Fiz uma pequena pesquisa no BGG dos jogos lançados entre 1995 e 2004 que tiveram mais de 50 mil avaliações e olha o resultado:
Puerto Rico (2002)
Power Grid (2004)
Carcassonne (2000)
Ticket to Ride (2004)
Citadels (2000)
CATAN (1995)
Munchkin (2001)
Todos já foram lançados no Brasil e ainda são vendidos pelo mundo a fora.
Daí você pensa... Ah! mas é porque são antigos e por isso têm mais votos. Pois bem... A pesquisa para os anos 2005 a 2014 traz uma lista bem maior (com o mesmo número de avaliações mínimo):
Twilight Struggle (2005)
The Castles of Burgundy (2011)
Agricola (2015)
Race for the Galaxy (2007)
Lords of Waterdeep (2012)
7 Wonders (2010)
Patchwork (2014)
Dominion (2008)
Pandemic (2008)
Ticket to Ride: Europe (2005)
Stone Age (2008)
Jaipur (2009)
Splendor (2015)
Love Letter (2012)
Small World (2009)
Dixit (2008)
King of Tokyo (2011)
Hanabi (2015)
Sushi Go! (2013)
Forbidden Island (2010)
E para 2015 a 2024 a lista continua gigante:
Brass: Birmingham (2018)
Pandemic Legacy: Season 1 (2015)
Ark Nova (2021)
Gloomhaven (2017)
Dune: Imperium (2020)
Terraforming Mars (2017)
Spirit Island (2017)
Scythe (2016)
7 Wonders Duel (2015)
Lost Ruins of Arnak (2020)
Root (2018)
Wingspan (2019)
Everdell (2018)
Viticulture Essential Edition (2015)
Quacks (The Quacks of Quedlinburg) (2018)
Azul (2018)
Codenames (2015)
Kingdomino (2016)
É meio triste dizer isso, mas acredito que Catan fará 60 anos sim, assim como o Risk fez (que hoje tem 65 e tem um espaço, mas é genericamente reconhecido como "obsoleto"). Por outro lado, no meu entendimento, Carcassonne e Azul podem completar 30, 40, 50 anos e ainda se manterão relevantes para os jogadores.
Poucos jogos tem mais de 100 mil avaliações no BGG hoje (e para a tristeza do berrolder, TfM está em 5º mais votado. Mas isso não representa a massa consumidora. Representa os "entrincheirados" como o primo costuma dizer. Mas dão bons sinais de quem conseguirá resistir por, pelo menos, 30 anos.
Querido Beakman, muitas invenções tecnológicas foram inspiradas pela histórias de ficção científica. A ficção científica é aquela tia visionária que prevê o futuro mas ninguém convida pro churrasco. Você já teve a experiência de ler um clássico de ficção científica e se dar conta de que a inovação tecnológica é um plágio com atraso? Existe algum exemplo memorável?
Querido Beakman, em cada grande setor existem especialistas cujos títulos refinados ajudam a definir a experiência: o sommelier no mundo dos vinhos decifram taninos; o concierge na hotelaria orquestram luxo; o maître na gastronomia elevam jantares à arte. Pensando nisso, qual profissão ainda precisa ser inventada na indústria dos jogos de tabuleiro para aperfeiçoar a criação e a experiência do jogo?