Os indicados ao Spiel des Jahres 2025, amplamente considerado o prêmio de maior prestígio no mundo dos jogos de tabuleiro, foram revelados antes da grande final marcada para 13 de julho.
O jogo de cartas de pressa Flip 7 concorre ao prêmio principal ao lado do jogo cooperativo de desarme de bombas Bomb Busters e de Krakel-Orakel, descrito como um jogo cooperativo de desenho para pessoas que não sabem desenhar.
O prêmio Kennerspiel des Jahres, voltado para jogos um pouco mais complexos, será disputado entre
Endeavor: Deep Sea,
Looot e
Faraway, enquanto o prêmio infantil Kinderspiel será decidido entre
Le Clan des Souris,
Cascadia Junior e
Topp die Torte.
Embora os editores geralmente não revelem números exatos de vendas, Karsten Esser, cofundador da Pegasus Spiele, declarou em entrevista de 2023 ao BoardGameWire que ganhar o Spiel des Jahres pode aumentar as vendas de um jogo em 10 a 20 vezes nos meses seguintes, devido à ampla exposição em lojas populares, especialmente próximo ao Natal.
Esse tipo de impulso pode ter um impacto enorme para editoras e designers — especialmente para os menores, que enfrentam uma indústria cada vez mais competitiva, com milhares de lançamentos por ano.
O presidente da associação Spiel des Jahres, Harald Schrapers, afirmou que o júri formado por críticos de jogos de língua alemã avaliou um número recorde de 385 jogos este ano, um aumento de 10% em relação a 2024, que por sua vez já tinha registrado um crescimento de 20% em comparação ao ano anterior.
O júri considera jogos lançados no ano atual ou anterior, que estejam disponíveis comercialmente em países de língua alemã no momento da seleção.
Durante uma transmissão ao vivo para anunciar os indicados, Schrapers comentou: “Não sabemos como será o desenvolvimento no futuro, se teremos ainda mais jogos — tenho que dizer, espero que não. Isso acaba sendo um pouco difícil — eu só quero mais jogos realmente bons... e às vezes você pode dizer sobre alguns: ‘isso não é tão importante assim’”.
Ele destacou que quase 100 dos jogos enviados eram variantes ou revisões de títulos já existentes — incluindo
Endeavor: Deep Sea, finalista do Kennerspiel, uma reimplementação do jogo
Endeavor de 2009, que já havia sido recomendado no Spiel des Jahres.
Endeavor, conhecido como Magister Navis na Alemanha, era tematicamente centrado em nações coloniais conquistando novas terras. Já Endeavor: Deep Sea reformula completamente o jogo para se passar em um cenário de pesquisadores marinhos explorando os oceanos e desenvolvendo projetos sustentáveis.
Schrapers comentou: “Essa é uma revisão realmente massiva e não apenas um redesign. E aquilo que antes era uma questão de colonialismo se tornou agora algo com muito mais apelo temático”.
Ele também destacou o título
Kauri, da longlist do Spiel des Jahres, como “ainda mais impressionante tematicamente”, por abordar a história colonial da Nova Zelândia e a interação entre sistemas ecológicos.
“Percebemos que é possível olhar para a história a partir de diferentes perspectivas — e se um jogo consegue fazer isso, então vivenciamos uma grande narrativa dentro de um jogo — e isso sempre nos deixa felizes”, disse ele.
Por outro lado, Schrapers revelou que a porcentagem de designers não-homens entre os jogos considerados para o Spiel des Jahres e Kennerspiel caiu novamente — de 2,6% em 2024 para apenas 2% este ano. Cerca de 96% dos jogos foram criados por homens, com os 2% restantes vindo de duplas ou equipes mistas.
O vencedor do Spiel des Jahres 2024 foi
Sky Team, que superou
Captain Flip e
In the Footsteps of Darwin. O Kennerspiel 2024, voltado para jogos mais complexos, também foi vencido por um jogo cooperativo:
Daybreak, de Matt Leacock e Matteo Menapace, com foco em ações contra as mudanças climáticas.
Dois dias após a cerimônia do ano passado, a organização do Spiel des Jahres baniu Menapace de eventos futuros por ele ter usado um adesivo de melancia para demonstrar apoio à Palestina durante a cerimônia.
Longlists do Spiel des Jahres 2025 (com os finalistas destacados abaixo):
Spiel des Jahres
Flip 7, Eric Olsen – The Op Games (KOSMOS na Alemanha)
Bomb Busters, Hisashi Hayashi – Cocktail Games (Pegasus Spiele na Alemanha)
Krakel-Orakel, Die 7 Bazis – Topp
Foxy, David Spada – Gate On Games
Agent Avenue, Christian e Laura Kudahl – Nerdlab Games
The Animals of Baker Street, David Neale – Clementine
Castle Combo, Grégory Grard, Mathieu Roussel – Catch Up Games
Cities, Phil Walker-Harding, Steve Finn – Devir
Perfect Words, Paul-Henri Argiot – Tiki Editions
Kennerspiel des Jahres
Endeavor: Deep Sea, Carl de Visser, Jarratt Gray – Burnt Island Games (Frosted Games / Board Game Circus)
Faraway, Johannes Goupy, Corentin Lebrat – Catch Up Games (KOSMOS na Alemanha)
Looot, Charles Chevalier e Laurent Escoffier – Gigamic (Game Factory)
The Gang, John Cooper, Kory Heath – KOSMOS
Kauri, Charles Couronnaud – Debacle Jeux
Zenith, Grégory Grard, Mathieu Roussel – PlayPunk
Medical Mysteries: NYC Emergency Room – Buffalo Games
Kinderspiel des Jahres
Le Clan des Souris, Christophe Lauras – Game Factory
Cascadia Junior, Fertessa Allyse, Randy Flynn – Flatout Games, AEG (KOSMOS)
Topp die Torte, Wolfgang Warsch – Schmidt Spiele
Syllabus, Urtis Šulinskas, Harris Tsagas – Gigamic (Board Game Box)
Isla a la Vista, Gerard Ribas – Pegasus Spiele
HiLo: Dein Königreich, Emilie e Jerome Soleil – Schmidt Spiele
Fonte:
https://boardgamewire.com/index.php/2025/05/20/flip-7-bomb-busters-krakel-orakel-to-battle-it-out-for-this-years-spiel-des-jahres-award/