brunotron::Rodrigo Zocrato::brunotron::Odanan::Não sei o que mais me surpreende: a meta alucinada (400 mil), ou que tenham arrecadado já um valor tão alto. Quando o financiamento começou, eu poderia apostar que não conseguiriam bater a meta - agora não tenho mais tanta certeza...
De qualquer forma, licenciar Senhor dos Anéis não é coisa pra qualquer um não. Nem consigo imaginar os valores envolvidos. Faz sentido que lancem depois uma campanha internacional.
O que me surpreende é a POSSIBILIDADE do Gandalf, o brother que literalmente mata o Balrog, não estar no jogo de lutar contra o Balrog.
Saiu uma atualização hoje dizendo que as metas da campanha do Kickstarter serão oferecidas aos apoiadores do Brasil também, ou seja, é bem improvável de que o Gandalf não apareça no jogo. E teremos novas miniaturas também. E o early Bid se estendeu até a DOFF , em 21/06, onde o jogo será apresentado. Estas ações com o reforço no time de desenvolvimento levam a crer que que o jogo está chegando nos trilhos.
Ótimo. Mas o que quero pontuar não são os "contornos" feitos pra viabilizar isso. É a decisão "estratégica" de colocar um personagem tão importante assim na temática como praticamente o último stretch goal. Uma coisa seria incluir personagens secundarios, outros vilões etc.... mas outra é literalmente criar uma dependência tão forte assim do sucesso da campanha. É uma decisão completamente oportunista e incoerente com a proposta de um financiamento coletivo.
De novo, nao estou criticando os ajustes feitos após perceberem a decisão errada. Estou criticando a prévia. Aí você pode interpretar como quiser. Nao sou fã de senhor dos anéis e nem ponho meu hobby acima de outras coisas, mas que na minha concepção a estratégia de posicionamento foi cagada, foi. É tipo fazer um jogo do Coringa e colocar o Batman de Stretch Goal lá no fim...
Como jogador, ligo zero pra esse jogo. Como hobbista, espero que ele seja muito bom e reforce o cenário nacional de desenvolvimento. É um saco ter de importar jogo de designer nacional... mas nao posso deixar de criticar pra que tenham lições aprendidas ai
Já faz um bom tempo que os financiamentos coletivos são utilizados como um modo seguro das editoras lançarem jogos que podem ser muito ruins. Afinal, é muito mais fácil lançar um jogo merda que já está pago pelos clientes, do que produzir um jogo merda com dinheiro do próprio bolso e depois correr o risco de não vender as unidades que produziu.
Lógico que existem exceções, e ótimos jogos que foram financiados coletivamente.
A questão é o ataque dos oportunistas que pensam apenas no lado financeiro da coisa, se aproveitando primeiro de uma franquia renomada, e depois de várias pessoas que gostam de apoiar designers nacionais por questão de princípios, para ver se a coisa engrena de uma vez. É duro dizer, mas, vocês estão sendo manipulados por pessoas que apenas querem lucro, e não ligam para o hobby dentro do cenário nacional.
Todas as decisões desse projeto foram mal feitas (alguém disse: Gandalf?), e agora estão remendando tudo com um curativo barato, uma gaze praticamente transparente, de tão fina, e uma fita que não chega nem a grudar na pele.
O investimento foi majoritariamente em estratégias de marketing, e é clara a falta de investimento no JOGO em si. Se removermos a franquia Senhor dos Anéis, não sobra nada nesse projeto.
E o pior é que ainda tem muito trouxa que vai apoiar, dizendo para si mesmo que agora as coisas estão se ajeitando pois estão tentando corrigir todas as decisões erradas que tomaram até agora. Adivinhem só, vai continuar sendo um jogo fraco, pois o foco continua sendo financeiro. Estão ouvindo a comunidade apenas para que mais pessoas comprem o jogo, não para que o jogo realmente fique bom.
Em breve teremos o mercado da Ludopedia repleto de unidades à venda, pois ninguém vai querer essa caixa ocupando espaço na sua estante de jogos.