Minha percepção de quem nunca foi ao DOFF é a de que ele é um espaço disponibilizado pela Fernanda para reunir três atrações:
- editoras (e seus lançamentos);
- influencers; e
- uma atração internacional.
Com isso, ela espera atrair o público. E me parece que esse é o único propósito da FS Produção e Marketing: atrair pessoas e fazê-las voltar. Digo mais: ela está batendo a meta com 100% de eficiência. Isso explica praticamente tudo o que aconteceu e tem acontecido no DOFF - exceto pelas 2h de fila no credenciamento do sábado, que foi falha organizacional (mas não viemos aqui para
chutar cachorro morto... sigamos!).
Cada um que se vire! Cada um que venha e traga seus próprios significados e objetivos para a feira: rever amigos, conhecer pessoas, comprar jogos, vender jogos, tietar criadores de conteúdo, produzir conteúdo para redes sociais, divulgar jogos. Não me parece que a FS queira intervir nisso. E, convenhamos: por que mudar a estratégia se o
laissez-faire já funciona tão bem para ela?
Nesse modelo:
- as editoras fazem o que querem em seus estandes (apenas respeitando o horário de funcionamento da feira);
- os influencers têm liberdade para criar conteúdo e participar das ativações das editoras; e
- a atração internacional circula e dá sua palestra.
Isto posto, a ausência de um código de conduta significa que não há diretrizes para:
- incluir mesas para jogadores;
- fomentar interação com o público;
- limitar demos a partidas rápidas; ou
- evitar segregação entre público e influencers.
Tudo isso atesta a política do
laissez-faire.
Outro ponto que merece destaque: o DOFF não segmenta jogos de mesa. Enquanto o
Goblin de Ouro (do RPG, criado pelo evento) e o
Prêmio Ludopedia (de boardgame, apoiado por ele) coexistem, fica claro que RPGs, boardgames, TCGs, CCGs e LCGs são tratados como um ecossistema único. Está tudo no DOFF. Isso faz sentido: muitos de nós migramos de RPGs para boardgames, ou transitamos livremente entre todas essas modalidades.
Mas, nos últimos 10 anos, isso ainda não foi suficiente para me fazer desembolsar 3 a 4 mil reais e ir ao evento.
Quem sabe um dia. Hoje, não.