Distribuidora, editora e especialista em e-commerce de jogos de tabuleiro, a Flat River Group passou por mais uma reestruturação, com os veteranos da indústria Jules Vautour, Colin Young e Danni Loe deixando a empresa para reviver a distribuidora Luma Imports como parte da ACD Distribution.
A Flat River também vendeu a editora canadense Synapses Games para a ACD, dando continuidade ao processo de enxugamento do negócio — apoiado por capital privado — iniciado três meses atrás em resposta à volatilidade das tarifas nos EUA.
A editora demitiu a maior parte da equipe e suspendeu novos projetos da Greater Than Games, conhecida por
Spirit Island, em meados de abril, atribuindo a decisão a “pressões econômicas contínuas resultantes da crise tarifária internacional”.
A Luma Imports foi lançada em 2018 como uma importadora nos EUA de jogos em francês, antes da entrada de Vautour no negócio como CEO um ano depois, que ampliou suas operações para se tornar uma distribuidora internacional multilíngue.
A Flat River comprou a empresa em 2022 como parte de uma série de aquisições impulsionadas por capital privado. Em comunicado, a Flat River disse que os serviços de vendas e marketing oferecidos por Vautour, Young e Loe aos editores continuarão, acrescentando que eles “colaborarão com a FRG para suporte nos canais de e-commerce, a fim de garantir o sucesso dos parceiros atuais”.
O CEO da Flat River, Matt Stahlin, declarou: “Estou muito feliz por termos conseguido viabilizar isso para nossa equipe do setor hobby. Espero que isso aumente as vendas para os parceiros da Luma, enquanto a Flat River Group continua fornecendo distribuição de classe mundial para marcas nos setores de varejo de massa, e-commerce e lojas físicas.”
“Continuaremos trabalhando em estreita colaboração com a Luma e a ACD daqui em diante.”
Tanto a Luma Imports quanto a Synapses Games terão estandes na Gen Con em agosto, apesar de a Flat River ter cancelado sua presença na feira em razão da instabilidade tarifária nos EUA no início deste ano.
A Synapses Games, anteriormente conhecida como Get Together Publishing, publicou jogos como
Yokohama,
Coatl e
Rallyman: GT. Seu próximo lançamento está previsto para 1º de agosto:
Yokohama Duel.
Um dia após o anúncio das aquisições pela ACD, a Synapses divulgou que adquiriu os direitos de propriedade intelectual do jogo de cartas sci-fi para dois jogadores
Compile, da Greater Than Games.
Fundada em 2011, a Flat River foi adquirida há cinco anos pela empresa de investimentos Guardian Capital Partners, que forneceu capital para uma série de aquisições da distribuidora de e-commerce.
A empresa inicialmente adquiriu a operação de distribuição Optimum Fulfillment em 2020, antes de expandir para a publicação de jogos ao comprar a Greater Than Games em 2021.
A compra da Luma Imports no ano seguinte fez com que a Flat River assumisse a responsabilidade pelos catálogos em inglês de uma série de editoras europeias, incluindo Horrible Guild, Bombyx Studios, Sit Down e Holy Grail Games, além da distribuição da Synapses Games.
O capital privado pode oferecer um impulso de crescimento para empresas, mas os investidores desse setor também buscam retornos, e normalmente mantêm as empresas em seu portfólio por cinco a seis anos antes de vendê-las para uma empresa maior, outro fundo de capital privado ou lançá-las no mercado de ações.
No mês passado, a Guardian Capital Partners publicou um white paper intitulado “Navegando por Tempos Turbulentos: Manual Estratégico para Proprietários em uma Era de Incerteza”, no qual afirma “trabalhar com as equipes executivas de suas empresas para pensar estrategicamente nos diversos movimentos de xadrez em 3D necessários para enfrentar ventos contrários”, acrescentando que “o melhor é concluir o planejamento de cenários com a mente clara, bem antes que os desafios do mercado surjam”.
O documento afirma: “A história mostra que, em períodos de turbulência, as empresas mais bem-sucedidas nem sempre são as maiores ou mais fortes. Em vez disso, são aquelas que se adaptam mais rapidamente.”
“Essas empresas se destacam ao tomar decisões disciplinadas, baseadas em dados, com rapidez e confiança. Elas criam planos operacionais flexíveis e os revisam regularmente para lidar com as condições em mudança.”
A Greater Than Games foi reduzida a uma equipe de apenas três pessoas pela Flat River em abril, com os cofundadores Christopher Badell, Paul Bender e Adam Rebottaro como os únicos funcionários mantidos. A editora é mais conhecida por jogos como
Spirit Island e
Sentinelas do Multiverso.
Mais de 5.400 financiadores da expansão
Sentinels of Multiverse: Definitive Edition - Disparation, na plataforma BackerKit, ainda aguardam notícias sobre se e quando o jogo será produzido.
O financiamento ocorreu há mais de dois anos, mas o projeto foi colocado em pausa pela Flat River há três meses, junto com os demais projetos da Greater Than Games.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/07/08/flat-river-group-downsizes-again-as-veteran-trio-leave-to-relaunch-luma-imports-under-acd-distribution-acd-also-buys-flat-rivers-synapses-games/