Jogamos ontem 2/3 de uma partida introdutória de Paths of Glóry. Apresentei para um amigo que estava ansioso em conhecer um dos grandes jogos de guerra, ao menos para os europlayers.

Me surpreendi que simplesmente algumas regras ainda não estão completamente internalizadas para mim. Por exemplo, descobri que uma carta CC ela fica ativa durante todo o turno caso o jogador vença o combate aonde ela foi utilizada; ou que uma trincheira nível 2 adversária ela pode virar uma trincheira nível 1.
Gosto bastante de paths of glory mas a quantidade de informações e exceções parece muito esmagadora para o jogador comum. E acho que o modo introdutório traz muitas limitações, como as potências centrais não conseguirem acessar o Oriente Próximo, ou a Turquia e Itália não entrarem na Grande Guerra.
Contudo, ele ainda permanece como meu jogo favorito de guerra em escala estratégica. Me sinto melhor com esse jogo do que, por exemplo, com Guerra do Anel.
Paths of Glory parece muito mais sobre a diversão em tu dominar essa estranha máquina com tantas exceções e, no final, ver que a coisa faz sentido, ou então "como não pensei nisto.
Poucos jogos me trazem essa sensação de redescobrimento, embora ao custo de uma partida em sua maioria das vezes, exaustiva no domínio pleno de seus mecanismos.