ChrisOliveira::Tafurino::O LCG é um dos melhores jogos analógicos já feitos, porém ele exige alto investimento, tanto em aquisição de expansões quanto em tempo e dedicação ao jogo.
Se quer algo nessa linha, pode ir sem medo. Agora, se prefere algo pra jogar mais casualmente, o board game provavelmente vai ser mais o teu perfil.
Espero ter ajudado!
Abraços e boas jogatinas
Pois é... Eu consegui juntar tudo do LCG e também do boardgame e o cardgame é meu top 1 indisputado. Só que não consigo recomendar ele devido ao alto custo de aquisição e, também, do fato de nem tudo estar facilmente disponível mais.
Acho muito mais sensato recomendar o boardgame que fornece muito mais conteúdo só com o jogo base.
Nem falo do mansions que é outro que tive sorte de conseguir juntar tudo e que hoje em dia é quase impossível.
Tive o Eldritch completo também, mas vendi pois prefiro jogar ele no TTS.
O fato de não estar disponível não vejo como um grande problema, porque as cartas de investigador você pode fazer proxy. As campanhas é um pouco mais difícil, mas tendo dezenas de campanhas, não acho que uma ou duas vão fazer falta.
Sem contar que vai existir o formato current, que vai limitar a pool de cartas, pensando justamente em novos jogadores. Acredito que as próximas expansões lançadas terão em mente esses novos jogadores que estão chegando agora e não vão ter acesso ao conteúdo antigo.
Resumindo: o jogo vai continuar bom do mesmo jeito e o jogador não vai perder muita coisa
Só repito que é um ótimo jogo, mas que exige alto investimento. Aí depende do perfil do jogador. Se a pessoa gosta de jogar várias coisas, poucas partidas, ir conhecendo outros jogos... aí o board é melhor. Mas se tem um perfil de se aprofundar mais num jogo, o LCG é um prato cheio.