A editora de jogos de tabuleiro CMON, que já enfrentava dificuldades financeiras, sofreu mais um revés com o cancelamento da campanha de Degenesis: Clan Wars no Gamefound. O cancelamento ocorreu após o estúdio alemão SixMoreVodka (SMV), detentor da propriedade intelectual, rescindir o contrato com a CMON, em meio a uma disputa legal entre as partes.
A CMON informou aos 1.200 apoiadores da campanha que a relação entre as empresas, inicialmente colaborativa, rapidamente se deteriorou a ponto de a comunicação ocorrer apenas por vias legais. A editora afirma que, após meses de trabalho e investimento na produção de moldes para as miniaturas do jogo, recebeu de surpresa uma cobrança da SMV superior aos 339 mil dólares arrecadados, com despesas que, segundo a CMON, não estavam previstas no contrato — apesar de já ter adiantado pagamentos à SMV.
O fundador da SMV, Marko Djurdjevic, respondeu dizendo que discorda veementemente da versão da CMON, alegando que não foi informado previamente sobre o anúncio e que não esperava que a empresa tentasse transferir a culpa do fracasso do projeto. Segundo Djurdjevic, a SMV entregou todos os materiais exigidos há mais de um ano, mas a comunicação com a CMON cessou em grande parte, impossibilitando a transparência com os fãs e forçando a rescisão contratual após várias tentativas de resolução amigável.

A CMON declarou que irá reembolsar 100% dos apoiadores, mas que o processo só será iniciado após a resolução legal final. Djurdjevic reconheceu que o cancelamento teve um impacto significativo no desenvolvimento da propriedade Degenesis, deixando a empresa há mais de dois anos sem lançamentos e sem retorno sobre os investimentos. Ele afirmou que a SMV está considerando opções futuras para a franquia, incluindo a disponibilização de ativos digitais como arquivos STL ou a busca por uma nova editora.
Este episódio agrava um ano turbulento para a CMON. A empresa já havia sido envolvida em outra controvérsia recente com a editora Final Frontier Games, que alegou que a falta de pagamento da CMON por uma localização em chinês selou seu destino, após cinco anos de dificuldades financeiras. A CMON afirmou por e-mail a alguns apoiadores que nunca recebeu cópias finais do jogo e que o pagamento só seria feito após a conclusão e antes da retirada do material.
Em abril, a CMON revelou um prejuízo de 3 milhões de dólares no ano anterior — quase o dobro dos lucros dos três anos anteriores somados. Desde então, suspendeu o desenvolvimento de novos jogos e campanhas devido à instabilidade relacionada às tarifas nos Estados Unidos, e vendeu vários títulos importantes, incluindo Zombicide, Blood Rage e Rising Sun.
Atualmente, a CMON possui oito campanhas de financiamento coletivo pendentes (que somam cerca de 18 milhões de dólares) e sete jogos em pré-venda. Entre os títulos com previsão de entrega ainda em 2025 está
DCeased: A Zombicide Game, que arrecadou mais de 2,5 milhões de dólares. Outros quatro projetos, como
DC Super Heroes United (4,4 milhões de dólares), foram adiados para o primeiro trimestre de 2026.
Apesar dos problemas, a CMON lançou este ano uma nova campanha no Gamefound,
Massive Darkness: Dungeons of Shadowreach, que arrecadou 2,85 milhões de dólares com mais de 9.800 apoiadores.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/07/04/cmon-announces-cancellation-of-degenesis-clan-wars-gamefound-campaign-after-breakdown-in-relationship-legal-dispute-with-ip-holder/