caiom88::elcioh::De forma geral o cálculo básico já foi explicado, é uma questão de estatística:
https://www.youtube.com/watch?v=JczVXkQWCic
Explicou mas não explicou.
Precisaria vir um matemático aqui para dar uma luz.
Realmente dissecar as formulas e o metodo de forma adequada.
E mesmo assim é muito difícil de representar o gosto populacional de forma perfeita. Difícil é eufemismo. É impossível, como já citei anteriormente pelo teorema da impossibilidade de arrow (que foi desenvolvido e pensado para eleições simples mas pode ser extrapolado para análises populacionais de "preferências").
Caro
caiom88
Meu camarada, eu penso que na verdade nem é o caso de vir aqui algum matemático ou estatístico nos dar uma luz, pelo simples fato e que ele certamente não terá acesso às fórmulas utilizadas nos rankings (as que realmente são utilizadas e não aquelas com base em achismos), para mitigar o efeito de 10 pessoas darem nota 10 em um jogo e o colocarem no topo do ranking.
Da minha parte, eu acho que o mais provável é que o jogo só entre no ranking quando atinge uma quantidade considerável de notas, o que de certa equilibra o efeito "poucas notas altas = posição alta". Porém, isso é apenas um achismo meu, e que sinceramente não tem tanta validade, nem para mim mesmo.
No mais, conforme eu disse antes em outro comentário, de modo geral, eu acho que os rankings, tanto do BGG quanto do Ludopedia, são bons indicativos, considerando os jogos que ocupam as primeiras posições. Independente do gosto pessoal, não vejo nenhum jogo ruim, embora esse conceito seja relativo, figurando no TOP 100. O problema com os rankings começa, quando o sujeito não gosta do Ark Nova, por exemplo, independente do motivo, vê o jogo em uma posição alta, e por conta apenas disso, começa a descer a lenha nos rankings.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio