Rahmati ::Bom dia, povo. Sei que vou entrar num assunto polêmico, mas, sempre que vejo falarem sobre isso, são "cheios de dedos", e nenhuma resposta satisfatória aparece. Então quero perguntar aos colegas de fórum:
Porque o ranking da Ludopedia é tão sem sentido?
Vamos pegar um exemplo — sem jogos brasileiros para não gerar desconforto a ninguém:

Temos, na posição 103, um jogo com nota rank 8.40, e empatados em sequência mas 2 jogos. Entendo que essa nota rank é o critério principal, gerado por algoritmo, e, apesar de discordar dos parâmetros que ele usa, sem considerar a "relevância" daquele jogo no cenário, por exemplo, ainda assim não vejo sentido no desempate do ranking. (Por relevância refiro-me ao total de notas daquele jogo em comparação com os demais.) O jogo na posição 105 tem nota média maior do que os dois acima, e o jogo na posição 104 tem muito mais notas — ou seja, tem muito mais relevância, ou alcance, ou popularidade, seja o nome que vocês quiserem usar — do que dezenas de jogos acima... Então, de verdade, não entendo o funcionamento desse ranking — e, por consequência, o que ele reflete de realidade, com inúmeros jogos praticamente desconhecidos e de pouco alcance galgando posições altas.
Seria legal se a própria Ludopedia divulgasse essas informações sobre os parâmetros utilizados aqui no site, pois fica uma sensação de estarmos sendo enganados.
Provavelmente vão justificar a não divulgação dizendo que, se divulgassem, alguém poderia utilizar essas informações para manipular ou fraudar o ranking.
Ou seja, vai ficar naquela "confia, pois é seguro e está certo" ao mesmo tempo em que dizem "só não podemos demonstrar porque é seguro e está certo".
Dito isso, já é bem consolidado dentro da comunidade que o ranking aqui da Ludopedia não serve para nada por conta dessas incertezas. Já existe um outro ranking que supre essa mesma finalidade.
Rankings no geral, principalmente feitos por voto popular, já são bem questionáveis quanto à sua utilidade, mais ainda se forem cercados por mistérios e segredos.
Para finalizar, respondendo sua pergunta principal: porque ele é artificialmente manipulado para evitar causar "injustiças" decorrentes do comportamento humano.