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  4. Análise - Power Grid: Outpost

Análise - Power Grid: Outpost

Power Grid: Outpost
  • avatar
    Ludopedia13/05/25 08:00
    avatar
    Ludopedia
    13/05/25 08:00
    2531 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e66d3_91vtk3.jpg


    Post original: https://www.boardseyeview.net/post/outpost

    Friedemann Friese lançou Power Grid em 2004. Provou ser um clássico moderno de jogos de tabuleiro; tanto que manteve uma alta classificação ('top 100') no BoardGameGeek nas últimas duas décadas. Ao longo desse tempo, houve inúmeras expansões e tabuleiros alternativos representando as redes elétricas em vários países diferentes, bem como releituras e spin-offs independentes do jogo. Em sua essência, Power Grid reúne mecânicas de leilão e construção de rede, e ambas as mecânicas são muito evidentes em Power Grid: Outpost, que é a mais recente releitura do jogo Power Grid original; desta vez com um cenário de ficção científica com temática espacial. O designer Friedemann Friese explicou, no entanto, que o jogo independente Power Grid: Outpost não apenas revisita a mecânica do jogo Power Grid de 2004, como também é uma referência ao jogo Outpost de 1991 (Stronghold Games).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/81998_91vtk3.jpg


    Power Grid: Outpost é um jogo independente que utiliza a mecânica essencial do jogo Power Grid original de 2004. De 2 a 6 jogadores competem por usinas de energia, assentamentos e tecnologias em leilões, buscando expandir sua rede em um mapa compacto de uma lua. O jogo é jogado em um tabuleiro que mostra cápsulas espaciais interconectadas. Isso lhe confere uma aparência um tanto mais abstrata que, apesar da arte de Lars-Arne "Maura" Kalusky, alguns acharão menos atraente do que os tabuleiros de mapas geográficos do jogo Power Grid original e suas muitas expansões. Em Power Grid Outpost, as conexões entre cada cápsula são randomizadas com peças, tornando o tabuleiro diferente a cada partida. Neste jogo, seus trabalhadores são seu principal recurso: os jogadores usarão seus trabalhadores para garantir que suas usinas de energia estejam energizadas. Quando constrói um abrigo, ele acomoda permanentemente um trabalhador, então os abrigos lhe dão, na prática, trabalhadores "gratuitos", mas se não tiver abrigos suficientes para atender às demandas de suas usinas de energia, precisará contratar trabalhadores sazonais, e à medida que mais trabalhadores se mudam para os abrigos, seus trabalhadores sazonais (não acomodados) se tornam mais caros.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/52c6a_91vtk3.jpg


    Assim como no Power Grid original, existem vários mecanismos de recuperação bem calibrados para garantir que não seja possível se tornar um líder descontrolado, e às vezes pode ser do seu interesse não comprar nenhuma usina e não expandir sua rede. Se está acostumado com o Power Grid original, notará que os assentamentos e as tecnologias são novos. Substituir os diversos recursos do Power Grid por um único recurso de trabalhadores simplifica as coisas, mas também elimina uma escolha estratégica que acrescentava muito ao original.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6f15b_91vtk3.jpg


    O Power Grid: Outpost sempre parece competitivo: precisa ficar de olho nos outros jogadores e na variação de valor de cada coisa para os outros antes de fazer suas escolhas estratégicas. Também precisa expandir em sincronia com seus rivais e decidir quando fazer uma pausa. Se você for cedo demais, o mecanismo de recuperação o arrastará de volta para o grupo, machucado e maltratado! Para alguns, isso torna o jogo um exercício de contabilidade – e muitas vezes pode ser irritante estar a apenas um eletro de executar seu plano mestre – mas para mim isso só torna o jogo ainda mais satisfatório quando as coisas saem como planejado. O mecanismo de recuperação não significa que o resultado seja aleatório – jogadores melhores e mais experientes vencerão com mais frequência – mas pode não ficar claro até perto do final quem está dentro ou fora da disputa...

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5a141_91vtk3.jpg


    Há aspectos que não gosto em Power Grid: Outpost? Sim. A fonte futurista foi universalmente ridicularizada por ser difícil de ler por aqueles com quem joguei. O mapa lunar é bastante sem graça e menos atmosférico do que os mapas de países usados no jogo original. Algumas regras não têm lógica; por exemplo, posso construir, demolir e reconstruir uma usina de energia de turno em turno sem custo algum. Algumas regras são um pouco obscuras, o que ajudou no meu primeiro jogo foram alguns falantes de alemão que puderam verificar as regras alemãs incluídas, para maior clareza. Há também uma tecnologia inicial que reduz o custo dos lances vencedores do leilão em 5 eletros pelo resto do jogo. Isso é muito barato e sai muito cedo. Em nossos três jogos para quatro jogadores, o comprador dessa tecnologia ficou em primeiro, primeiro e segundo lugar. Pessoalmente, recomendaria uma regra da casa para dobrar o lance inicial dessa tecnologia e não incluí-la como uma das cartas de leilão que podem surgir cedo. Isso significaria que ela seria menos poderosa e os jogadores teriam mais dinheiro para licitá-la até o valor justo mais tarde.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f532f_91vtk3.jpg


    O Power Grid original era dividido em três etapas, geralmente de igual duração, mas no Power Grid: Outpost a segunda etapa parece ter sido quase eliminada, pois há mais cartas de leilão compradas a cada rodada. Isso também significa que há poucas cartas de leilão suficientes para completar o jogo, com os jogadores quase sempre optando por comprar em toda rodada.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/37969_91vtk3.jpg


    Há uma variante para dois jogadores incluída nas regras, o que é bom e simplificado, mas este jogo funciona claramente melhor com quatro ou cinco jogadores, garantindo uma competição saudável, mas sem uma duração de jogo muito longa. Power Grid: Outpost é uma experiência de jogo muito agradável, mas, para mim, não ofuscou o jogo original, que ainda prefiro, até porque, ao contrário do Power Grid original, Outpost não é compatível com as inúmeras expansões que comprei ao longo dos anos.

    (Análise de Paul Moorshead)

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/08b2c_qk7r3t.jpg
    https://www.boardseyeview.net/
    https://www.facebook.com/boardseye
    Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...

    Traduzido*** por Marcelo GS
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • zhidhan
    162 mensagens MD
    avatar
    zhidhan13/05/25 11:50
    zhidhan » 13/05/25 11:50

    vai lançar aqui ??? alguma editora se pronunciou ??? esse eu tenho bastante interesse

    1
  • Pes Soberbos
    1075 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos13/05/25 19:12
    Pes Soberbos » 13/05/25 19:12

    Pô, umas das coisas mais legais no Power Grid, além do leilão, era o mercado de recursos com preços variáveis. Ficar cuidando pra não se ferrar com as consequências da oferta e demanda.
    Não entendi muito bem como funciona essa questão dos trabalhadores nesse aí.

    2
  • Diogo Bernardes
    168 mensagens MD
    avatar
    Diogo Bernardes13/05/25 20:14
    Diogo Bernardes » 13/05/25 20:14

    O cara faz uma releitura de um jogo bom é feio.

    E trás um outro jogo feio.

    4
  • ChrisOliveira
    445 mensagens MD
    avatar
    ChrisOliveira13/05/25 21:07
    ChrisOliveira » 13/05/25 21:07

    Diogo Bernardes::O cara faz uma releitura de um jogo bom é feio.

    E trás um outro jogo feio.

    Pensei o mesmo, mas não quis comentar antes por que nunca joguei o original e desconheço seus méritos (que devem ser vários).

    1
  • Ricardo1984
    604 mensagens MD
    avatar
    Ricardo198415/05/25 16:16
    Ricardo1984 » 15/05/25 16:16

    Resumão: Power Grid na Lua

    0
  • ThalesAC
    1 mensagens MD
    avatar
    ThalesAC15/05/25 20:01
    ThalesAC » 15/05/25 20:01

    Ludopedia::Algumas regras não têm lógica; por exemplo, posso construir, demolir e reconstruir uma usina de energia de turno em turno sem custo algum.

    Não está explicito no manual mas, para fins temáticos, considero da seguinte maneira:

    - Quando se retira do tabuleiro individual um marcador de usina (token de madeira) e coloca no mapa você passa a ter a concessão para produção de energia naquela cidade, apenas o pedaço de chão com uma autorização. O espaço vazio que ele deixou determina o número de usinas que você pode operar simultaneamente.
    - Quando venceu o leilão você já investiu todo o dinheiro necessário para a construção daquela usina (projeto e futura execução).
    - Quando você coloca a carta de usina no seu tabuleiro individual, a usina finalmente foi construída. Tanto que você pode ter várias cartas de usina mesmo sem ter um espaço livre / concessão para colocar ela.
    - Quando você retira pela primeira vez uma carta de usina do tabuleiro individual para colocar outra não está efetivamente demolindo a antiga, você está construindo uma nova ao lado da antiga no pedaço de chão que você já tem e enviando seus trabalhadores (astronautas) para operarem aquela usina. Sempre que economicamente fizer mais sentido, você pode orientar seus funcionários a operarem uma usina em detrimento de outra. A carta efetivamente só vai determinar para onde eles vão.
    - Lembrando que o espaço no tabuleiro representa apenas o limite de usinas simultâneas em uso, não teria problema ocupar o segundo espaço que um marcador de usina (token de madeira) deixou livre no tabuleiro individual com uma usina "construída" (carta que foi inicialmente alocada) na primeira cidade.
    - Lógica semelhante vale para os abrigos.

    Ressaltando que se trata apenas de uma forma pessoal e completamente não oficial de enxergar essa parte do jogo, para poder fazer sentido e aproveitar o que ele tem de melhor sem ficar incomodado.

    0
  • dreameroftheshore
    105 mensagens MD
    avatar
    dreameroftheshore17/05/25 02:11
    dreameroftheshore » 17/05/25 02:11

    Ele fez um jogo bom na vida 

    0
Responder
Power Grid: Outpost - Análise - Power Grid: Outpost
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