RiclSouza::
Xadrez é um jogo absolutamente brilhante, que vai no sentido oposto aos jogos pesadões. Pode-se aprender o básico em menos de 1h, o suficiente para se divertir o resto da vida jogando (e pode-se estudá-lo a vida toda sem chegar a um teto). Os jogos com muitas regras não, são travados, tem que ficar lendo cartinha no meio do jogo, vendo a interação entre poderzinho, fazendo continha, consultando o manual várias vezes... sério, cadê a diversão? "Ahh, mas depois de 10 partidas você vai ver que o jogo flui bem", meu amigo, pra que eu vou investir tempo nisso se tem jogos melhores que são divertidos desde a primeira partida?
Não tem nada a ver com eu não querer "forçar meu cérebro", eu não quero é forçar meu cérebro em tarefas estúpidas e sem sentido, que só estão lá porque o designer foi incapaz de CONDENSAR aquela confusão numa forma coerente e divertida. Quem tem que ter TRABALHO em jogo é o DESIGNER, pois ele está sendo pago, eu não.
Também vou nessa linha de pensamento: se for jogar um jogo mais pesado, melhor ir para o xadrez.
Jogos temáticos modernos pesados podem ter falhas de design e muitas vezes são jogados com regras erradas (sem querer ou de propósito).
Além de tudo, muitas vezes, sofrem de poluição visual e textual.
Tigris & Euphrates (4 na escala BGG), é uma das raras exceções, mas é de 1997 e de ninguém menos que o Dr. Reiner Knizia. Os mais recentes se enquadram na minha e na tua descrição. Em todo caso, mesmo ele, exige muita dedicação para se tornar um perito e não terá a mesma qualidade e a mesma certificação que o xadrez. Tem mais componentes que o xadrez, apesar de ter uma certa inspiração nele, querendo ser mais temático e expandir para 4 jogadores.
Então, eu já o deixei para trás como jogo para me aprimorar, apesar de eu vê-lo como muito superior aos outros jogos peso 4 e 5 (é enxuto de regras e tem tempo de partida mediano).
Acredito que jogos peso 3 já apresentam um bom desafio, não precisando ir além disso. Os melhores são, em geral, os da Velha Escola Alemã (anos 1990/2000, principalmente), um pouco mais enxutos de regras e componentes e tempo de duração de até 2 horas.
Até alguns peso 1 e 2 têm um desafio interessante, muitas vezes. Para se divertir mesmo, com um público mais amplo, são a melhor pedida.