Foi a quarta vez que participei do evento. Estive em 2022, 2023, 2024 e 2025, sempre com a minha esposa e a minha filha.
Chegamos no DOFF umas 9:40, no sábado. Pegamos uma fila de 50 minutos e lá pelas 10:30 estavamos dentro do evento.... mesmo assim, achei o tempo de fila inaceitável. 10 minutos depois de entrarmos na fila, ela triplicou de tamanho, foi impressionante. Acho que se eu tivesse que ficar 3 horas na fila, teria ido embora e deixado quieto, voltando só no domingo. Não custa deixar cada um imprimir seu ingresso em casa e colocar um pessoal só pra bipar o QR-Code na entrada. Acho que a organização da entrada do evento já passou do limite do amadorismo.
Sobre as mesas reservadas para criadores de conteúdo: é bizarro, porque você tem a sexta dedicada somente pra eles. Se eles podem ir no DOFF no sábado e reservar uma mesa, então me deixa entrar na sexta também. Se um criador de conteúdo quisesse sentar na mesa e jogar com os plebeus, seria super bem vindo, mas não vem com essa de reservar mesa pro cara no sábado e no domingo, é feio demais.
Vou dar nomes para as editoras nos comentários, acho necessário...
A Papergames não montou mesa para divulgar seus jogos, só montou a loja mesmo. Olha, eles não são mais os reis do party game não... tinha uma monte de editoras lá, mostrando jogos que competem de igual pra igual, ou até que superam o catálogo deles. No ano passado eles chegaram a largar os jogos naquelas mesinhas altas, sem cadeiras (ok, os jogos são rápidos) e sem nem ter monitor por perto. Já tinha um certo descaso, mas nem colocar os jogos é um tipo de arrogância que deve custar caro até para a Galápagos. Ano passado, o Dalton, do Duque Boardgames estava por lá e parou pra jogar Lhama com a gente. Isso é um exemplo que une meus 2 pontos: criador de conteúdo que não é "estrelinha", salvando o filme de editora que não liga pro público. Nesse ano, nem que o Dalton e outros 32 criadores quisessem ajudar a Papergames, não tinha como, porque nem mesa tinha.
Aliás, e a Galápagos? Já que vai se assumir como Asmodee, simplesmente desistiu de tentar? Tirei uma foto no estande deles, naquela ativação que só funcionou no domingo. E foi tudo. Que desperdício de espaço.
Os monitores da editora Party Games estavam fazendo milagre. Não queriam deixar ninguém sem jogar. Eles estavam juntando gente, caçando pessoas pra formar "mesão" e mostrar como alguns jogos funcionam melhor em galera. A Ludofun também fez um ótimo trabalho nesse sentido.
No fim das contas, como sempre, eu passei mais tempo na Conclave do que em qualquer outra editora. Faço questão de passar lá, comprar umas cartas de Vampire the Eternal Struggle e jogar os títulos deles. Estava jogando uma mesa quando um monitor apareceu pra avisar que em meia hora a mesa estaria reservada para um criador de conteúdo. Isso foi surreal... se a nossa mesa não terminasse a tempo, iam tirar a gente de lá? É sério isso? Felizmente não aconteceu... jogamos a partida tranquilamente até o final, mas sinto que eles estavam num caminho perigoso com o lance de reservar as mesas.
Na verdade, a coisa lá funcionou muito bem no final das contas. Joguei um monte de coisa deles nos 2 dias... Caty Lady, Medium, Van Gogh e até o Robinson Crusoé. A Conclave tem boa vontade e os monitores fazem diferença.
Na Devir, foi ruim mesmo: no sábado não tinha nenhum tipo de resera de mesa ou distribuição de senhas, quem quisesse jogar, tinha que ficar marcando território nas mesas. Acabei jogando o Mino Dice, que tinha me chamado a atenção e fiquei só nisso. No domingo cedo, cheguei lá e descobri que tinham sido distribuídas 100 senhas para jogar o SETI e que todas já estavam esgotadas, para o dia todo (o mesmo rolou com outros jogos deles). Eu até achei a estratégia boa, mas mudaram a regra no meio do jogo e não comunicaram de maneira clara... não tinha um cartaz, um monitor organizando isso, nada.
Ainda sobre a Devir: distribuir promos sempre foi um "mimo" legal da parte deles, me fazia ir pro estande e jogar os jogos, mesmo que não fossem os que eu queria... mas esse ano, promo era só pra quem comprasse os jogos, numa escala progressiva de valor e começando de umas promos que não faziam diferença nenhuma. Vamos lá... a Devir vende os jogos no DOFF por um preço MAIOR do que você encontra fora do evento. Eles já disseram em anos anteriores que fazem isso para não canibalizar os lojistas... ok, mas se o foco deles é divulgar os jogos no DOFF e não vender... então porque as promos são só para quem compra os jogos? Sinto um cheiro de estratégia ruim aqui.
Apesar disso tudo, o DOFF foi muito legal. Acredita que me diverti horrores? Ri bastante com a minha mulher e minha filha. Jogamos algumas partidas longas de jogos que tinhamos curiosidade de ver. Jogamos muitas partidas curtas de party games, bem engraçadas, inclusive. A contagem final foi de impressionantes 23 partidas em 2 dias, com uns 90% delas sendo bem curtinhas, o que até torna a coisa mais legal.