O plano da gigante dos jogos de tabuleiro Asmodee de retomar sua estratégia de aquisição de editoras e distribuidoras menores permanece “totalmente inalterado” apesar da volatilidade das tarifas comerciais, segundo o CEO da empresa, Thomas Koegler. Ele afirmou que os tempos incertos, na verdade, “apresentam oportunidades para aquisições estratégicas”.
A Asmodee revelou, em novembro passado, que se preparava para dobrar a aposta na forte expansão iniciada após ser adquirida pela firma de private equity Eurazeo em 2014 — período no qual deixou de ser uma operação francesa especializada para se tornar um peso-pesado global em publicação e distribuição.
A empresa identificou mais de 20 alvos potenciais de aquisição, num movimento semelhante à década anterior, quando comprou estúdios como Days of Wonder, Fantasy Flight Games, Lookout Games, Catan Studio e Z-Man Games, além de diversas distribuidoras ao redor do mundo.
Esse plano de retomada das fusões e aquisições foi traçado antes da política de tarifas instável do governo Trump deixar empresas da indústria de jogos de tabuleiro em estado de alerta, com o setor tentando se adaptar a uma taxa de importação da China — de onde vem a grande maioria dos jogos — que chegou a 145% no mês passado.
Algumas das primeiras vítimas dessa volatilidade incluem a CMON, conhecida por seus jogos financiados por crowdfunding, que anunciou demissões e suspensão do desenvolvimento de novos jogos, e a editora de Spirit Island, Greater Than Games, cuja controladora Flat River Group demitiu a maior parte da equipe e suspendeu novos projetos.
Mas Koegler afirmou, nesta quarta-feira, que a exposição limitada da Asmodee ao mercado dos EUA — com apenas 12% de suas vendas líquidas vindo de produtos fabricados na China destinados aos EUA — deixou a empresa em uma posição forte para continuar crescendo este ano.
Ele afirmou: “Temos um balanço patrimonial muito saudável, temos caixa disponível, então temos os meios para executar nossa estratégia de M&A — isso não muda”.
Koegler acrescentou: “Em um mundo em rápida transformação, os jogos de tabuleiro continuam sendo uma indústria confiável e estável para operar. Momentos como este também oferecem oportunidades para aquisições estratégicas que fortalecem nosso portfólio.
“Construímos um ecossistema único e dinâmico — que inclui posições estratégicas de estoque em títulos-chave para mitigar pressões de tarifas e cadeia de suprimentos.”
Enfrentando as Tarifas
Koegler revelou que a estratégia da Asmodee para mitigar o impacto das tarifas incluiu o adiamento de algumas importações para os EUA, mas que a empresa aproveitou ao máximo a recente “pausa” de 90 dias, durante a qual as tarifas dos EUA sobre a China foram fixadas em 30%.
Ele afirmou que a Asmodee “aproveitou a oportunidade para acelerar o envio de quantidades significativas de produtos da China para garantir lançamentos futuros e a temporada de fim de ano”, acrescentando que a empresa também aplicará alguns aumentos “sensatos” de preço em produtos vendidos nos EUA.
Respondendo a uma pergunta do BoardGameWire, ele explicou: “Quando digo ‘sensato’, estou usando o termo no sentido francês — sou francófono — ou seja, aumentos de preço apenas nos produtos que podem absorvê-los, etc.
“Então não quero que haja nenhum mal-entendido — não são grandes aumentos de preço, isso ficará a cargo das equipes locais — elas estão definindo a estratégia, junto com os varejistas.
“Mas sim, isso será focado principalmente no mercado dos EUA com uma resposta local. Acredito que os consumidores já esperam aumentos de preço no contexto geral.”
Koegler também afirmou que a estratégia da empresa de priorizar a “proximidade com o mercado” em sua produção ajudou no curto prazo, permitindo redirecionar produtos fabricados localmente destinados à Europa para os EUA após o aumento das tarifas, e realocar jogos vindos da China originalmente destinados aos EUA para o mercado europeu.
Ele acrescentou que a empresa também está em processo de buscar “capacidades alternativas de produção” fora da China, em países como Índia, Camboja e Vietnã.
Quando o BoardGameWire observou que Koegler parecia muito tranquilo em relação ao impacto das tarifas sobre a Asmodee, ele respondeu: “Não resumiria isso dizendo que estou ‘tranquilo’ — estou muito confiante na capacidade das nossas equipes de reagir e mitigar o impacto, mas é verdade que a participação da nossa receita global vinda dos EUA é relativamente limitada, dado nosso alcance geográfico.
“Somos mais diversificados, porém, obviamente, nossas equipes nos EUA estão trabalhando intensamente neste momento, em conjunto com nossas equipes de cadeia de suprimentos, para tentar mitigar ao máximo esse impacto.”
Desempenho Forte
Koegler falou durante a apresentação do relatório anual da Asmodee, que mostrou que as vendas líquidas da empresa cresceram 6,3% no ano passado, ultrapassando €1,3 bilhão — resultando em um lucro anual de cerca de €4,7 milhões.
Os dois últimos trimestres da empresa foram especialmente fortes, com as vendas líquidas entre janeiro e março deste ano aumentando 23%, para cerca de €341 milhões, em comparação ao mesmo período de 2024.
Koegler afirmou que o desempenho foi mais forte do que o esperado antes do desmembramento da empresa de seu antigo e problemático proprietário, o Embracer Group, em fevereiro.
Ele destacou os fortes lançamentos recentes, incluindo The Fellowship of the Ring: Trick Taking Game em janeiro, Azul Duel em fevereiro e a mais recente expansão de Star Wars Unlimited, ‘Jump to Lightspeed’, em março.
Koegler disse que
Star Wars: Unlimited rapidamente se tornou uma das cinco principais linhas da empresa desde seu lançamento em março passado. Esses títulos principais também incluem as linhas de jogos
Ticket to Ride,
Exploding Kittens e
Dobble/Spot-it!.
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/05/23/asmodees-plan-to-reignite-buyouts-of-smaller-companies-unaffected-by-tariffs-ceo-says-uncertainty-presents-opportunities-for-strategic-acquisitions/