Flip 7, o jogo de virar cartas com mecânica de force sua sorte, adicionou mais um prêmio à sua coleção ao ser coroado melhor jogo de festa na competição deste ano do Origin Award, um dos prêmios mais antigos dos jogos de tabuleiro votado por profissionais da indústria.
O design de Eric Olsen superou a concorrência de títulos como
Things In Rings, de Peter C Hayward, e
ito , de Mitsuru Nakamura – que também atende pelo nome de 326 – para conquistar o prêmio, somando-se ao seu Golden Geek Award de melhor jogo de festa do início deste ano.
Flip 7 é um dos três finalistas do cobiçado prêmio Spiel des Jahres deste ano, ao lado de
Bomb Busters e
Krakel-Orakel, que será anunciado em outubro, e também recebeu indicações para melhor jogo de festa e melhor novo designer no Dice Tower Awards, que será anunciado na Gen Con em 7 de agosto.
O jogo está no topo da lista de mais vendidos do BoardGameGeek há mais de 10 semanas, superando a concorrência de outros grandes vendedores deste ano, incluindo Harmonies e Sky Team.
O designer Eric Olsen disse ao BoardGameWire no mês passado: “Eu sabia que o jogo era sólido. Ele foi testado centenas de vezes por quase dois anos. Eu tinha grandes esperanças porque conhecia David Blanchard e Tony Serebriany na [editora] The OP e o histórico estelar da The OP com jogos familiares e de festa. Ainda assim – eu nunca antecipei a jornada insana que
Flip 7 teve este ano.”
O eurogame de pesquisa marinha
Endeavor: Mar Profundo – um indicado ao Kennerspiel des Jahres deste ano – levou o prêmio de melhor jogo pesado na premiação deste ano do Origin Awards, que foi anunciada em 21 de junho na Origins Game Fair.
Essa vitória veio em uma categoria altamente disputada, que contou com a concorrência do design de estratégia espacial e trick-taking muito discutido de Cole Wehrle,
Arcs: Conflito e Colapso no Vértice, do popular jogo de exploração do sistema solar de Tomáš Holek,
SETI: Busca por Inteligência Extraterrestre, e do grande sucesso de Antoine Bauza e Bruno Cathala,
O Senhor dos Anéis: Duelo pela Terra Média.
Endeavor, criado por Carl de Visser e Jarratt Gray, também ganhou o Prêmio de Sustentabilidade deste ano por seus temas e produção ambientalmente conscientes.
O jogo é inteiramente feito de materiais biodegradáveis certificados pelo Forest Stewardship Council, exceto por seus inserts da Game Trayz, que são feitos de bagaço, um material seco, polpudo e fibroso que permanece após esmagar talos de cana-de-açúcar para extrair seu suco.
A editora Burnt Island Games também convenceu sua fábrica, Bang Wee Industries, a mudar para materiais certificados pelo FSC para suas outras produções, e a Burnt Island acrescentou que pretende minimizar sua pegada de carbono durante a distribuição.
Outros vencedores incluíram
Fromage, de Matthew O’Malley e Ben Rosset, na categoria de jogo de estratégia leve,
Marvel United: Multiverse de Andrea Chiarvesio e Eric Lang como melhor jogo solo/cooperativo e
Seaside de Bryan Burgoyne como melhor jogo introdutório.
Os prêmios de aparência renovada, organizados pela organização comercial sem fins lucrativos GAMA, passaram por mudanças significativas nos últimos anos, passando de 10 categorias em 2019 para 24 no ano passado, e mudando significativamente a composição dessas categorias de ano para ano.
A GAMA reduziu novamente os prêmios para 12 categorias este ano, sem espaço para novos segmentos introduzidos em 2024 para melhor representar a expansão da GAMA além de apenas varejistas, editoras e distribuidores.
As categorias cortadas da lista deste ano incluem Melhor Produção de Mídia, Melhor Escrita Relacionada a Jogos e Melhor Arte 2D, embora o segmento de miniaturas tenha sido expandido de duas categorias para três desta vez, cobrindo jogos, as próprias miniaturas e tintas e acessórios.
Mas o número total de jogos indicados competindo nas categorias reduzidas este ano aumentou mais de 50%, de 79 para 120.
Um total de 50 jogos de tabuleiro competiu este ano em cinco categorias, com jogos cooperativos e solo sendo agrupados em um único prêmio, enquanto outros prêmios celebraram jogos construíveis fixos e aleatórios, como Magic: The Gathering, jogos de miniaturas e miniaturas individuais, e títulos e suplementos de RPG.
A GAMA também revelou seus indicados ao hall da fama este ano, concedidos – como os Prêmios Origins – por sua divisão, a Academy of Adventure Gaming Arts and Design.
A AAGAD se descreve como “uma rede baseada em pares de profissionais da indústria de jogos cuja missão é promover inovação e excelência no design e produção de jogos e materiais relacionados a jogos”.
As pessoas indicadas ao hall da fama este ano incluem a designer de
Qwirkle, Susan McKinley-Ross, o criador de
The Castles of Burgundy, Stefan Feld, e Ryo Mizuno, o escritor japonês por trás de Record of Lodoss War.
O design de Vlaada Chvátil, Codenames, e o jogo estilo charadas
Time's Up!, da R&R Games, também foram incluídos no hall da fama este ano.
Mike Pondsmith, o fundador da R Talsorian Games e criador do RPG
Cyberpunk 2020, recebeu o Prêmio de Serviço Rick Loomis deste ano em reconhecimento à sua dedicação excepcional e contribuições ao longo da vida para a comunidade de jogos de mesa.
A lista completa de vencedores da 48ª Competição do Origin Award
Jogo Co-Op / Solo
Marvel United: Multiverse – CMON (Asmodee)
Designers: Andrea Chiarvesio e Eric Lang
Jogo Introdutório
Seaside – Hachette Boardgames USA
Designer: Bryan Burgoyne
Jogo de Festa
Flip 7 – The Op
Designer: Eric Olsen
Jogo de Estratégia Pesada
Endeavor: Mar Profundo – Burnt Island Games / KTBG
Designers: Carl de Visser e Jarratt Gray
Jogo de Estratégia Leve
Fromage – R2i
Designers: Matthew O’Malley e Ben Rosset
Jogo de Construção Fixa
Compile: Main1 – Greater Than Games
Designer: Michael Yang
Jogo de Construção Aleatória
Magic: The Gathering – Bloomburrow Collector Booster Box – Wizards of the Coast
Produto Principal de Miniaturas
Star Trek: Into The Unknown – Federation vs. Dominion Core Set – WizKids
Designers: Max Brooke e Michael Gernes
Miniaturas
Fool’s Gold Miniature – Tarrasque (Gray)– Hit Point Press
Tintas para Miniaturas / Acessório de Hobby
AK Interactive Real Colours Markers Set – AK Interactive
Produto Principal de RPG
Yazeba's Bed & Breakfast – Possum Creek Games
Designers: Mercedes Acosta, Jay Dragon, Lillie J Harris e M Veselak
Suplemento de RPG
Call of Cthulhu (7th Edition) - No Time to Scream – Chaosium
Designers: BW Holland, Bridgett Jeffries & CL Werner
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/06/23/flip-7-continues-awards-run-with-origin-award-victory-fromage-and-endeavor-deep-sea-also-among-winners/