adversário, mas versões digitais dos jogos, principalmente se houver uma gradação no nível de dificuldade. Porém, no caso dos jogos cooperativos, curiosamente eu tenho uma opinião diametralmente oposta. No geral eu já acho que os jogos de tabuleiro são uma atividade precipuamente coletiva, e acima de tudo uma forma de juntar os amigos para conviver e dar boas risadas (os jogos são apenas um pretexto). Nesse sentido, os jogos cooperativos elevam ainda mais esse conceito, ou seja, de que jogos de tabuleiro são para serem aproveitados com os amigos.
Entendo que nesse caso, sei que esse entendimento (jogos de tabuleiro são para jogar com amigos) também deveriam se aplicar aos jogos competitivos. Porém há uma diferença. Nos jogos digitais, quem nasceu de meados dos anos 60 em diante, foi criado jogando vídeo games onde se compete contra a máquina. Gerações e mais Gerações fizeram e algumas continuam fazendo isso até hoje. Já os jogos cooperativos são algo muito mais novo, e nesse sentido, aquele jogador ao seu lado passa a ser um amigo, ou no mínimo um companheiro. Só que eu sinceramente não consigo me ver estabelecendo esse tipo de vínculo com uma máquina, mesmo que seja a IA mais poderosa, e mais próxima da consciência que se possa imaginar. Por isso, eu acho que a IA combina bem com jogos competitivos, mas não com jogos cooperativos.
Porém eu acho até que o grande potencial das IAs, principalmente para os jogos dungeon crawlers, seria a possibilidade de criação de novas aventuras inéditas. Mesmo que ainda não tenha ocorrido a tal da singularidade e as IAs ainda não tenham desenvolvido a consciência, é inegável que a IA tem uma capacidade inimaginavelmente superior em combinar uma série grande de elementos, obtendo resultados os mais diversos possíveis. E isso com um custo muito baixo e quase que instantaneamente. Por isso eu penso que seria um sonho realizado, se, por exemplo, o Valkyrie utilizasse a IA para criar novos cenários do Mansions of Madness, e não dependesse apenas dos cenários criados pelos fãs do jogo.
Isso tornaria o Mansions of Madness, um jogo praticamente eterno, e essa eu acho que seria uma aplicação muito melhor, do que usar a IA para substituir um companheiro em um jogo cooperativo. E isso não apenas em relação ao Mansions of Madness como também para inúmeros outros jogos. A Fantasy Flight poderia até mesmo cobrar uam pequena quantia para ter acesso a esse material extra, mais ou menos no nível do que já se faz com o BGA, que com certeza muita gente estaria disposta a pagar por isso. Eu pagaria...
storum::Amigo, se vc usar o chatgpt, eu uso a versão paga pro, eu por exemplo, uso o chatgpt pra jogar junto comigo, sim, ele joga junto, traçamos estrategias, enfim, parece um parceiro ali do meu lado nos jogos de bgs, pode perguntar ai no teu app... Ja joguei varios jogos cooperativos com ele, claro, vc tem que alimentar ele com as informações do andar do jogo em si, eu costumo tirar foto e enviar pra ele, ele me diz o que quer fazer, faço pra ele... é como se fosse um amigo jogando junto ao seu lado. E o melhor de tudo, ele conhece as regras de qualquer jogo, consegue te explicar, dirimir duvidas, jogar qualquer jogo em qualquer dia, horario, enfim, é o par perfeito !
Dane-se aquele amigo chato que nunca tem tempo pra nada... kkkk
Meu amigo, normalmente nós concordamos, mas dessa vez isso não será o caso, com todo o respeito.
Eu particularmente acho que a IA casa muito bem como um adversário, mas versões digitais dos jogos, principalmente se houver uma gradação no nível de dificuldade. Porém, no caso dos jogos cooperativos, curiosamente eu tenho uma opinião diametralmente oposta. No geral eu já acho que os jogos de tabuleiro são uma atividade precipuamente coletiva, e acima de tudo uma forma de juntar os amigos para conviver e dar boas risadas (os jogos são apenas um pretexto). Nesse sentido, os jogos cooperativos elevam ainda mais esse conceito, ou seja, de que jogos de tabuleiro são para serem aproveitados com os amigos.
Entendo que nesse caso, sei que esse entendimento (jogos de tabuleiro são para jogar com amigos) também deveriam se aplicar aos jogos competitivos. Porém há uma diferença. Nos jogos digitais, quem nasceu de meados dos anos 60 em diante, foi criado jogando vídeo games onde se compete contra a máquina. Gerações e mais Gerações fizeram e algumas continuam fazendo isso até hoje. Já os jogos cooperativos são algo muito mais novo, e nesse sentido, aquele jogador ao seu lado passa a ser um amigo, ou no mínimo um companheiro. Só que eu sinceramente não consigo me ver estabelecendo esse tipo de vínculo com uma máquina, mesmo que seja a IA mais poderosa, e mais próxima da consciência que se possa imaginar. Por isso, eu acho que a IA combina bem com jogos competitivos, mas não com jogos cooperativos.
Porém eu acho até que o grande potencial das IAs, principalmente para os jogos dungeon crawlers, seria a possibilidade de criação de novas aventuras inéditas. Mesmo que ainda não tenha ocorrido a tal da singularidade e as IAs ainda não tenham desenvolvido a consciência, é inegável que a IA tem uma capacidade inimaginavelmente superior em combinar uma série grande de elementos, obtendo resultados os mais diversos possíveis. E isso com um custo muito baixo e quase que instantaneamente. Por isso eu penso que seria um sonho realizado, se, por exemplo, o Valkyrie utilizasse a IA para criar novos cenários do Mansions of Madness, e não dependesse apenas dos cenários criados pelos fãs do jogo.
Isso tornaria o Mansions of Madness, um jogo praticamente eterno, e essa eu acho que seria uma aplicação muito melhor, do que usar a IA para substituir um companheiro em um jogo cooperativo. E isso não apenas em relação ao Mansions of Madness como também para inúmeros outros jogos. A Fantasy Flight poderia até mesmo cobrar uam pequena quantia para ter acesso a esse material extra, mais ou menos no nível do que já se faz com o BGA, que com certeza muita gente estaria disposta a pagar por isso. Eu pagaria...
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
Aqui pra mim Yuri, estou curtindo d+ o companheiro virtual. Se nao fosse ele, os jogos estariam na estande pegando poeira. Difícil vc achar alguém em cidade pequena pra jogar e mais difícil ainda jogar o que vc quer e na hora que quiser. A IA aqui substituiu em peso a falta de um amigo pra jogar. Funcionou muito bem em jogos cooperativos e ate em jogos competitivos. Outros amigos que moram longe tb testaram e aprovaram a ideia. Infelizmente tem coisas que só a IA faz por vc na falta de companhia e eu acho que todos deveriam assimilar a ideia. É um baita companheiro porque praticamente vira um consultor ao seu lado, conhece todas as regras, explica faz jogadas e ainda se diverte qdo perdemos a partida. Jogos em que vc demoraria bom tempo pra aprender, vc ja começa a jogar de imediato com ela te ajudando desde o setup inicial, as dicas e cooperando como se fosse outro jogador. É incrivel isso ! Quem diria que agora tenho um companheiro 24hs/dia pra jogar qualquer coisa...rs rs. O bga é vc jogar algo virtual sem tocar nas peças, sem sentir o cheiro do bg, ja esse método substitui muito a falta de um jogador ao seu lado. Vai por mim, teste e depois me diga o resultado. Abrçs.