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  4. Prepare-se para explorar a Terra-Média e enfrentar o temível Balrog de Moria.

Prepare-se para explorar a Terra-Média e enfrentar o temível Balrog de Moria.

O Senhor dos Anéis: Inimigos da Terra-Média
  • brunotron
    212 mensagens MD
    avatar
    brunotron07/06/25 12:24
    brunotron » 07/06/25 12:24

    Rodrigo Zocrato::
    brunotron::
    Odanan::Não sei o que mais me surpreende: a meta alucinada (400 mil), ou que tenham arrecadado já um valor tão alto. Quando o financiamento começou, eu poderia apostar que não conseguiriam bater a meta - agora não tenho mais tanta certeza...

    De qualquer forma, licenciar Senhor dos Anéis não é coisa pra qualquer um não. Nem consigo imaginar os valores envolvidos. Faz sentido que lancem depois uma campanha internacional.

    O que me surpreende é a POSSIBILIDADE do Gandalf, o brother que literalmente mata o Balrog, não estar no jogo de lutar contra o Balrog.

    Saiu uma atualização hoje dizendo que as metas da campanha do Kickstarter serão oferecidas aos apoiadores do Brasil também, ou seja, é bem improvável de que o Gandalf não apareça no jogo. E teremos novas miniaturas também. E o early Bid se estendeu até a DOFF , em 21/06, onde o jogo será apresentado. Estas ações com o reforço no time de desenvolvimento levam a crer que que o jogo está chegando nos trilhos. 

    Ótimo. Mas o que quero pontuar não são os "contornos" feitos pra viabilizar isso. É a decisão "estratégica" de colocar um personagem tão importante assim na temática como praticamente o último stretch goal. Uma coisa seria incluir personagens secundarios, outros vilões etc.... mas outra é literalmente criar uma dependência tão forte assim do sucesso da campanha. É uma decisão completamente oportunista e incoerente com a proposta de um financiamento coletivo.
    De novo, nao estou criticando os ajustes feitos após perceberem a decisão errada. Estou criticando a prévia. Aí você pode interpretar como quiser. Nao sou fã de senhor dos anéis e nem ponho meu hobby acima de outras coisas, mas que na minha concepção a estratégia de posicionamento foi cagada, foi. É tipo fazer um jogo do Coringa e colocar o Batman de Stretch Goal lá no fim... 
    Como jogador, ligo zero pra esse jogo. Como hobbista, espero que ele seja muito bom e reforce o cenário nacional de desenvolvimento. É um saco ter de importar jogo de designer nacional... mas nao posso deixar de criticar pra que tenham lições aprendidas ai

    3
  • leokula
    86 mensagens MD
    avatar
    leokula07/06/25 13:35
    leokula » 07/06/25 13:35

    Os "ajustes" são questão de sobrevivência kkkkkk podiam não fazer, mas não ía financiar, simples assim.

    Tiraram até do ar os vídeos, estilo queima de arquivo. O jogo pode sair legal no final das contas, agora que os apoiadores estão ensinando pra eles como fazer a própria campanha, mas a conduta geral tá muito ruim.

    4
  • Thokmay
    107 mensagens MD
    avatar
    Thokmay07/06/25 14:19
    Thokmay » 07/06/25 14:19

    brunotron::
    Rodrigo Zocrato::
    brunotron::
    Odanan::Não sei o que mais me surpreende: a meta alucinada (400 mil), ou que tenham arrecadado já um valor tão alto. Quando o financiamento começou, eu poderia apostar que não conseguiriam bater a meta - agora não tenho mais tanta certeza...

    De qualquer forma, licenciar Senhor dos Anéis não é coisa pra qualquer um não. Nem consigo imaginar os valores envolvidos. Faz sentido que lancem depois uma campanha internacional.

    O que me surpreende é a POSSIBILIDADE do Gandalf, o brother que literalmente mata o Balrog, não estar no jogo de lutar contra o Balrog.

    Saiu uma atualização hoje dizendo que as metas da campanha do Kickstarter serão oferecidas aos apoiadores do Brasil também, ou seja, é bem improvável de que o Gandalf não apareça no jogo. E teremos novas miniaturas também. E o early Bid se estendeu até a DOFF , em 21/06, onde o jogo será apresentado. Estas ações com o reforço no time de desenvolvimento levam a crer que que o jogo está chegando nos trilhos. 

    Ótimo. Mas o que quero pontuar não são os "contornos" feitos pra viabilizar isso. É a decisão "estratégica" de colocar um personagem tão importante assim na temática como praticamente o último stretch goal. Uma coisa seria incluir personagens secundarios, outros vilões etc.... mas outra é literalmente criar uma dependência tão forte assim do sucesso da campanha. É uma decisão completamente oportunista e incoerente com a proposta de um financiamento coletivo.
    De novo, nao estou criticando os ajustes feitos após perceberem a decisão errada. Estou criticando a prévia. Aí você pode interpretar como quiser. Nao sou fã de senhor dos anéis e nem ponho meu hobby acima de outras coisas, mas que na minha concepção a estratégia de posicionamento foi cagada, foi. É tipo fazer um jogo do Coringa e colocar o Batman de Stretch Goal lá no fim... 
    Como jogador, ligo zero pra esse jogo. Como hobbista, espero que ele seja muito bom e reforce o cenário nacional de desenvolvimento. É um saco ter de importar jogo de designer nacional... mas nao posso deixar de criticar pra que tenham lições aprendidas ai


    Já faz um bom tempo que os financiamentos coletivos são utilizados como um modo seguro das editoras lançarem jogos que podem ser muito ruins. Afinal, é muito mais fácil lançar um jogo merda que já está pago pelos clientes, do que produzir um jogo merda com dinheiro do próprio bolso e depois correr o risco de não vender as unidades que produziu.
    Lógico que existem exceções, e ótimos jogos que foram financiados coletivamente.

    A questão é o ataque dos oportunistas que pensam apenas no lado financeiro da coisa, se aproveitando primeiro de uma franquia renomada, e depois de várias pessoas que gostam de apoiar designers nacionais por questão de princípios, para ver se a coisa engrena de uma vez. É duro dizer, mas, vocês estão sendo manipulados por pessoas que apenas querem lucro, e não ligam para o hobby dentro do cenário nacional.

    Todas as decisões desse projeto foram mal feitas (alguém disse: Gandalf?), e agora estão remendando tudo com um curativo barato, uma gaze praticamente transparente, de tão fina, e uma fita que não chega nem a grudar na pele.
    O investimento foi majoritariamente em estratégias de marketing, e é clara a falta de investimento no JOGO em si. Se removermos a franquia Senhor dos Anéis, não sobra nada nesse projeto.

    E o pior é que ainda tem muito trouxa que vai apoiar, dizendo para si mesmo que agora as coisas estão se ajeitando pois estão tentando corrigir todas as decisões erradas que tomaram até agora. Adivinhem só, vai continuar sendo um jogo fraco, pois o foco continua sendo financeiro. Estão ouvindo a comunidade apenas para que mais pessoas comprem o jogo, não para que o jogo realmente fique bom.

    Em breve teremos o mercado da Ludopedia repleto de unidades à venda, pois ninguém vai querer essa caixa ocupando espaço na sua estante de jogos.


    5
  • brunotron
    212 mensagens MD
    avatar
    brunotron07/06/25 15:23
    brunotron » 07/06/25 15:23

    Thokmay::
    brunotron::
    Rodrigo Zocrato::
    brunotron::
    Odanan::Não sei o que mais me surpreende: a meta alucinada (400 mil), ou que tenham arrecadado já um valor tão alto. Quando o financiamento começou, eu poderia apostar que não conseguiriam bater a meta - agora não tenho mais tanta certeza...

    De qualquer forma, licenciar Senhor dos Anéis não é coisa pra qualquer um não. Nem consigo imaginar os valores envolvidos. Faz sentido que lancem depois uma campanha internacional.

    O que me surpreende é a POSSIBILIDADE do Gandalf, o brother que literalmente mata o Balrog, não estar no jogo de lutar contra o Balrog.

    Saiu uma atualização hoje dizendo que as metas da campanha do Kickstarter serão oferecidas aos apoiadores do Brasil também, ou seja, é bem improvável de que o Gandalf não apareça no jogo. E teremos novas miniaturas também. E o early Bid se estendeu até a DOFF , em 21/06, onde o jogo será apresentado. Estas ações com o reforço no time de desenvolvimento levam a crer que que o jogo está chegando nos trilhos. 

    Ótimo. Mas o que quero pontuar não são os "contornos" feitos pra viabilizar isso. É a decisão "estratégica" de colocar um personagem tão importante assim na temática como praticamente o último stretch goal. Uma coisa seria incluir personagens secundarios, outros vilões etc.... mas outra é literalmente criar uma dependência tão forte assim do sucesso da campanha. É uma decisão completamente oportunista e incoerente com a proposta de um financiamento coletivo.
    De novo, nao estou criticando os ajustes feitos após perceberem a decisão errada. Estou criticando a prévia. Aí você pode interpretar como quiser. Nao sou fã de senhor dos anéis e nem ponho meu hobby acima de outras coisas, mas que na minha concepção a estratégia de posicionamento foi cagada, foi. É tipo fazer um jogo do Coringa e colocar o Batman de Stretch Goal lá no fim... 
    Como jogador, ligo zero pra esse jogo. Como hobbista, espero que ele seja muito bom e reforce o cenário nacional de desenvolvimento. É um saco ter de importar jogo de designer nacional... mas nao posso deixar de criticar pra que tenham lições aprendidas ai


    Já faz um bom tempo que os financiamentos coletivos são utilizados como um modo seguro das editoras lançarem jogos que podem ser muito ruins. Afinal, é muito mais fácil lançar um jogo merda que já está pago pelos clientes, do que produzir um jogo merda com dinheiro do próprio bolso e depois correr o risco de não vender as unidades que produziu.
    Lógico que existem exceções, e ótimos jogos que foram financiados coletivamente.

    A questão é o ataque dos oportunistas que pensam apenas no lado financeiro da coisa, se aproveitando primeiro de uma franquia renomada, e depois de várias pessoas que gostam de apoiar designers nacionais por questão de princípios, para ver se a coisa engrena de uma vez. É duro dizer, mas, vocês estão sendo manipulados por pessoas que apenas querem lucro, e não ligam para o hobby dentro do cenário nacional.

    Todas as decisões desse projeto foram mal feitas (alguém disse: Gandalf?), e agora estão remendando tudo com um curativo barato, uma gaze praticamente transparente, de tão fina, e uma fita que não chega nem a grudar na pele.
    O investimento foi majoritariamente em estratégias de marketing, e é clara a falta de investimento no JOGO em si. Se removermos a franquia Senhor dos Anéis, não sobra nada nesse projeto.

    E o pior é que ainda tem muito trouxa que vai apoiar, dizendo para si mesmo que agora as coisas estão se ajeitando pois estão tentando corrigir todas as decisões erradas que tomaram até agora. Adivinhem só, vai continuar sendo um jogo fraco, pois o foco continua sendo financeiro. Estão ouvindo a comunidade apenas para que mais pessoas comprem o jogo, não para que o jogo realmente fique bom.

    Em breve teremos o mercado da Ludopedia repleto de unidades à venda, pois ninguém vai querer essa caixa ocupando espaço na sua estante de jogos.



    Voce vai ter minis bonitas pra usar no RPG que vao desenvolver na sequência ;)

    2
  • Rodrigo Zocrato
    135 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Zocrato07/06/25 15:29
    Rodrigo Zocrato » 07/06/25 15:29

    O grande trunfo da D20 é ter conseguido a licença dos filmes junto a Warner e ter feito um trabalho muito bom na produção dos componentes. As artes e miniaturas estão bem bonitas. 

    Lógico que campanhas de financiamento tornaram-se pré-vendas seguras (e em certo ponto isto não está errado, pois possibilita arriscar lançamentos que talvez nunca veriam a luz do dia), e a decisão acerca do Gandalf visou impulsionar a arrecadação, de forma, a meu entender, errada e equivocada. 

    Acredito que em nenhum momento cogitou-se deixar o Gandalf fora do jogo. O Sam, Pinpin, entre outros aliados, como personagens jogáveis e exclusivos do financiamento fariam muito mais sentido.

    Mas a D20 está com uma franquia de peso nas mãos e já planeja diversas expansões, e o sucesso destas depende exclusivamente da boa aceitação deste jogo. Vejo que  os desenvolvedores estão ouvindo as criticas e a comunidade, e por isto merecem um crédito. Lógico que muitos possíveis apoiadores não farão adesão à campanha por causa desse ajuste de rota, mas se teremos um jogo bom ou não, o futuro dirá.

    Irei torcer para que seja entregue algo digno da franquia Senhor dos Aneis para que meu jogo não seja mais um a ser anunciado (mas venderei só com os tokens, as minis ficam kk). 

    Torcida contra já existe muito no mundo atual, em todas as facetas de nossas vidas.

    1
  • brunotron
    212 mensagens MD
    avatar
    brunotron07/06/25 15:44
    brunotron » 07/06/25 15:44

    Rodrigo Zocrato::O grande trunfo da D20 é ter conseguido a licença dos filmes junto a Warner e ter feito um trabalho muito bom na produção dos componentes. As artes e miniaturas estão bem bonitas. 

    Lógico que campanhas de financiamento tornaram-se pré-vendas seguras (e em certo ponto isto não está errado, pois possibilita arriscar lançamentos que talvez nunca veriam a luz do dia), e a decisão acerca do Gandalf visou impulsionar a arrecadação, de forma, a meu entender, errada e equivocada. 

    Acredito que em nenhum momento cogitou-se deixar o Gandalf fora do jogo. O Sam, Pinpin, entre outros aliados, como personagens jogáveis e exclusivos do financiamento fariam muito mais sentido.

    Mas a D20 está com uma franquia de peso nas mãos e já planeja diversas expansões, e o sucesso destas depende exclusivamente da boa aceitação deste jogo. Vejo que  os desenvolvedores estão ouvindo as criticas e a comunidade, e por isto merecem um crédito. Lógico que muitos possíveis apoiadores não farão adesão à campanha por causa desse ajuste de rota, mas se teremos um jogo bom ou não, o futuro dirá.

    Irei torcer para que seja entregue algo digno da franquia Senhor dos Aneis para que meu jogo não seja mais um a ser anunciado (mas venderei só com os tokens, as minis ficam kk). 

    Torcida contra já existe muito no mundo atual, em todas as facetas de nossas vidas.

    PS: Torcer a favor é diferente de aceitar qualquer coisa. Meu comentário e do colega, anterior ao seu, não torcem contra. 

    0
  • Rodrigo Zocrato
    135 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Zocrato07/06/25 15:47
    Rodrigo Zocrato » 07/06/25 15:47

    Sim. Percebi isto amigo, não acho que estão torcendo contra não.

    Houve decisões equivocadas no lançamento da campanha, e parece (temos que aguardar um proximo gameplay né) que os desenvolvedores perceberam isto, após a critica da comunidade. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos. 

    0
  • petrodrigues
    17 mensagens MD
    avatar
    petrodrigues07/06/25 15:58
    petrodrigues » 07/06/25 15:58

    Thokmay::
    brunotron::
    Rodrigo Zocrato::
    brunotron::
    Odanan::Não sei o que mais me surpreende: a meta alucinada (400 mil), ou que tenham arrecadado já um valor tão alto. Quando o financiamento começou, eu poderia apostar que não conseguiriam bater a meta - agora não tenho mais tanta certeza...

    De qualquer forma, licenciar Senhor dos Anéis não é coisa pra qualquer um não. Nem consigo imaginar os valores envolvidos. Faz sentido que lancem depois uma campanha internacional.

    O que me surpreende é a POSSIBILIDADE do Gandalf, o brother que literalmente mata o Balrog, não estar no jogo de lutar contra o Balrog.

    Saiu uma atualização hoje dizendo que as metas da campanha do Kickstarter serão oferecidas aos apoiadores do Brasil também, ou seja, é bem improvável de que o Gandalf não apareça no jogo. E teremos novas miniaturas também. E o early Bid se estendeu até a DOFF , em 21/06, onde o jogo será apresentado. Estas ações com o reforço no time de desenvolvimento levam a crer que que o jogo está chegando nos trilhos. 

    Ótimo. Mas o que quero pontuar não são os "contornos" feitos pra viabilizar isso. É a decisão "estratégica" de colocar um personagem tão importante assim na temática como praticamente o último stretch goal. Uma coisa seria incluir personagens secundarios, outros vilões etc.... mas outra é literalmente criar uma dependência tão forte assim do sucesso da campanha. É uma decisão completamente oportunista e incoerente com a proposta de um financiamento coletivo.
    De novo, nao estou criticando os ajustes feitos após perceberem a decisão errada. Estou criticando a prévia. Aí você pode interpretar como quiser. Nao sou fã de senhor dos anéis e nem ponho meu hobby acima de outras coisas, mas que na minha concepção a estratégia de posicionamento foi cagada, foi. É tipo fazer um jogo do Coringa e colocar o Batman de Stretch Goal lá no fim... 
    Como jogador, ligo zero pra esse jogo. Como hobbista, espero que ele seja muito bom e reforce o cenário nacional de desenvolvimento. É um saco ter de importar jogo de designer nacional... mas nao posso deixar de criticar pra que tenham lições aprendidas ai


    Já faz um bom tempo que os financiamentos coletivos são utilizados como um modo seguro das editoras lançarem jogos que podem ser muito ruins. Afinal, é muito mais fácil lançar um jogo merda que já está pago pelos clientes, do que produzir um jogo merda com dinheiro do próprio bolso e depois correr o risco de não vender as unidades que produziu.
    Lógico que existem exceções, e ótimos jogos que foram financiados coletivamente.

    A questão é o ataque dos oportunistas que pensam apenas no lado financeiro da coisa, se aproveitando primeiro de uma franquia renomada, e depois de várias pessoas que gostam de apoiar designers nacionais por questão de princípios, para ver se a coisa engrena de uma vez. É duro dizer, mas, vocês estão sendo manipulados por pessoas que apenas querem lucro, e não ligam para o hobby dentro do cenário nacional.

    Todas as decisões desse projeto foram mal feitas (alguém disse: Gandalf?), e agora estão remendando tudo com um curativo barato, uma gaze praticamente transparente, de tão fina, e uma fita que não chega nem a grudar na pele.
    O investimento foi majoritariamente em estratégias de marketing, e é clara a falta de investimento no JOGO em si. Se removermos a franquia Senhor dos Anéis, não sobra nada nesse projeto.

    E o pior é que ainda tem muito trouxa que vai apoiar, dizendo para si mesmo que agora as coisas estão se ajeitando pois estão tentando corrigir todas as decisões erradas que tomaram até agora. Adivinhem só, vai continuar sendo um jogo fraco, pois o foco continua sendo financeiro. Estão ouvindo a comunidade apenas para que mais pessoas comprem o jogo, não para que o jogo realmente fique bom.

    Em breve teremos o mercado da Ludopedia repleto de unidades à venda, pois ninguém vai querer essa caixa ocupando espaço na sua estante de jogos.



    A única decisão sendo corrigida aqui são melhorias mecânicas no jogo, feitas por um time experiente de game designers com varios sucessos no curriculo. Se você está afirmando categoricamente que o trabalho deles não tem valor e entregaremos um jogo ruim mesmo assim, fica difícil sequer entrar numa contraposição. 

    E aí entramos em um ponto muito curioso aqui nesse fórum: estou acompanhando, lendo, implementando melhorias e ouvindo a comunidade. E ainda assim isso é percebido por alguns como algo negativo. Quando você diz que "nos aproveitamos da franquia" quer dizer que fizemos o pitch, pagamos milhares de reais de adiantamento em royalties, gastamos milhares de reais com artistas e agora queremos ter lucro com o produto jogo usando uma marca consagrada? Porque sim, foi exatamente isso mesmo. É assim que funciona o mercado inteiro de licenciamento.

    Acho profundamente desrespeitoso com as centenas de profissionais envolvidas, bem como as centenas de pessoas apoiadoras serem categorizadas como trouxas porque na sua opinião estão apoiando um jogo fraco e fadado ao fracasso.

    Nossos ajustes de rota foram para envolver a comunidade e melhorar o produto, quando começamos a mexer, o jogo já havia captado mais de 250 mil reais....
    E por fim, quando fala sobre segurança, nós nos comprometemos lá tras, quando anunciamos o financiamento, em cobrir a meta caso ela não fosse batida.

    Então sabemos muito bem o que estamos fazendo, o jogo seria lançado e teria seu grau de sucesso independente da "torcida contra". 

    Acho que você escolheu palavras ruins e expressou uma frustração que é mais sua do que do mercado e comunidade.

    1
  • petrodrigues
    17 mensagens MD
    avatar
    petrodrigues07/06/25 16:21
    petrodrigues » 07/06/25 16:21

    brunotron::
    Odanan::Não sei o que mais me surpreende: a meta alucinada (400 mil), ou que tenham arrecadado já um valor tão alto. Quando o financiamento começou, eu poderia apostar que não conseguiriam bater a meta - agora não tenho mais tanta certeza...

    De qualquer forma, licenciar Senhor dos Anéis não é coisa pra qualquer um não. Nem consigo imaginar os valores envolvidos. Faz sentido que lancem depois uma campanha internacional.

    O que me surpreende é a POSSIBILIDADE do Gandalf, o brother que literalmente mata o Balrog, não estar no jogo de lutar contra o Balrog.

    Mas o Gandalf ESTÁ no jogo como um aliado, a meta extra é para torná-lo personagem jogável.

    0
  • daniloalmeidago
    19 mensagens MD
    avatar
    daniloalmeidago07/06/25 16:29
    daniloalmeidago » 07/06/25 16:29

    E mas o Gandalf está como meta estendida de apenas 750 mil para liberar o personagem que de fato na história mata o balrog, ou seja quase o dobro da meta original que e um absurdo.

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