LordOfSea::Boa tarde galera, ontem pela segunda vez fui jogar mansion of madness, estou voltando para os boardgame agora, comprei o arcadia quwst, zombicide e mansion of madness.
O mansion ontem joguei a segunda partida, jogamos a fuga de insmouth, parece que até nas primeiras 01:30 estavamos indo bem, mas chegou uma hora que só foi água abaixo, teve um momento a multidão pegou o personagem da minha namorada e eles ficavam arrastando e atordoando ela, e ela não conseguia fazer nada, única solução que gi ali talvez seria empurrar eles, mas não consegui.
Queria saber se provávelmente estamos jogando errado, ou se o jogo é realmente difícil, estavamos prestandk atenção na historia para desvendar o mistério, e indo nos locais de acordo com as dicas e não deu certo kkkkk.
Inclusive ela falou até que não joga mais, pq é chato ?
Caro
LordOfSea
Uma característica dos jogos cooperativos bons, é justamente que eles sejam difíceis. Isso porque você não está jogando contra outros amigos, quem podem inclusive jogar melhor que você o que sempre dificulta as coisas. Nos jogos coop vocês joga com os seus amigos e contra o jogo. Por isso, se um jogo coop não oferecer um alto grau de desafio, em pouquíssimo tempo ele se torna chato (porque se ganha com facilidade) e em menos tempo ainda as pessoas param de jogar. Nesse sentido, o
Robinson Crusoé: Aventuras na Ilha Amaldiçoada é bem mais difícil que o
Mansions of Madness (2ª Edição) e mesmo assim é outro jogaço, com muito prestígio na comunidade boardgamer. Claro que um jogo também não pode ser impossível de ganhar (algumas pessoas acham isso do Robinson Crusoé), caso contrário o interesse por ele também acaba rapidamente.
Na minha humilde opinião o Mansion of Madness é difícil na medida certa, nem fácil demais, nem impossível de vencer, mas sim bem difícil. Outro ponto forte do Mansion of Madness é a qualidade dos enredos, o que gera grande imersão, e nesse ponto o jogo realmente brilha. Desse modo, mesmo que se perca a partida, ainda assim fica sempre a lembrança de se ter participado de uma boa história, ou melhor dizendo essa é a minha impressão pessoal sempre que jogo o Mansion of Madness.
Essa questão da imersão, que depende em grande parte dos próprios jogadores, é uma constante nos jogos do selo Arkham Files. Desse modo, se a pessoa não comprar a ideia, se ela for jogar um board game desse universo lovecraftiano, como se fosse jogar qualquer outro jogo, aí realmente não tem muito o que fazer, porque para essa pessoa a experiência será sempre ruim, não passando de um rolar de dados interminável.
É preciso considerar também que, segundo o seu relato, você só jogou duas vezes, e eu acho que esse é um número pequeno de tentativas, para se dizer se o jogo é difícil demais ou não. Eu particularmente gosto muito desse jogo, que para mim é não apenas o melhor jogo Arkham Files, mas também o melhor dungeon crawler já feito até hoje. Por isso, no seu lugar eu daria mais algumas chances ao Mansion of Madness, principlamente se você curte horror cósmico, em especial a obra do H.P. Lovecraft, porque com o tempo você pega o jeito, e com certeza, não vai se arrepender.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio