Salve, pessoal.
Sou relativamente novo no hobby. Só comecei a jogar jogos de tabuleiro há coisa de um ano.
Foi um ano bem intenso, de conhecer muitos jogos e consumir muitíssimas horas jogando. Mas tenham em mente que o comentário (um pouco entusiasmado) que segue é de alguém com uma experiência relativamente recente nesse âmbito.
Confesso que torci o nariz para "Esdras e Neemias". Não sou uma pessoa religiosa e o tema do jogo tende a me afastar.
Mas em um dia em que estava sem nada pra fazer, resolvi assistir a uma gameplay que me apareceu no YouTube, acabei me interessando pelo jogo e comprei.
Eu não tinha experiência anterior com jogos do Shem Phillips e do S. J. Macdonald. Então, Esdras e Neemias foi esse primeiro contato.
E caramba!!
Eu adorei! E minha esposa adorou. Que jogo bom!
Vou iniciar pelo ponto que a princípio me afastou do jogo: apesar da temática bíblica, não senti que o jogo traz uma atmosfera propriamente religiosa. Pra mim, o acento, no que se refere a ambientação do jogo, está muito mais no aspecto histórico-civilizacional. A religião, é claro, está presente, mas como um dado das práticas culturais do povo que está ali representado.
Eu comprei ele juntamente com o Darwin's Journey. E, por isso, a comparação é inevitável.
Primeiramente, a despeito do que diz o BGG (
), nós sentimos o Esdras e Neemias mais "pesado" que o Darwin's.
Nossas partidas, com Esdras e Neemias, foram pura fritação e gerou até um APzinho. Nesse aspecto, o Darwins's foi uma experiência mais leve pra nós.
E, olha, nós adoramos o Darwin's Journey! É um jogaço e merece todos os louvores que vemos por aí. Mas na nossa experiência (minha e da minha esposa), o Esdras e Neemias brilhou mais. E juro que eu não esperava por isso. 
Aí eu entro em um outro ponto. Como eu gostei muito do jogo, fui procurar mais na internet, pra ver o que estavam falando do jogo. E me surpreendi que o jogo tenha sido pouco falado, né? No YouTube brasileiro, tem pouquíssimos vídeos comentando sobre ele.
Será que o problema é só o tema, que deixa ele pouco palatável para uma parcela dos jogadores?
Será que a editora investiu menos energia nesse lançamento que em outros?
Ou, eventualmente, essa minha percepção de que o jogo tem sido pouco falado é equivocada?
Em todo caso, gostei demais! Certamente vai ver muita mesa na minha casa.
E, de quebra, Esdras e Neemias capturou a minha atenção para os jogos da Garphill Games. Desde já, quero ir atrás de jogá-los.