Azul Duel é um dos jogos mais bonitos em nossa coleção, inclusive adoramos a arte do jogo com essa temática de eclipse, como sempre jogamos em dois jogadores e gostamos da temática, decidimos pegar o jogo e…
Foi uma surpresa e uma decepção ao mesmo tempo, a surpresa foi que de fato gostamos do jogo, é um jogo leve e simples de aprender, ele tem a simplicidade e ao mesmo tempo estratégia de todo azul, é muito satisfatório completar o tabuleiro com as peças redondas, as rodadas se encaixam muito bem e a partida acaba com um gosto de "quero mais" - acho que o que mais transformou esse jogo em algo divertido, foi a mecânica de empilhar peças na lua, que permite tanto cortar o outro como criar uma estratégia para pegar as peças posteriormente.
Mas…
Não é só de beleza e jogabilidade que se faz um jogo, principalmente pelo valor que ele cobra, no caso pagamos R$250,00 e é nesse exato momento que vem a decepção.
1- O Tabuleiro do jogador é extremamente frágil, sério, é uma cartolina tão fina que parece um simples papel de cartão, isso não seria um problema se não fosse o fato de que precisamos dobrar esse "papel" toda vez que vamos guardar o jogo, o tabuleiro se desgasta em um nível fora do normal.
2- O tabuleiro por ser dobrável fica com uma parte "empenada" na mesa, fazendo as peças do jogo deslizarem como uma bola de gude em ladeira.
3- A quantidade de peças, para o valor do jogo, foi ridiculamente baixa, durante a partida precisamos repor umas 3 a 4 vezes (Da torre pra sacola) coisa que nunca precisamos fazer em todos os outros jogos azul que temos.
4- A torre é ridícula, mal pensada e sem cabimento utilizar ela. Primeiro por que a torre é exageradamente maior do que o tamanho da caixa, o que significa que precisamos desmontar ela sempre que vamos guardar, e é aí que surge o 5 problema.
5- O material da torre é ridiculamente frágil, sério, em outro nível, para vocês terem ideia ao desmontar a torre após a primeira partida, mesmo com muito cuidado (semelhante a uma cirurgia) a torre se rasgou em baixo, o material é bizarramente frágil, cogitamos utilizar como torre a caixa de alguns medicamentos, já que pegamos a caixa de remédios pra comparar com a torre de azul duel e pasmem: uma caixa de medicamento genérico de 11 reais tem maior qualidade e resistência.
Acho que seja justo apresentar os pontos positivos, mas não poderíamos negar que foi frustrante ver a qualidade do material desse jogo, pelo valor de R$ 250,00 - por menos do que isso, conseguimos Duelo Pela Terra Média, Azul Jardim e até mesmo os Azuis Minis, que são de fato melhores em qualidade do que isso… o que nos leva a pensar: esse jogo tem um conceito legal, mas é claro que ele só foi feito para surfar na onda dos jogos duel e "desleitar" o que restava da franquia Azul. Não somos experts em jogos de tabuleiro, tampouco membros dessa comunidade há bastante tempo, mas como consumidores nos sentimos no direito de expor o descontentamento com um produto tão mediano.