Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Safra Ideal
  4. DOFF 2025 - Uma reflexão sobre o evento, o Hobby e a Indústria de Jogos

DOFF 2025 - Uma reflexão sobre o evento, o Hobby e a Indústria de Jogos

Safra Ideal
  • avatar
    evieira05/07/25 21:00
    avatar
    evieira
    05/07/25 21:00
    718 mensagens MD

    https://movimentorpg.com.br/wp-content/uploads/2025/04/DOFF-2025-Aniversario-Retro-e-Novo-Local.jpg

    Ao voltar do DOFF após 3 cansativos dias de atividade (não ouso dizer ˜trabalho˜, embora estivesse com um crachá de "Influencer") eu fiquei matutando se, afinal de contas, eu tinha ou não gostado do evento.



    "Não vou dizer que foi ruim"


    Algumas coisas foram muito boas: o dia de negócios e da imprensa foi realmente uma ótima decisão. Para os profissionais do ramo a feira é, de fato, um momento de encontrar as pessoas e colocar em dia conversas e ideias que gerem novos negócios. Isso é impossível de ser feito com milhares de pessoas em volta. Com esse dia restrito todos podem conversar com mais calma, o pessoal da geração de conteúdo pode trabalhar com liberdade e espaço, tendo os monitores disponíveis para demonstrar um jogo sem ter que esperar em fila. Faz todo o sentido do mundo e espero que seja mantido.

    Outra coisa boa é que teve mais espaço do que o ano passado, que chegava a estar claustrofóbico. As ruas entre os stands estavam mais largas, havia banheiros sem fila e a relativa proximidade com o Shopping Center compensou a parca e cara logística alimentícia. A mudança para o Expo Center Norte me parece muito positiva.

    Os stands das empresas também estavam bem bonitos e mais funcionais do que nos anos anteriores sendo o da Grok o destaque, com a loja separada do stand e muitas mesas disponíveis para jogo. Houveram algumas filas para comprar jogos, mas nada absurdo como tivemos no ano passado.

    E naquelas partes que representam nichos do hobby do qual eu não participo, como RPG e Pintura de Miniaturas, a coisa parecia bastante animada. Tudo estava cheio. Acredito que a maioria das editoras teve o retorno esperado do evento e acredito que todos estaremos ali no próximo ano para mais um DOFF.

    "Também não foi tão bom assim"

    Sendo assim, porque eu fiquei com certo gosto amargo na boca? Algo se perdeu nesses 7 anos desde que  descobri os jogos modernos e que participo dessa conferência que, para o bem e para o mal, é um  espelho do hobby e da indústria de jogos de tabuleiro modernos no Brasil.

    Teria sido o problema do credenciamento? Como eu tive credencial de influencer e cheguei na sexta-feira, não precisei encara as filas de até 3 horas para entrar no evento, como muita gente precisou. Ainda assim, tendo chegado na sexta-feira as 14:10 no local do evento, encontrei uma fila de umas vinte pessoas que, como eu, estavam sendo credenciadas como Imprensa ou Influencers. Essa fila demorou uns 40 minutos.

    Você é convidado para participar do evento e falar sobre ele (de preferência, falar bem) e, de cara, te botam numa fila que não anda.

    Pois bem, no sábado, com a abertura para o público geral e muita gente chegando ao mesmo tempo, o caldo entornou. A direção do evento tomou algumas ações, inclusive deixou o evento aberto uma hora a mais do que o programado, mas houve um estrago. As pessoas vem para se divertir e não para se aborrecerem.

    Sinceramente, eu não consigo entender qual era a dificuldade em checar a identidade e entregar um crachá (cuja qualidade melhorou bastante em relação aos anos anteriores) e uma pulseira que não poderia ser perdida em hipótese alguma. Eu vou a muitos corporativos e tipicamente o credenciamento é feito instantaneamente.

    Outro problema era a relativa falta de mesas.

    Não é que não tinham mesas. Alguns stands, como a Grok, MeepleBR e até a Devir, as tinham em boa quantidade. Pode até ser que tenham tido mais mesas que no ano passado. O problema é que a razão entre publico presente e quantidade de mesas vem diminuindo consideravelmente ao longo dos anos. Ou pelo menos, assim me parece.

    Quando eu comecei a ir no DOFF, ainda no Rio de Janeiro, a gente chegava em um stand e o monitor nos convidava para sentar e jogar. Agora, isso é impossível. Você precisa ficar guardando caixão ao lado de quem está jogando, quase constrangendo quem está sentado com aquela cara de cachorro pidão "termina isso aí, eu quero jogar também". Isso é muito desanimador.

    Esse sentimento de não ter espaço para jogar foi pior esse ano porque havia um pedaço ENORME do pavilhão não utilizado. Aos poucos, as pessoas, cansadas de andar e ficar em filas, começaram a se espalhar por esse espaço e a sentar no chão. Será que seria tão caro colocar mesas livres ali? Ouvi dizer que o espaço não foi contratado e que por isso ele estava vazio, que o ar condicionado nem estaria ligado por ali. Não sei, não conheço os custos, mas me parece uma economia porca e uma certa falta de cuidado com o público que vem ao evento e não tem onde curtir o que comprou na feira, uma vez que nem todo mundo mora em São Paulo.

    Tem também a questão dos preços. Passagem e hotéis são caros, o ingresso é caro, o táxi para ir do centro até o Expo Center Norte é caro, o estacionamento é caro, a comida é absurdamente cara dentro do evento e, finalmente, os jogos são vendidos a preço de lançamento com poucas editoras fazendo promoções de fato.

    OK, São Paulo é uma cidade cara e disso todos sabemos e, se queremos ir ao evento, temos que estar preparados. Porem, seria legal entregar um maior valor agregado a quem esta comprando ingresso ao invés de deixar esta pessoa sair com aquela impressão de que está ali apenas para ser explorada.

    Talvez o evento seja ainda seja muito legal para quem mora em São Paulo, vá em grupo, fique algumas horas ali, pegue o que comprou e vá para casa ou uma luderia jogar. Talvez faça muito sentido para quem gosta de cosplay, joga RPG ou faz pintura de miniaturas, porque essas pessoas têm, de fato, outras experiências a curtir.

    Para um jogador que tem como prioridade os jogos estratégicos, que vem de outro estado, sem grupo, para passar os dois dias na conferência com a intenção de jogar, o evento está perdendo o sentido.

    Eu nem acho que seja culpa da organização ou das editoras em si. A culpa é do famoso "mercado".

    O tal mercado


    https://s3.static.brasilescola.uol.com.br/be/2023/05/oferta-procura-livre-mercado.jpg


    Em primeiro lugar, eu mudei muito nesses sete anos em que comecei a jogar tabuleiro (e cinco que comecei a escrever).

    Quando começamos, tudo é festa, qualquer jogo parece ser bom e você senta em qualquer mesa para jogar qualquer coisa. Sete anos depois, isso não é mais verdade. A grande maioria dos jogos que está em catálogo cai em duas categorias: ou eu já joguei ou não me interessa.

    Em segundo lugar, o mercado de jogos cresceu e, para dar conta desse crescimento, as editoras vem buscando jogos de apelo mais popular. Jogos mais simples, com poucas regras, tempo mais curto e mais baratos.

    Como vimos na lista que eu fiz antes do evento, a grande maioria dos lançamentos eram carteados. Com efeito, haviam pouquíssimas mesas de jogos maiores no evento e essas eram disputadas a tapa.

    Eu só joguei jogos curtos. Dos que não conhecia, posso citar o Safra Ideal, da Grok (que esgotou), o Pina Coladice da Devir e Dandelion, da Ludofun. Todos esses são jogos interessantes e valem uma olhada.

    Como venho dizendo em algumas colunas, está havendo uma divisão no mercado. As editoras estão buscando o filão mais casual/familiar/carteado e os jogos estratégicos estão ficando cada vez mais nichados.

    A Mosaico ainda traz muita coisa, mas muitas vezes nem traduz. A Devir trouxe o SETI, mas ele esgotou antes da feira, apenas nos pedidos das lojas. Isso é sinal que a tirageM foi baixa. E, se essa tendência da Amazon de trazer jogos importados a preço de custo não for uma mera queima de estoque, a situação vai piorar. Eu temo que passemos a ter cada vez menos jogos estratégicos localizados para o português.

    A cena de jogos estratégicos no Brasil está cada vez está ficando mais parecida com a cena de board game do Rio de Janeiro. O pessoal que curte jogos aqui tem uma média de idade mais alta, com um poder aquisitivo um pouco maior, a grande maioria tem um bom inglês e importa muito jogo. Esse é um dos motivos porque as lojas daqui tem mais dificuldade que as de outras cidades se manter: quando um jogo novo sai, boa parte dos potenciais compradores já o trouxeram de fora. É o que periga acontecer se a importação a preços competitivos vier pra ficar.

    Não me entendam mal, é importante que o hobby cresça e que as empresas tenham lucro suficiente para, entre outras coisas, poder investir em jogos estratégicos. Porem, apesar de ter crescido muito, o hobby não cresceu o suficiente para que tenhamos preços de mercado de massa e com isso vender o suficiente para termos um nicho de jogos médio e pesados mais saudável.

    O DOFF atual é um espelho disso. Ele se tornou uma feira lotada e focada e jogos menores porque é isso o que vende, mas que não tem mais muito espaço para quem vem pra conhecer jogos mais complexos.

    Não é a feira nem as editoras que estão errados, eles atendem o que o mercado quer. Eu é que sou o dinossauro em um mundo que mudou além da minha capacidade de me adaptar a ele.
    Apesar dos problemas, o DOFF segue sendo o principal evento do mercado de jogos brasileiro e as coisas, como um todo melhoram, mas a "passos de formiga e sem vontade"! Ano que vem estaremos aqui de novo!

    Prêmio Ludopedia e o Segredo do Covil dos Jogos 


    https://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2025/07/ludopedia-1024x768.jpg

     
    Como dissemos, o Covil teve um Stand no DOFF 2025. A ideia era ter um estúdio para a gravação dos conteúdos, o que deu muito certo (só na sexta feira foram 9 lives publicadas com entrevistas e gameplays diversos), uma loja vendendo os jogos do Paulo e itens do Covil e da Covilcon e, por fim, servir de ponto de encontro para os covileiros, nossos apoiadores que permitem que estejamos há 10 anos no ar.

    Para mim, pessoalmente o DOFF valeu a pena por causa desse espaço, de todo mundo que foi conversar conosco, de todo o reconhecimento que recebi e pelas conversas que tivemos.
    E, claro, pela entrega do Prêmio Ludopédia. Essa coluna que escrevo aqui ajudou o Covil a ganhar, pela 5a vez consecutiva, o Prêmio de Mídia Escrita. Ganhamos também nas duas outras categorias que competimos, o Podcast e o Áudio Visual. Pela primeira vez eu estava presente para receber o prêmio e subir no palco e logicamente fiquei muito feliz com isso. O discurso foi improvisado na hora, mas acho que não fiz feio não.

    Porque o Covil ganha tanto? Não é apenas uma questão técnica. Tem muita gente boa fazendo vídeo, podcast e texto por aí. Alguns talvez até melhores do que nós. E, na boa, isso não é falsa modéstia.

    O segredo do Covil é o engajamento. Nós não somos um canal de geração de conteúdo. Nós somos uma comunidade que se formou em torno um canal de geração de conteúdo. Essa é a diferença.

    Eu não sei se foi a Pandemia, quando o Covil abriu torneios e lives diárias, trazendo com isso conteúdo e laços fortes de amizade que, espero, nunca mais se rompam.
    Eu não sei é o jeito mineiro do Paulo e da Karine, que tratam cada covileiro como se trata uma visita querida que vem à sua casa, e que abrem espaço para toda a comunidade de geração de conteúdo participar dos programas.

    Eu não sei se é a Covil Con, que tornou Divinópolis a Essen Brasileira.

    Talvez seja tudo isso junto!

    Enquanto houver um coração infantil


    https://vasconoticias.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Nene-entrando-em-campo-com-os-pequenos-vascainos.jpg

    Se nossa estada no DOFF não tivesse servido para mais nada, fecho esse relato com a história da Heleninha, uma menina de nove anos de Mogi das Cruzes, que adora o Covil e a Karine. 

    No meio daquela multidão de sábado, ela se perdeu dos pais. Seu pensamento foi "tenho que achar a barraca do Covil dos Jogos". E ela nos achou, ficou lá toda contente conversando com a Fafa enquanto a Karine se virava para achar o contato da mãe dela. Em alguns minutos a mãe apareceu (depois de meia dúzia de pessoas do Staff do Evento aparecerem atrás da menina), super nervosa (como era de se esperar), ficou com a gente lá até se acalmar e voltou no dia seguinte, mais tranquila para tirar foto com todos e curtir o momento.

    O Vasco da Gama (o clube de futebol para o qual eu torço) tem um slogan "Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal". Sempre que eu vejo a entrada em campo com aquele monte de crianças entrando com os jogadores, a despeito de 5 rebaixamentos, eu entendo a força dessa frase.

    No final das contas, eu gostei do evento. Não é todo dia que a vida te mostra o real propósito de algo do qual você participa. Essa graça veio para mim no sábado a tarde.

    E o prêmio não teve nada a ver com isso.

    https://covildosjogos.com.br/wp-content/uploads/2020/05/cropped-Eduardo-vieira-foto-80x80.png


    Eduardo Vieira

    Eduardo Vieira é analista de sistemas, e participa do Hobby desde 2018, mas vem tentando descontar o tempo perdido! É casado, mora no Rio de Janeiro e vive reclamando que não tem parceiros para jogar tudo que compra!


     
     
     

    5
    0
    46

  • Canal

    Veja Também

    Covil dos Jogos

    Veja Também

    Andromedas Edge - Regras e Gameplay
    DC Super Heroes United - Duende Verde - Gameplay
    DC Super Heroes United - Revanche contra Scorpion - Gameplay
    Samba de 8 a 80 no carteado!
    O que tem na Caixa? Unboxing Andromeda's Edge

    Compre agora o jogo Safra Ideal na LUDOSTORE
    R$ 144,55 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • rafapaz
    514 mensagens MD
    avatar
    rafapaz06/07/25 12:04
    rafapaz » 06/07/25 12:04

    Excelente texto!

    Eu vejo que o hobby no Brasil cresce de forma desordenada, igual as grandes cidades brasileiras.... ou seja, enquanto a quantidade de pessoas no hobby só aumenta, tenho a impressão que a estrutura de eventos, marketing e tecnologia (p. ex. ludopedia) permance precária, com problemas básicos de uma estrutura de fundo de quintal. O amadorismo prevalece.

    Talvez o DOFF se torne um evento mais para "profissionais do ramo" (editoras, influencers, lojas, designers, etc).
    Para o público em geral, basta ir uma vez na vida, curtir a experiência e já está ótimo. Pra mim foi um passeio divertido, mas não quero voltar.

    Vejo tbm que eventos menores regionais estão ganhando força e atraindo mais a atenção do público geral, focado em jogar mesmo. Quero muito ir na Covil Con.

    Não acho ruim essa divisão (ou multiplicação) de eventos, pelo contrário. Acredito que os eventos menores, mais intimistas, agregam mais para o público. Cada evento com seu objetivo.

    E espero que o hobby melhore sua estrutura geral (não só no DOFF mas de tudo)... apesar de não achar a "estrutura envoltória" tão importante quanto a essência do hobby, que é simplesmente jogar.

    Abs

    7
  • evieira
    718 mensagens MD
    avatar
    evieira07/07/25 09:22
    evieira » 07/07/25 09:22

    rafapaz::Excelente texto!

    Eu vejo que o hobby no Brasil cresce de forma desordenada, igual as grandes cidades brasileiras.... ou seja, enquanto a quantidade de pessoas no hobby só aumenta, tenho a impressão que a estrutura de eventos, marketing e tecnologia (p. ex. ludopedia) permance precária, com problemas básicos de uma estrutura de fundo de quintal. O amadorismo prevalece.

    Talvez o DOFF se torne um evento mais para "profissionais do ramo" (editoras, influencers, lojas, designers, etc).
    Para o público em geral, basta ir uma vez na vida, curtir a experiência e já está ótimo. Pra mim foi um passeio divertido, mas não quero voltar.

    Vejo tbm que eventos menores regionais estão ganhando força e atraindo mais a atenção do público geral, focado em jogar mesmo. Quero muito ir na Covil Con.

    Não acho ruim essa divisão (ou multiplicação) de eventos, pelo contrário. Acredito que os eventos menores, mais intimistas, agregam mais para o público. Cada evento com seu objetivo.

    E espero que o hobby melhore sua estrutura geral (não só no DOFF mas de tudo)... apesar de não achar a "estrutura envoltória" tão importante quanto a essência do hobby, que é simplesmente jogar.

    Abs


    A razão para o que você chama de crescimento desordenado é, basicamente, falta de dinheiro.

    Existe uma demanda reprimida alta por jogos e eventos que se efetivaria se conseguíssemos baixar os custos.  

    Porem, isso não é muito fácil. Temos um governo historicamente perdulário (em maior ou menor grau dependendo do governante da época, mas nenhum deles, na prática, conseguir ser consistentemente diferente - não politizem, por favor), temos uma estrutura logística complicada.

    As empresas se adaptam ao ambiente. As tiragens pequenas foram a forma de sobreviver em um mercado que paga por novidades, mas não por muito tempo. Os jogos menores e mais baratos é a forma de alcançar um publico um pouco maior.

    Vendas diretas eliminam intermediários, mas trazem outros problemas: as lojas não aguentam a concorrência.

    Para o Bem e para o Mal, o DOFF espelha o estado da industria de jogos e do Hobby.

    3
  • MatheusAleM
    183 mensagens MD
    avatar
    MatheusAleM07/07/25 10:06
    MatheusAleM » 07/07/25 10:06

    Também acho que o mercado de jogos aparenta começar a se dividir no BR: de um lado consumidores de jogos mais simples e casuais (e menos caros) comprando jogos de lojas nacionais, do outro consumidores de jogos mais complexos e extensos (e mais caros) importando de lojas internacionais. Pra quem pelo menos arranha o inglês, as únicas barreiras pra conseguir alguns desses jogos não traduzidos eram o preço e a disponibilidade de importar, e parece que esses obstáculos vêm diminuindo. E mesmo que a editora nacional lance um jogo desses em PTBR, nunca se sabe se ela vai continuar lançando eventuais expansões no futuro, o que faz com quem parte dos jogadores até prefira já pegar o jogo base em inglês pra não ficar com idioma misturado depois.

    Exemplo atual é o caso do The Elder Scrolls: Betrayal of the Second Era. Um jogo de $225 que a Galápagos lançará em PTBR por volta do fim de 2025, ótimo. Mas a desenvolvedora do jogo - a Chip Theory Games - já disse que pretende lançar caminhões de expansões pra ele ao longo de vários anos. Será que a Galápagos vai continuar traduzindo expansão pra um jogo de $225 ao longo de vários anos? E aí você diz "mas cara, esse jogo é caro, é difícil vender muito a ponto de justificar a tradução de expansões". Sim, mas isso a empresa já sabe antes de traduzir o jogo base. O quanto de venda é necessário pra um jogo desses ter expansões traduzidas? E o quanto dessas vendas é uma projeção realística da editora nacional no BR? Esse contexto duvidoso, somado ao histórico de empresas nacionais não lançarem expansões de vários jogos, faz o consumidor véio, que é o típico público desse tipo de jogo caro, muitas vezes preferir já pegar a versão em EN de uma vez.

    E observemos: há jogos e expansões importadas que nos últimos meses (por causa da loja amazônica) têm ficado mais baratos, já com frete e tributo incluídos, que suas versões PTBR! Parece ilógico, mas é real.

    Então voltamos ao assunto principal do tópico, que é o DOFF. Independentemente da aparente cisão do mercado, se a predominância de jogos simples e casuais no evento for tendência, será que o evento se manterá apenas com esse público? Particularmente, eu iria pra ver/jogar/talvez comprar um Oathsworn da vida, um Arydia, mas pra que viajar sei lá quantos km pra ver o novo Azul, por mais que eu goste de Azul? Ou o novo carteado do *insira sua franquia favorita aqui*, que é bem parecido com o outro carteado do *insira sua segunda franquia favorita aqui* e pode ser entendido com um vídeo de 5 min na internet? Ou a nova expansão do Marvel United/Everdell/Zombicide?

    Em resumo, penso que se essa separação do mercado nacional e se esse tipo de evento continuarem, pelo menos parte dos potenciais consumidores BR vai vazar de ambos os cenários.

    1
  • evieira
    718 mensagens MD
    avatar
    evieira07/07/25 11:20
    evieira » 07/07/25 11:20

    MatheusAleM::
    Em resumo, penso que se essa separação do mercado nacional e se esse tipo de evento continuarem, pelo menos parte dos potenciais consumidores BR vai vazar de ambos os cenários.



    Obrigado pela reflexão no geral!

    Sobre a questão que mantive na citação, cara, só o tempo dirá.

    O Doff, pelo menos no discurso, tenta atender a todas as tribos do Hobby. Isso é  verdade até certo ponto: tem de tudo lá. A quantidade de gente vendo rpg, pintura e independentes era muito grande. Tinha jogo estratégico tambem. A mosaico trouxe vários. Só não tem muito espaço para jogar e nem muito lançamento.

    As editoras focam nas vendas e o que está vendendo é jogo menor. Isso é um fato!

    Talvez se criem eventos mais específicos.

    1
  • elvislucas
    141 mensagens MD
    avatar
    elvislucas07/07/25 14:22
    elvislucas » 07/07/25 14:22

    Me deparei com algo semenhante ao que você disse no bate papo entre jogos da ultima jogatina que participei:

    1 - Quando começamos, tudo é festa, qualquer jogo parece ser bom e você senta em qualquer mesa para jogar qualquer coisa. Sete anos depois, isso não é mais verdade. A grande maioria dos jogos que está em catálogo cai em duas categorias: ou eu já joguei ou não me interessa.

    Sim percebi que depois de um tempo jogando nos tornamos um pouco de "sommelier" de jogos, onde ficamos mais procurando pontos de crítica do que curtindo os jogos, estou me policiando muito quanto a isso, para não perder o sentido do Hobby, que é justamente jogar e se divertir.

    2 - Em segundo lugar, o mercado de jogos cresceu e, para dar conta desse crescimento, as editoras vem buscando jogos de apelo mais popular. Jogos mais simples, com poucas regras, tempo mais curto e mais baratos.

    Isso me preocupa demais, pessoal está perdendo a paciência de escutar uma explicação mais demorada, de ler regras mais extensas, de jogar jogos mais profundos.
    Entendo perfeitamente que as editoras precisam lucrar, que precisam haver jogos para trazer mais pessoas pro Hobby, mas sem se esquecer da galera que curte os mais pesadões.
    Essa economia de não mais traduzir jogos está virando uma modinha séria... que vai afastar muita gente do hobby (ou pelo menos de alguns jogos).
    E se for pra comprar em inglês, as vezes a Amazon está com uns preços bem competitivos...

    Excelente texto que venham mais eventos, que venham mais jogos, mas que principalmente venha mais diversão e bons momentos com pessoas que a gente gosta de compartilhar nosso bem bem mais valioso dessa vida: O Tempo!

    1
  • Schaidhauer
    101 mensagens MD
    avatar
    Schaidhauer07/07/25 20:37
    Schaidhauer » 07/07/25 20:37

    To vendo uma bolha estourando. Não vejo mais o mercado absorvendo a quantidade de jogos sendo produzidos, vejo isso até aqui na ludopedia, jogos sendo vendidos cada vez mais baratos e muitas vezes nem tendo lances em seus leilões.
    Não sei se, eu que mudei de gosto depois de tanto tempo, mas não vejo nada que me agrade sendo vendido aqui no Brasil. Sem falar em qualidade, que muitas vezes é bem abaixo do esperado.

    2
  • rods088
    6 mensagens MD
    avatar
    rods08807/07/25 22:12
    rods088 » 07/07/25 22:12

    Hahaha ! Joga há 7 anos e se acha dinossauro ... Mano, o que sou eu então ? Jogo boardgames (euro e ameritrash) desde 1995 e RPG desde 1989. Essas pequenas mudanças que vc observou são marolas na "big picture". Nem mercado o Brasil é de verdade. Sua percepção é muito provinciana, muito mesmo.

    1
  • tharik
    152 mensagens MD
    avatar
    tharik17/07/25 09:55
    tharik » 17/07/25 09:55

    Vou me dar o direito de discordar, a sexta feira foi a pior escolha que se pode imaginar, existiam alguns jogos com estoque super limitado, como o Keep the Heroes Out!: The Sparkling Guardian Expansion por exemplo, que o estoque super limitado praticamente esgotou na sexta, onde na própria sexta já tinham anúncios aqui na ludo infinitamente mais caro, o mesmo vendedor já vi anunciando umas 10 cópias do jogo que era para ser vendido no evento, por isso apelidei o dia da imprensa de DIA DO CAMBISTA.

    Outro ponto triste claro é Galápagos e Paperpergame não terem mesa para jogar, ser só venda e o medo de virar uma tendência de mercado.

    1
  • evieira
    718 mensagens MD
    avatar
    evieira17/07/25 13:49
    evieira » 17/07/25 13:49

    tharik::Vou me dar o direito de discordar, a sexta feira foi a pior escolha que se pode imaginar, existiam alguns jogos com estoque super limitado, como o Keep the Heroes Out!: The Sparkling Guardian Expansion por exemplo, que o estoque super limitado praticamente esgotou na sexta, onde na própria sexta já tinham anúncios aqui na ludo infinitamente mais caro, o mesmo vendedor já vi anunciando umas 10 cópias do jogo que era para ser vendido no evento, por isso apelidei o dia da imprensa de DIA DO CAMBISTA.

    Outro ponto triste claro é Galápagos e Paperpergame não terem mesa para jogar, ser só venda e o medo de virar uma tendência de mercado.



    Entendo o seu ponto, mas não é um problema de existir a sexta-feira e sim do fato que as editoras fazem tiragens pequenas demais dos seus produtos.

    E se alguém chega a ter dez copias de um jogo, eu diria que é mais provável é que a pessoa tenha algum esquema com a editora do que ela tenha comprado na lojinha do doff.

    Para você ter uma ideia, eu quis comprar um jogo na sexta, eles não tinham ainda, me prometeram pro sábado e quando fui lá já não tinha mais.

    Sds,

    Eduardo



    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
Safra Ideal - DOFF 2025 - Uma reflexão sobre o evento, o Hobby e a Indústria de Jogos
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.