INTRODUÇÃO
Somos um casal de designers fãs de jogos abstratos (Estamos fazendo a versão do Poké-Harmonies também hehe
.
Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!
Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram 

Resumão Kaiju 
3 Capítulos é um jogo de 2-6 jogadores que mistura mecânicas de draft, vaza e tableau-building em 3 Capítulos (3 Fases), onde na primeira fase os jogadores fazem um draft até ter 8 cartas, no segundo capitulo é onde acontece a vaza entre os jogadores e na terceira fase pontua-se o deck que você construiu no primeiro capítulo.
Além disso, conta com um tema que achamos muito bem resolvido e imersivo que é a de contos de fadas como da Branca de Neve, Joãozinho e gigante, além de outros personagens bem famosos. Durante nossa pesquisa antes de comprar, vimos alguma similaridade com o Fantasy Realms.
Seria 3 Capítulos um irmão mais novo do Fantasy Realms? Será que ele é tão bom quanto?
- Tipo de Jogo: Draft, Vaza, Tableau-building
Tempo de Jogo: 30 Minutos (Uma média das partidas por aqui) - Número de Jogadores: 2-6 (Jogamos em 2, 3 e 4 jogadores)
- Dificuldade: Fácil. Cada carta em uma habilidade, mas todas são bem simples da pra pegar bem rápido a ideia do jogo.
- Componentes: Muito bom, as cartas são em uma boa gramatura, as pecinhas dão um charme a mais pra pontuação e a caixa achamos linda demais. Unico problema é que sentimos que o manual fica sambando com a divisória da caixa.

Primeiras Partidas
Durante as nossas primeiras partidas, jogamos em 2 jogadores. Aprovamos muito as mecânicas das 3 fases do jogo já em 2 jogadores, porém já foi
perceptivel que funciona melhor a partir de 4 jogadores devido ao sistema de draft aparecer mais cartas.
A ideia de você construir uma mão na primeira fase que vai tentar ganhar/perder as vazas na segunda fase e pontuar novamente entre si na terceira. Deu uma fritadinha super leve e gostosa no nosso cérebro.
A primeira vez que jogamos com 4 pessoas, o jogo brilhou MUITO pra gente, jogamos 3 partidas seguidas na mesa. O timing do jogo é muito importante, quando jogar uma carta alta, quando jogar uma carta que depende de outras para pontuar, a ordem de quem abre a vaza e etc.
Em pouco tempo 3 Capítulos viu muita mesa nessas últimas semanas.

As sensações que tivemos durante as partidas:
- O jogo é super leve de ser jogado
- As 3 fases do jogo são bem interessantes e dão uma rachadinha leve na cabeça
- Quando você consegue combar as cartas seja no capítulo 2 ou no capítulo 3 é muito bom
- Existem várias formas de pontuar durante a partida
- Tem uma ou outra cartinha que é bem fraca, mas serve pra outros combos
Pontos positivos x Pontos negativos
3 Capítulos é um jogo que consegue apresentar 3 mecânicas de maneira super interessante, com tema imersivo e acessível. Durante as partidas notamos alguns pontos positivos e negativos
Pontos positivos:
- Acreditamos que pode ser jogado por qualquer pessoa iniciante no hobby e ainda ser divertido.
- Formas diferentes de pontuar Percebemos que dá pra mesclar bem as estratégias de pontuar e isso torna o jogo bem legal de testar coisas novas
- Achamos o tema é muito redondo com o jogo Todas as cartas tem umas habilidades que combam entre si e essas cartas geralmente combinam visualmente (ex: joão vai pontuar bem com maria, assim como a carta da bruxa)
- O jogo é bem acirrado As pontuações geralmente fica bem próximas entre os jogadores
Negativos:
- Sorte/azar, Aqui você não vai ter muito controle, exceto na fase do draft do que vai aparecer ou não na rodada da vaza. E isso pode frustrar algumas pessoas, aconteceu de as cartas que recebemos em algumas rodadas serem meio complicadas de fazer algo na terceira. Isso pode ter uma influencia negativa, se a mesa quiser 100% ser competitiva.
- Marcação entre os jogadores. Por todos os jogadores verem a pontuação acontecendo no 2 capitulo, que é a vaza, pode rolar (se o grupo for muito competitivo) de marcarem um jogador impedindo de ganhar qualquer coisa.
- Achamos legalzinho em 2 jogadores, mas não recomendaria, pois o fator sorte aumenta ainda mais.
Considerações finais
Afinal, 3 capítulos é um irmão mais novo do Fantasy Realms?
Pra gente, 3 Capítulos lembra Fantasy Realms no aspecto de montar combos com cartas para pontuar no final do jogo, porém está mais próximo de ser um primo do que de fato um irmão mais novo. E definitivamente a pontuação é muito mais agradável e divertida de se fazer nesse jogo.
Se você gosta de Fantasy Realms, provavelmente vai gostar de 3 Capítulos. Por aqui, sentimos que ele é mais divertido de se jogar por causa das 3 fases diferentes entre si. Que deixa o jogo bem dinâmico com algumas tensões durante os turnos
Se você quer algo muito competitivo, com combos extremamente complexos durante as fases, esse não vai ser um jogo pra isso. Aqui ele se enquadra muito mais como um filler gostosinho, que faz uma cócegas boa no cérebro sem uma profundidade muito grande.
Amamos todas as jogatinas, principalmente com 4 jogadores e é uma recomendação nossa pra quem quer um joguinho divertido com combos.
Fizemos um vídeo overview sobre o 3 Capítulos aqui:
Já ouviu falar do 3 Capítulos?
Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
kaijujogos no instagram