Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Catan: O Jogo
  4. O Ocaso de mais um Gigante do BG Nacional

O Ocaso de mais um Gigante do BG Nacional

Catan: O Jogo
  • iuribuscacio
    3288 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio22/07/25 13:28
    iuribuscacio » 22/07/25 13:28

    Hudson Goulart::
    iuribuscacio:: 
    Só para que não haja alguma dúvida, não se defende aqui que sejam lançados menos jogos,


    Aí você perde o argumento!

    Enfim, vivemos um ciclo infinito de novos lançamentos seguidos de um rápido (e completo) esquecimento. Isso não me parece um cenário muito profissional. Me soa muito mais compatível com o cenário amador que descrevi anteriormente.

    Caro Hudson Goulart

    Na verdade o meu argumento eu acho que é um pouco mais profundo, do que apenas é melhor ter menos e melhor jogos, do que mais e piores jogos. Certamente a qualidade sempre terá mais valor que a quantidade. Só que as coisas não são tão simplórias e maniqueístas assim.

    Mas antes de tratar disso, é fundamental que se estabeleça alguns fatos, para os quais as pessoas nem sempre dão muita atenção. A Era dos Jogos de Tabuleiro Modernos começou com o Catan, lançado em 1995. Já o mercado nacional de board games teve o seu início para valer em 2013/2014. Claro que alguns jogos foram lançados antes como o Carcassonne e o próprio Catan, mas somente em meados da década de 2010 é que se começou a ter lançamentos regulares dos grandes títulos internacionais. 

    Assim, se considerarmos que as coisas são assim (só para não enveredarmos em outra discussão que é o o início tanto do mercado nacional de jogos quanto da Era dos Jogos Modernos), o que se tem é que o mercado nacional de jogos começou vinte anos após o início da Era dos Jogos de Tabuleiro Modernos. Nesses espaço de vinte anos surgiram verdadeiras obras primas (Stone Age, Agricola, Lords of Waterdeep, Terra Mystica, The Castles of Burgundy, praticamente todo o selo Arkham Files, Puerto Rico, El Grande, Dixit, 7 Wonders, Dobble, Ticket to Ride, Guerra do Anel, Zombicide, Pandemic, e mais uma infinidade de jogos). Desse modo, quando os grandes board games começaram a ser lançados aqui, havia um passivo gigantesco, e era preciso correr muito atrás. Além disso, como o mercado estava iniciando e era muito arriscado arriscar, boa parte dos lançamentos nos primeiros anos do mercado nacional de jogos eram essas obras primas. E isso é muito natural, afinal de contas se o mercado só comporta o lançamento de 10 jogos e existem 50 obras primas, só se lança "o fino do fino".

    Isso leva a uma situação em que há menos e melhores jogos, como eu disse no início do comentário. Só que isso tem um lado ruim, porque há menos jogos no mercado, menos variedade e menos gente consegue comprar o jogos. Normalmente isso implicaria também que os jogos eram mais caros, no entanto, por conta de uma deturpação do mercado. Proporcionalmente as tiragens na prática ficaram menores, mesmo que o número continue o mesmo ou tenha até aumentado um pouco. Isso porque quando se considera o aumento da quantidade de títulos lançados anualmente, com o tamanho das tiragens, o que se percebe é que o tamanho das tiragens permaneceu praticamente o mesmo (salvo no caso dos party games em que houve um aumento considerável das tiragens), ou aumentou muito pouco, enquanto que o número de lançamentos aumentou drasticamente. É mais ou menos como se a quantidade de jogos lançados pulasse de 10 para 100, enquanto as tiragens pularam de 1.000 para 3.000 unidades. Além disso, mesmo que aos trancos e barrancos, a quantidade de compradores de board games também aumentou, o que desequilibrou a balança fazendo com que houvesse uma maior procura do que oferta dos jogos, o que evidentemente leva a um aumento no preço dos jogos, mesmo que cômputo geral, mais jogos sejam lançados hoje do que há dez anos atrás.

    Quando se coloca esses dois dados um do lado do outro, ou seja, antes havia menos e melhores jogos e eles ainda custavam proporcionalmente mais barato, então parece que a única conclusão possível é que antes o mercado de jogos era muito melhor. Só que as aparências às vezes enganam. Quando um mercado é menor, a possibilidade de um jogo de sucesso ser lançado naquele mercado também é menor, até porque no mundo são lançados incontáveis jogos todos os anos. Assim, se o mercado nacional tivesse se mantido exatamente nas mesma condições e do mesmo tamanho de dez anos atrás, possivelmente não teríamos uma versão nacional do Gloomhaven, do Ark Nova, do Heat, ou do futuro Food Chain Magnate. Basta pensar na quantidade de jogos bons, e principalmente nas expansões que não saíram por aqui nesses dez anos. 

    Portanto, seria excelente se o mercado nacional de jogos não fosse tão calcado no "culto ao novo", e se houvesse uma política de investir no relançamento pelo menos dos board games fora da curva, para que um Castles of Burgundy não custasse tão caro. Mas mesmo um mercado que aumentou apenas na quantidade de títulos lançados, ainda é melhor que um mercado que permaneceu estagnado e do mesmo tamanho, porque mercados que não se desenvolvem, tendem a morrer. Então mesmo que o aumento na quantidade de jogos, sem o aumento das tiragens (que eu continuo defendendo seria um dos principais possíveis caminhos para a redução dos preços e popularização do hobby), ou seja, mesmo que o mercado da forma que está não seja o melhor dos mundos, é inegável que a quantidade de empresas aumentou (editoras e lojas), que os postos de trabalho no setor aumentaram, e que a quantidade de pessoas que produzem jogos modernos nacionais também aumentou. A própria expansão do DOFF é um fato que comprova isso, mesmo que isso não implique, em um evento melhor para os compradores. O DOFF não melhorou, para os reles mortais que compram jogos, mas não dá para ignorar que o evento aumentou.

    E é nesse sentido que eu não defendo a diminuição dos jogos lançados como eu disse no meu comentário.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  

    5
  • iuribuscacio
    3288 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio22/07/25 14:14
    iuribuscacio » 22/07/25 14:14

    RaphaelGuri::
    Enfim, agradeço por tudo que já fez - tanto o Cacá, como você Iuri, também todos que você citou, além dos bravos guerreiros do plástico e do papelão que ainda persistem como o Dharrebola, Patanga, Linauro, Dheyrdre,  Rimor, Djow e sua galera, entre outros (e o Bombardium, que coloco à parte pois não sei se ele também parou ou não - tendo em vista que o último post dele tem alguns meses). Espero sinceramente que continuem tendo força e ânimo.

    rafapaz::
    Vejo que o criador de conteúdo tem que escolher um de dois caminhos:

    1 - Fazer conteúdo esporádico, quando der na telha, sobre suas jogatinas, independente de ser lançamento ou não, ou assuntos aleatórios sobre o hobby. Ou seja, lidar com a criação de conteúdo como mais um hobby e não uma obrigação - sem muito investimento ou sacrifícios de tempo.

    2 - Se profissionalizar como um braço de marketing das editoras, fazendo vídeos/textos de alta qualidade, com regularidade 2,3,4 vezes na semana, sobre lançamentos em formatos diversos: unboxing, gameplays, análises (mesmo que sejam enviesadas), etc... isso recebendo jogos e DINHEIRO por esse trabalho árduo. Sim, são pessoas que fazem propaganda indiretamente e mercem ser pagas por isso, como qualquer outro trabalho.

    pablogbo::
    Eu sinto falta de mais canais (tanto faz se mídia escrita ou vídeo - podcast não tenho o costume de ouvir), tratando de qualquer coisa no hobby, que não seja LANÇAMENTOS.
    Por sorte ainda há bravos produtores de conteúdo que conseguem se desgarrar desse buraco negro chamado LANÇAMENTOS.



    Caros RaphaelGuri, rafapaz e pablogbo

    Meus camaradas, eu acho que o futuro da criação de conteúdo sobre board games vai seguir esse mesmo caminho que o rafapaz citou, ou seja, o da profissionalização de um lado e do outro, o caminho de tornar a própria criação de conteúdo como um hobby dentro do hobby, assim como é por exemplo a pintura de miniaturas.

    Quanto à questão de quase toda a produção de conteúdo, dos grandes canais ser voltada para os lançamentos, eu acho que é algo natural, e que não tem muito como fugir disso. Na minha cabeça a escolha é a seguinte, ou você quer ter um canal grande, e para isso tem de focar em lançamentos, e lançar algum conteúdo, seja texto ou vídeo, por semana, ou você pode escrever sobre aquilo que quiser, e quando quiser (como é o meu caso), mas aí o seu canal será pequeno e atingirá um número muito menor de pessoas, que é a minha opção.

    O motivo para isso é que o sistema se retroalimenta com base no "culto ao novo". No início do mercado nacional de board games, meados dos anos 2010, só haviam lançamentos, porque antes não havia nada. Com o passar do tempo o mercado foi focando cada vez mais nos lançamentos até porque  as tiragens eram pequenas e muitos jogos esgotavam para não voltar mais, além, obviamente, do "novo" ser mais fácil de promover e de vender. Com isso, a comunidade foi ficando cada vez mais viciada nos lançamentos. e a consumir conteúdo voltado para os lançamentos. Consequentemente os canais que lutavam para sobreviver, ou ao menos deixar a conta zerada (não se ganha dinheiro com produção de conteúdo de board games, mas também não se gasta tanto), esses canais, cada vez mais, tinham que produzir o conteúdo que a comunidade queria consumir, ou seja, os lançamentos.

    Isso fez com que a produção de conteúdo de jogos entrasse em uma espiral, que eu acho difícil que algum dia ela saia. Nesse caso, para cada produtor de conteúdo escrito para jovens que quer apenas escrever sobre um assunto do qual gosta, independente de ser lançamento ou não, e sem fazer grandes sacrifícios para tal, como é o caso desse humilde escriba que vos responde, para cada um desses, haverá uma legião de outros produtores de conteúdo lançando vídeos semanalmente, focados, como vocês já sabem, em lançamentos de jogos. 

    Não posso falar pelos outros (quem sou eu, para tanto), mas da minha parte, eu escrevo, muito mais para divulgar o pouco que eu sei, e contribuir modestamente para o conhecimento coletivo da comunidade, e mais ainda por uma questão de gosto pessoal. Assim, eu escrevo tanto, e eu digo "tanto" em quantidade (já que a qualidade é discutível), pelo simples motivo de gostar de escrever, e do meu jeito. Se eu não escrevesse textos tão longos talvez eu atingisse mais pessoas, só que aí eu não estaria fazendo aquilo que eu gosto. Portanto eu continuo, e pretendo continuar, escrevendo fora do formato padrão, em termos de tamanho, e quase não tratando do assunto mais popular (lançamentos de board game), porque é isso que me dar prazer. Se os meus textos terão 1.000 ou 100 visualizações, ou se terão 100 ou 10 likes, isso é totalmente secundário para mim. E claro que ter uma quantiade grande de visualizações e de curtidas é legal, porque você vê que o sue texto atingiu uma boa quantidade de pessoas e que muitas delas gostaram do que você escreveu. Mas mesmo sendo legal, esse não é o objetivo principal que me faz escrever. Infelizmente, pensando e agindo assim, eu sei que acabo entrando em um grupo praticamente em extinção, o que eu lamento, mas mesmo assim isso não me convence a mudar minha maneira de pensar e escrever.
         
    Para terminar vou citar uma das maiores artista da música regional, que antes era chamada de "caipira", mas que hoje é universalmente conhecida como música sertaneja, mesmo quando não vem do sertão, e eu falo da inesquecível Inezita Barroso, que eu já citei outras vezes, e que tinha uma frase que eu acho lapidar. Durante quase quatro décadas a Inezita Barroso comandou o programa "Viola, Minha Viola", na TV Cultiura de São Paulo, sempre prestigiando a autêntica música regional brasileira, que usa gibão de couro ao invés de "chapéu e fivela de cowboy". Uma vez quando perguntada por que ela não levava mais artistas do mainsteam sertanejo, para aumentar a audiência do programa ela respondeu o seguinte: "Eu prefiro falar o que eu quero, para poucas pessoas, do que falar para muitas pessoas aquilo que eu não quero". É exatamente dessa forma que pensam não apenas eu, mas eu acredito que uma meia dúzia de abnegados, que continuam apenas escrevendo sobre jogos e bem pouco sobre lançamentos.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio    

    6
  • Rimor
    1221 mensagens MD
    avatar
    Rimor22/07/25 19:04
    Rimor » 22/07/25 19:04

    Até onde podemos usar de metalinguagem, todo jogo precisa de um gatilho de final de partida. Do mais quantitativo (X turnos, Y rodadas) ao mais condicional (cumprir critérios/objetivos) é muito importante esse viés conclusivo. No caso dos jogos podemos jogar novas partidas, podemos jogar outros jogos... no caso de "projetos" (blog/canal/etc) é vdd que tb bastaria começar outro, mas não é assim tão simples.

    Eu tb posto mídia apenas escrita e tanto visualizo quanto sinto as problemáticas citadas, a transição do feels good pra obrigação que sempre vem por ser inerente ao amálgama de ser um hobby mas envolver trabalho, dedicação, (muito) tempo empregado. Tem postagem que se somar as horas, são 5,6 ou mais horas escrevendo, revisando etc (ainda bem que há postagens que nascem em metade do tempo, totalizando 2 ou 3 hrs, mas é mais comum isso dobrar). Os 3 primeiros anos foram mais diversão em estar escrevendo e tal, já os 2 últimos (meu canal tem 5 anos e meio) não foram ruins, mas evidenciaram que eu me cobrava demais perante outras abas da vida. Eu não quis abandonar o carro, e decidi que só funciona em ponto morto e primeira marcha, mas também me deixo consciente da finitude desse "carro", do combustível necessário, do desgaste da "maquinaria" toda... Então em algum momento meu canal também vai descer as cortinas e agradecer quem assistiu a coisa toda até ali :):(

    O fim da estrada entrega tanto aflição quanto bálsamo, fica saudade, pedidos de reconsiderar e continuar, mas também fica a certeza de que o autor tomou sua melhor decisão pra esse turno, e nesse caso foi um turno que encerrou essa longa e gratificante "partida"!

    Isso serve pra todo conteúdo escrito na ludopedia e outras plataformas menos usadas q não vou dizer pra evitar treta hehe. Vamos resistindo, enquanto tiver meia dúzia de leitores e gana pra postar ainda tem espaço e ainda vale a pena (se me perguntar por quanto tempo, a resposta é um grande "não sei")
    No caso específico dele, o mais importante é que ele só encerrou essa aba do hobby, seguindo com o hobby em si, avisando inclusive que fará postagens esporádicas no insta, onde caso se anime, descreverá um pouco da experiência, e quando não apenas um "joguei isso aqui galera". Legal né? 25 centavos de consolo ao menos 8-)

    Eu e o @RaphaelGuri temos colocado mais energia (e ainda assim um meio termo) no projeto oficina de variantes, até pq tirando uma postagem aqui e outra ali que envolve um jogo recém lançado, o canal é muito mais sobre desenvolver formas alternativas e abordagens diferenciadas pra jogos que apreciamos! Esse foi um caminho pra não se afogar na saturação de criação de conteúdo padrão, e posso dizer que tem dado bem certo, mais adiante bate o marco dos 2 aninhos já :D

    8
  • RODKABUTO
    692 mensagens MD
    avatar
    RODKABUTO22/07/25 23:19
    RODKABUTO » 22/07/25 23:19

    Lindo e emocionante texto e homenagem.
    Parabéns pelo texto.  Vamos sentir falta das reviews, overviews e notícias do incrível Cacá e sua excelente maneira de escrever. 

    2
  • DrGrayrock
    2264 mensagens MD
    avatar
    DrGrayrock22/07/25 23:35
    DrGrayrock » 22/07/25 23:35

    Primeiro agradecer muito pelas palavras do @iuribuscacio, lendo o texto e os comentários fico realmente feliz em saber que de fato tive minha parcela no crescimento desse hobby que une tanta gente diferente em volta de uma mesa de jogo.

    A decisão de parar com o blog foi tomada com muita calma, mais de um ano "matutando" a ideia até finalmente perceber que era chegada a hora.

    Mas foi uma decisão que me deixou feliz com a repercussão dela, me senti muito "acarinhado" pela comunidade, isso deixa a gente com um sentimento de dever cumprido.

    Como eu falei na minha postagem, eu ainda estou lá no instagram — https://www.instagram.com/eaitemjogo/ — convido a todos a passarem por lá, tenho escrito de forma ainda mais leve sobre os jogos e acho que tá sendo legal.

    Mais uma vez agradeço do fundo do coração pelo carinho, com certeza vou continuar por aí jogando e trocando ideia como todos do hobby.

    Abraços,

    19
  • iuribuscacio
    3288 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio23/07/25 02:09
    iuribuscacio » 23/07/25 02:09

    DrGrayrock::Primeiro agradecer muito pelas palavras do @iuribuscacio, lendo o texto e os comentários fico realmente feliz em saber que de fato tive minha parcela no crescimento desse hobby que une tanta gente diferente em volta de uma mesa de jogo.

    A decisão de parar com o blog foi tomada com muita calma, mais de um ano "matutando" a ideia até finalmente perceber que era chegada a hora.

    Mas foi uma decisão que me deixou feliz com a repercussão dela, me senti muito "acarinhado" pela comunidade, isso deixa a gente com um sentimento de dever cumprido.

    Como eu falei na minha postagem, eu ainda estou lá no instagram — https://www.instagram.com/eaitemjogo/ — convido a todos a passarem por lá, tenho escrito de forma ainda mais leve sobre os jogos e acho que tá sendo legal.

    Mais uma vez agradeço do fundo do coração pelo carinho, com certeza vou continuar por aí jogando e trocando ideia como todos do hobby.

    Abraços,

    Caro Cacá (DrGrayrock)

    Decano (:):):)), eu reafirmo cada vírgula que escrevi no texto a respeito da sua ilustre pessoa, e sem falsa modéstia alguma, porque eu já estou velho para esse tipo de coisa, torno a dizer que a minha homenagem é muito humilde, perto do tanto que você representa para o hobby. Um incontável número de pessoas, eu principalmente, aprendeu a escrever sobre board games com o "E aí Tem Jogo?", e mais ainda, muita gente se sentiu inspirada a ponto de também começar a escrever a respeito dos jogos, por conta do seu blog.

    Dito isso, tudo que eu fiz foi apenas "dar a Cacá o que é de Cacá...", e muito merecidamente, muito mesmo.

    Um forte abraço boas jogatinas e sucesso nas novas empreitadas!!!!!

    Iuri Buscácio 

    2
  • iuribuscacio
    3288 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio23/07/25 02:11
    iuribuscacio » 23/07/25 02:11

    RODKABUTO::Lindo e emocionante texto e homenagem.
    Parabéns pelo texto.  Vamos sentir falta das reviews, overviews e notícias do incrível Cacá e sua excelente maneira de escrever. 

    Caro Manique (RODKABUTO)

    Nisso você disse tudo meu camarada, sentiremos o blog do Cacá fará muita falta.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    1
  • Fel Barros
    191 mensagens MD
    avatar
    Fel Barros28/07/25 15:41
    Fel Barros » 28/07/25 15:41

    @DrGrayrock era meu jornalzinho com café de manhã, acordava e ia lá ver se ele tinha escrito alguma coisa. Acompanho o canal desde o comecinho e já até tive a honra de escrever lá!

    E aí Tem Jogo é um grande marco mesmo e fico triste com esse enviesamento da sociedade como um todo para vídeo/consumo rápido pq eu ainda sou um grande fã da mídia escrita e consumo majoritariamente essa mídia!

    Bela homenagem, meu caro! 

    PS: Sou eu mesmo na foto , desenterrou umas antigas aí hehe

    3
  • iuribuscacio
    3288 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio28/07/25 17:24
    iuribuscacio » 28/07/25 17:24

    Fel Barros::@DrGrayrock era meu jornalzinho com café de manhã, acordava e ia lá ver se ele tinha escrito alguma coisa. Acompanho o canal desde o comecinho e já até tive a honra de escrever lá!

    E aí Tem Jogo é um grande marco mesmo e fico triste com esse enviesamento da sociedade como um todo para vídeo/consumo rápido pq eu ainda sou um grande fã da mídia escrita e consumo majoritariamente essa mídia!

    Bela homenagem, meu caro! 

    PS: Sou eu mesmo na foto , desenterrou umas antigas aí hehe

    Caro Fel Barros

    Faço minhas as suas palavras, camarada. O "E Aí Tem Jogo?" era leitura obrigatória especialmente para quem tem mais tempo de janela, dentro do hobby. Se serve como alento, pelo menos o blog ainda está no ar, e é uma ferramenta muito útil para as pessoas terem uma pequena amostra de como eram os eventos de board game lá no comecinho. Uma meia dúzia de pessoas, que gostava de jogos de tabuleiro moderno, se juntava, arrumava um local, levava seus jogos, mostrava para a galera, ensinava as regras (e às vezes até aprendia durante o processo), e depois jogava.

    Obviamente, de talvez uns quinze ou vinte anos para cá, o hobby se profissionalizou, novas empresas surgiram e muita gente hoje, praticamente vive de board game nos dias de hoje. Então é natural que os eventos tenham atingido uma envergadura, organização, tamanho e infraestrutura, absurdamente maiores. Só que é preciso lembrar que nem todo mundo que curte board games vive no Rio de Janeiro ou em São Paulo. E aí, justamente para essa rapaziada que vive longe dos grandes centros, o testemunho do "E Aí Tem Jogo?" é tão importante,. O blog do Cacá mostra que com alguma mobilização e muita determinação, dá para fazer eventos de jogos de tabuleiro muito legais. Hoje já existe a CovilCon, o Fábrica BG em Maceió, e mais recentemente a BGG - Board Game Goiás, apenas para citar alguns eventos. Olhando hoje, mal dá para acreditar que o DOFF já foi um evento de algumas centenas de pessoas, quando se iniciou no Rio de Janeiro, e que outros eventos como o Castelo das Peças (muito mais antigo) reunia apenas algumas dezenas. Isso mostra que dá para fazer um evento de jogos muito legal, independente do tamanho, seja em um restaurante, em uma escola, ou em um clube, mesmo nas cidades mais distantes, e transformar aquela localidade em mais um polo de board games, desde que se continue acreditando e "arregaçando as mangas da camisa".

    No mais, eu te dou os parabéns por ser um dos padrinhos e mentores desse processo de fortalecimento do carteado nacional, porque eu acredito que esse é o futuro do board game brasileiro, como uma alternativa aos preços cada vez mais altos dos demais board games. O carteado e os party games são não apenas uma via de entrada para o universo dos board games, como também uma maneira viável das pessoas conhecerem e continuarem no hobby, pelo menos até entenderem e se convencerem de que vale a pena pagar quase R$ 300,00 em um Azul, um Ticket to Ride, um Puerto Rico, um WingSpan. ou um Pandemic, e que existem jogos fenomenais e com cópias usadas não tão caras, quanto o Carcassonne, o Kingdomino, o Isle of Skye, o Catan, o Barenpark, entre outros.   

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    P.S. Naquela foto, sem a barba e com cara de adolescente, eu fiquei meio que na dúvida. :):):)    
     

    2
  • Rodrigo Deus
    2309 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus17/09/25 21:03
    Rodrigo Deus » 17/09/25 21:03

    Excelente reflexão como sempre, sem mais, nem menos. Fica difícil produzir conteúdo seja por falta de apoio, falta de jogos, falta de comunicação, falta de muita coisa. Ignorando o fato deste ou daquele meio de comunicação preferido, quando o gerador de conteúdo em cima de um nicho precisa se virar com praticamente tudo, a energia é fadada a acabar em algum momento, pelo menos é o que eu percebi com o tempo. Até mesmo no Instagram eu tenho visto criadores e criadores diversificando postagens e conteúdo, algumas vezes dentro de um tema central, outras vezes fugindo na cara dura mesmo.

    Vamos todos sentir falta do Cacá, ele foi minha grande inspiração e tenho certeza de que foi de muita gente também, mesmo que não tenham comentado de alguma forma.

    0
Responder
  • 1
  • 2(current)
  • 3
Catan: O Jogo - O Ocaso de mais um Gigante do BG Nacional
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.