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  3. O Senhor dos Anéis: Inimigos ...
  4. Prepare-se para explorar a Terra-Média e enfrentar o temível Balrog de Moria.

Prepare-se para explorar a Terra-Média e enfrentar o temível Balrog de Moria.

O Senhor dos Anéis: Inimigos da Terra-Média
  • leokula
    83 mensagens MD
    avatar
    leokula04/06/25 10:55
    leokula » 04/06/25 10:55

    No lançamento do FC, inicialmente pareceu que o jogo estava muito mais avançado no desenvolvimento, até por que no FAQ dizem que todas as mecânicas estão testadas e validadas. Se depois de "100" playtests o jogo pifa na live nesse nível, de ter que rever lore, missoes, inimigos, combate, estratégia, fator sorte, boss, funcionamento dos dados... Me pergunto se tem algum aspecto do jogo que foi validado de verdade (ou o que consideram "validado").

    Está parecendo ainda mais uma aposta do que antes, já que o jogo ainda vai mudar muito daqui pra frente. Da pra entender o motivo de até agora o manual não estar disponível para download, provavelmente ele ainda não existe. O "designer" do jogo não sabia responder se podia usar o anel no boss, e estava inseguro quanto a várias regras, voltando atrás ou simplesmente mudando regra dependendo da situação. Melhor não colocar o nome na caixa mesmo kkkkkkkkk

    7
  • Rodrigo Zocrato
    131 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Zocrato04/06/25 12:07
    Rodrigo Zocrato » 04/06/25 12:07

    O jogo apresenta como principal ponto forte a licença junto a Warner, que permite uma temática e produção impar para os fãs de LOTR. Com certeza a miniatura do Balrog, e a arte como um todo, são os principais atrativos para os apoiadores nesse momento. 

    Mas em termos de gameplay e tematica, existem pontos a serem melhorados, e entendo que o receio dos apoiadores é que esses pontos não estejam claros até o fim da campanha. Vocês estarem ouvindo a comunidade é um indicativo de que o barco pode tomar o rumo certo e um bom jogo ser entregue.

    Como principais críticas após o gameplay, pontuo as seguintes, sendo as duas primeiras as principais.

    1: É contra intuitivo o uso das habilidades de um heroi para beneficiar outro que está distante. Deveria ser possível só se estiverem no mesmo tile. Inclusive poderia ser realizado um combate conjunto caso dois personagens estejam no mesmo tile.
    2: O avanço do tempo, na minha humilde opnião, deveria desencadear eventos externos, e quando o quarto for ativado, seria a entrada em Mória, para ai sim ocorrer os 4 mini-jogos e o confronto com o Balrog. Parece uma coisa boba, mas traria um ganhao de temática absurdo. 

    Qual a lógica de enfrentarmos o Troll nos salões de Moria, ou escapar das escadas, para retornar ao Ponei Saltitante e tomar um hidromel antes de voltar ao Balrog?

    Sei que isso demanda um gameplay sobre acontecimentos externos quando o tempo for ativado (talvez até o aumento de dificuldade para enfrentar Moria). Mas enfim, minha opnião. 
                  
                        Já posso ate levantar umas ideias de possívies eventos externos na passagem do tempo:
                             1 - Escapada dos Nazgul do Shire
                             2 - Confronto com os Nazgul no rio / Formação da sociedade
                             3 - Travessia da montanha enevoada / Magia de Sarumam
                             4 - Ai sim entraria o portão de Moria e a entrada nas minas
     

    3: O lore deve ser melhor trabalhado, sendo uma recompensa pela exploração. Caminhar pelas passagens livres deveria ser mais facil, mas tambem aumentar as chances de percepção de Sauron, enquanto que nas áreas selvagens consegue-se mais Lore, mas demandaria um avanço mais lento.

    4: O combate deve ser melhor equilibrado. Talvez niveis de inimigos variaveis de acordo com o avanço do tempo.

    Não sou gamedisgner, mas gosto de dar um pitacos. 

    Sucesso na campanha. Sou apoiador, mas almejo um jogo mais ajustado para que o sucesso seja pelo gameplay tambem, e não só pela arte.

    3
  • leokula
    83 mensagens MD
    avatar
    leokula04/06/25 12:23
    leokula » 04/06/25 12:23

    Acho que existem problemas no equilíbrio dos poderes dos personagens... O jogo é vendido como de 1-4 jogadores... Em uma partida de 2 jogadores, onde esses escolham Aragorn e Legolas, me parece que o jogo beiraria o impossível. Os personagens não morreram todos muito antes devido ao uso do anel e do auxílio de batalha do Gimli, que como todos estão pontuando, é contra-intuitivo que suas habilidades afetem todos no tabuleiro.

    Se o tabuleiro não está ligado a uma mecânica que torne relevante o posicionamento, então não precisa de tabuleiro, e poderia ser um cardgame.

    O combate não ter defesa (a não ser pelo escudo do Gimli, cujas regras não foram explicadas) me parece outro problema grande. Uma rolagem de dados seca, sem defesa, que se converte em dano precisaria de algum equilíbrio adicional... Os personagens com 10 pontos de vida, estatisticamente vão morrer depois do quarto ataque, com possibilidade razoável de morrerem no segundo, de qualquer inimigo.

    O uso do anel, em jogos anteriores que já se utilizaram do tema, geralmente gera uma vantagem a um custo alto. No jogo de vocês ele gera uma vantagem absurda que muitas vezes não terá nem consequências.

    Em geral, a sorte no jogo está variando entre morrer ou viver. A sorte deveria estar ligada a vantagens com um range de resultados menor. Aleatoriedade é muito bem vinda em jogos de aventura, mas acho que falta equilíbrio ainda.

    2
  • rodolphoal
    794 mensagens MD
    avatar
    rodolphoal04/06/25 12:24
    rodolphoal » 04/06/25 12:24

    Na página do Catarse achei estranho a escolha de alguns termos que nunca vi em outros jogos, como o uso de "quadrados" pra indicar os espaços no grid dos tiles. E também "pads" pras fichas de personagens.. E também usaram "turnos em ordem cronológica", imagino que queriam dizer "sentido horário"..

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    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1158a_qnc4z7.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0c8bd_qnc4z7.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/24486_qnc4z7.png

    1
  • leokula
    83 mensagens MD
    avatar
    leokula04/06/25 12:48
    leokula » 04/06/25 12:48

    rodolphoal::... E também usaram "turnos em ordem cronológica".. imagino que queriam dizer "sentido horário"..

    Isso ficou estranho mesmo kkkkkkk
    As cartas de itens de combate no catarse também não estão muito claras, o "Arco Galadhrim" mostra 4, um ícone de dado e "+1". Pelo que falaram na live em alguns momentos apenas, parece que tem um valor mínimo de rolagem de dado, que achei bem estranho, principalmente se o valor mínimo de um dado de 6 faces for 4. Se fosse rolar 4 dados faria mais sentido, mas aí não bate com o resto dos pontos de vida do inimigo.
    Tem algumas coisas fundamentalmente desequilibradas que fica um pouco difícil detectar aonde está o desequilíbrio: se é no ataque, nos pontos de vida, ou nos dados em si, por exemplo.
    O Legolas e Aragorn terem menos pontos de vida que um Orc me parece suspeito, por exemplo.
    Queria saber como os tentáculos se comportam com menos do que 4 jogadores também, e mais ainda com 5 se for entrar o Gandalf, pois só tem 4 tentáculos.
    Os pontos de vida dos chefes mudam com menos jogadores? As cartas individuais do desafio de moria escalam como?

    1
  • LrzPlays
    781 mensagens MD
    avatar
    LrzPlays04/06/25 12:48
    LrzPlays » 04/06/25 12:48

    rodolphoal::Na página do Catarse achei estranho a escolha de alguns termos que nunca vi em outros jogos, como o uso de "quadrados" pra indicar os espaços no grid dos tiles. E também "pads" pras fichas de personagens.. E também usaram "turnos em ordem cronológica".. imagino que queriam dizer "sentido horário"..

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1158a_qnc4z7.png
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0c8bd_qnc4z7.png
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    Muito curioso mesmo. Fico me perguntando se esse é o primeiro jogo desse degisner (ou se quem escreveu essa página de financiamento coletivo não é muito do hobby). 

    1
  • daniloalmeidago
    19 mensagens MD
    avatar
    daniloalmeidago04/06/25 13:06
    daniloalmeidago » 04/06/25 13:06

    Fico me perguntando se não estão usando IA pra fazer o jogo, muito estranho esses termos que não são usados comumente. 

    3
  • rodolphoal
    794 mensagens MD
    avatar
    rodolphoal04/06/25 13:09
    rodolphoal » 04/06/25 13:09

    daniloalmeidago::Fico me perguntando se não estão usando IA pra fazer o jogo, muito estranho esses termos que não são usados comumente. 


    Se não são termos usados comumente, dificilmente a IA criaria esses termos do nada. Ela provavelmente pegaria termos já usados em jogos anteriores, de acordo com seu banco de dados.
    Acho que era alguém inventando moda mesmo.. ou que não é do hobby.

    3
  • Litiser
    5 mensagens MD
    avatar
    Litiser04/06/25 14:14
    Litiser » 04/06/25 14:14

    petrodrigues::Fala, pessoal.

    Estou acompanhando todos os comentários com atenção e anotando tudo aqui de críticas e pontos de melhoria. Eu entendo que tinhamos uma expectativa, mas a comunidade esperava uma coisa diferente e a gente consegue entregar isso!

    Por isso vamos trazer algumas mudanças aqui corrigindo alguns pontos mais críticos como:

    batalha final com movimentacao do chefe
    missões nos mapas com algo mais "campanha"
    implementar uma mecanica de push your luck
    mais agencia dos jogadores, sem depender tanto dos dados
    deixar a lore mais clara dentro do jogo
    monstros melhor posicionados e combates mais estratégicos.
    distribuicao de niveis de inimigos
    simplificar os resultados dos dados para ficar menos somatória 


    Agradeço muito todos os feedbacks e vamos corrigir aqui a rota para entregar um jogo mais robusto, mas sem perder a proposta original e trazendo a comunidade para mais perto desse desenvolvimento. Vamos rodar aqui os testes com a equipe de gamedesign e playtests e soltar videos de gameplay atualizados.



    Lendo seu post e vendo a notificação que fizeram na campanha acredito que agora sim está no caminho certo.... boa sorte na campanha e aguardo os gameplays atualizados com essas mudanças.

    0
  • leokula
    83 mensagens MD
    avatar
    leokula04/06/25 14:35
    leokula » 04/06/25 14:35

    Acho que agora sim estão levando a sério o desenvolvimento de um boardgame.

    Só muda a proposta do FC de pagar por um jogo já testado e validado, para financiar o desenvolvimento de um jogo, que é bastante diferente.

    OZOB acho que demorou pelo menos uns 4 anos... Esse que estáo chamando o Renato Simões agora vai demorar mais quanto tempo? Quantos % do jogo vai mudar?

    E as pessoas que já apoiaram que disseram que adoraram a gameplay? Vão ter um jogo diferente?

    Acho que o trabalho que está aparentemente começando hoje, deveria ter iniciado há uns 2 anos atrás. O mais correto seria realizar um novo financiamento coletivo após esse processo, pois hoje, quem apoiar, não faz a menor idéia do que está comprando, além de ser um jogo do Senhor dos Anéis com uma miniatura do Balrog.

    Pelo menos agora parece que pode vir um jogo que honre a licença.

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