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Sobre jogo base, expansões e classes

Scythe
  • VitorMX
    2199 mensagens MD
    avatar
    VitorMX07/05/25 11:07
    VitorMX » 07/05/25 11:07

    Thokmay::Nenhum jogo precisa de expansão para ficar bom, e nenhuma delas deveria ser necessária para um jogo se tornar bom.
    Se isso acontecer, estaremos diante de uma correção, não expansão.

    Se o jogo for bom, somente a versão base já vai te proporcionar muitas partidas e muitas horas de jogo.
    Se você gostar do Scythe e quiser ter expansões, recursos, tabuleiros modulares, por COLECIONISMO, tudo bem.

    Não caia na cilada que é comprar expansão junto com jogo base se é a sua primeira experiência com aquele jogo.

    Obs: sobre o Scythe em si, ele segue o mesmo modelo que já encontramos em jogos digitais. Fazem o jogo completo e tiram um pedaço (2 facções) para vender separadamente como expansão, lucrando um pouco mais. Note que o tabuleiro do jogo base possui espaço para as duas facções da expansão (que incrível, Stegmaier é um gênio).


    Eita como discordo disso. Diversas expansões conseguem melhorar bastante o que já era bom. O próprio scythe é um exemplo disso. Alguns outros exemplos de jogos que tenho ou tive e as exp melhoram mais ainda (reforçando que isso não quer dizer que é obrigatória ou que o jogo em si tem problemas a serem corrigidos)

    - Food Chain Magnate
    - Five Tribes
    - Trickerion
    - Anachrony
    - Carcassonne
    - 7 wonders
    - 7 wonders duel
    - Cosmic encounter
    - Terraforming mars
    - TI4

    E diversos outros que passei rápido sem avaliar bem.
    Não sou muito fã de exp que acrescenta mais do que já tem no base mas quando adiciona novas mecânicas muitas vezes vale muito a pena ter e melhorar o que já é bom.

    1
  • Joabfast
    880 mensagens MD
    avatar
    Joabfast07/05/25 11:21
    Joabfast » 07/05/25 11:21

    VitorMX::
    Thokmay::Nenhum jogo precisa de expansão para ficar bom, e nenhuma delas deveria ser necessária para um jogo se tornar bom.
    Se isso acontecer, estaremos diante de uma correção, não expansão.

    Se o jogo for bom, somente a versão base já vai te proporcionar muitas partidas e muitas horas de jogo.
    Se você gostar do Scythe e quiser ter expansões, recursos, tabuleiros modulares, por COLECIONISMO, tudo bem.

    Não caia na cilada que é comprar expansão junto com jogo base se é a sua primeira experiência com aquele jogo.

    Obs: sobre o Scythe em si, ele segue o mesmo modelo que já encontramos em jogos digitais. Fazem o jogo completo e tiram um pedaço (2 facções) para vender separadamente como expansão, lucrando um pouco mais. Note que o tabuleiro do jogo base possui espaço para as duas facções da expansão (que incrível, Stegmaier é um gênio).


    Eita como discordo disso. Diversas expansões conseguem melhorar bastante o que já era bom. O próprio scythe é um exemplo disso. Alguns outros exemplos de jogos que tenho ou tive e as exp melhoram mais ainda (reforçando que isso não quer dizer que é obrigatória ou que o jogo em si tem problemas a serem corrigidos)

    - Food Chain Magnate
    - Five Tribes
    - Trickerion
    - Anachrony
    - Carcassonne
    - 7 wonders
    - 7 wonders duel
    - Cosmic encounter
    - Terraforming mars
    - TI4

    E diversos outros que passei rápido sem avaliar bem.
    Não sou muito fã de exp que acrescenta mais do que já tem no base mas quando adiciona novas mecânicas muitas vezes vale muito a pena ter e melhorar o que já é bom.


    Eu também discordo dele mas pelo comentário, nem adianta tentar conversar.
    Além de odiar o stegmaier, pelo jeito, kkk.

    Inclusive o scythe é um exemplo de jogo que melhora com as expansões.

    Uma coisa eu digo, aceite opiniões de quem curtiu um game, aceite também opiniões de quem não curtiu o game, mas nunca aceite opiniões de quem não gosta da editora. Essa opinião nunca será parcial e sempre sairá com ódio por causa da editora.

    Não querendo defender a empresa mas As duas facções que vem impressas no tabuleiro e não vem no jogo base, são de longe as mais fracas.
    Deveria vir mas se viesse, muito provavelmente ninguém iria querer usar.

    1
  • Thokmay
    87 mensagens MD
    avatar
    Thokmay07/05/25 11:46
    Thokmay » 07/05/25 11:46

    VitorMX::
    Thokmay::Nenhum jogo precisa de expansão para ficar bom, e nenhuma delas deveria ser necessária para um jogo se tornar bom.
    Se isso acontecer, estaremos diante de uma correção, não expansão.

    Se o jogo for bom, somente a versão base já vai te proporcionar muitas partidas e muitas horas de jogo.
    Se você gostar do Scythe e quiser ter expansões, recursos, tabuleiros modulares, por COLECIONISMO, tudo bem.

    Não caia na cilada que é comprar expansão junto com jogo base se é a sua primeira experiência com aquele jogo.

    Obs: sobre o Scythe em si, ele segue o mesmo modelo que já encontramos em jogos digitais. Fazem o jogo completo e tiram um pedaço (2 facções) para vender separadamente como expansão, lucrando um pouco mais. Note que o tabuleiro do jogo base possui espaço para as duas facções da expansão (que incrível, Stegmaier é um gênio).


    Eita como discordo disso. Diversas expansões conseguem melhorar bastante o que já era bom. O próprio scythe é um exemplo disso. Alguns outros exemplos de jogos que tenho ou tive e as exp melhoram mais ainda (reforçando que isso não quer dizer que é obrigatória ou que o jogo em si tem problemas a serem corrigidos)

    - Food Chain Magnate
    - Five Tribes
    - Trickerion
    - Anachrony
    - Carcassonne
    - 7 wonders
    - 7 wonders duel
    - Cosmic encounter
    - Terraforming mars
    - TI4

    E diversos outros que passei rápido sem avaliar bem.
    Não sou muito fã de exp que acrescenta mais do que já tem no base mas quando adiciona novas mecânicas muitas vezes vale muito a pena ter e melhorar o que já é bom.


    Após dizer que discorda do que eu disse, sua próxima frase foi "Diversas expansões conseguem melhorar bastante o que já era bom".
    Leia novamente meu comentário e perceberá que nada foi dito sobre jogos que já são bons se tornarem melhores com expansões. Não é o que está sendo abordado na minha resposta.

    1
  • Thokmay
    87 mensagens MD
    avatar
    Thokmay07/05/25 11:53
    Thokmay » 07/05/25 11:53

    Joabfast::
    VitorMX::
    Thokmay::Nenhum jogo precisa de expansão para ficar bom, e nenhuma delas deveria ser necessária para um jogo se tornar bom.
    Se isso acontecer, estaremos diante de uma correção, não expansão.

    Se o jogo for bom, somente a versão base já vai te proporcionar muitas partidas e muitas horas de jogo.
    Se você gostar do Scythe e quiser ter expansões, recursos, tabuleiros modulares, por COLECIONISMO, tudo bem.

    Não caia na cilada que é comprar expansão junto com jogo base se é a sua primeira experiência com aquele jogo.

    Obs: sobre o Scythe em si, ele segue o mesmo modelo que já encontramos em jogos digitais. Fazem o jogo completo e tiram um pedaço (2 facções) para vender separadamente como expansão, lucrando um pouco mais. Note que o tabuleiro do jogo base possui espaço para as duas facções da expansão (que incrível, Stegmaier é um gênio).


    Eita como discordo disso. Diversas expansões conseguem melhorar bastante o que já era bom. O próprio scythe é um exemplo disso. Alguns outros exemplos de jogos que tenho ou tive e as exp melhoram mais ainda (reforçando que isso não quer dizer que é obrigatória ou que o jogo em si tem problemas a serem corrigidos)

    - Food Chain Magnate
    - Five Tribes
    - Trickerion
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    - Carcassonne
    - 7 wonders
    - 7 wonders duel
    - Cosmic encounter
    - Terraforming mars
    - TI4

    E diversos outros que passei rápido sem avaliar bem.
    Não sou muito fã de exp que acrescenta mais do que já tem no base mas quando adiciona novas mecânicas muitas vezes vale muito a pena ter e melhorar o que já é bom.


    Eu também discordo dele mas pelo comentário, nem adianta tentar conversar.
    Além de odiar o stegmaier, pelo jeito, kkk.

    Inclusive o scythe é um exemplo de jogo que melhora com as expansões.

    Uma coisa eu digo, aceite opiniões de quem curtiu um game, aceite também opiniões de quem não curtiu o game, mas nunca aceite opiniões de quem não gosta da editora. Essa opinião nunca será parcial e sempre sairá com ódio por causa da editora.

    Não querendo defender a empresa mas As duas facções que vem impressas no tabuleiro e não vem no jogo base, são de longe as mais fracas.
    Deveria vir mas se viesse, muito provavelmente ninguém iria querer usar.

    Novamente, repetindo minha resposta acima, nada foi dito sobre jogos que já são bons se tornarem melhores com expansões.
    Nada contra o Stegmaier ou contra a editora dele, inclusive tenho Scythe na minha coleção e Wingspan é um dos meus jogos mais jogados no BGA. Críticas podem, e devem, vir de quem gosta dos jogos também.
    Hoje em dia está cada vez mais comum presumirem que as criticas são baseadas em ódio gratuito como forma de descredibilizar uma opinião.

    2
  • Joabfast
    880 mensagens MD
    avatar
    Joabfast07/05/25 12:18
    Joabfast » 07/05/25 12:18

    Thokmay::




    Novamente, repetindo minha resposta acima, nada foi dito sobre jogos que já são bons se tornarem melhores com expansões.
    Nada contra o Stegmaier ou contra a editora dele, inclusive tenho Scythe na minha coleção e Wingspan é um dos meus jogos mais jogados no BGA. Críticas podem, e devem, vir de quem gosta dos jogos também.
    Hoje em dia está cada vez mais comum presumirem que as criticas são baseadas em ódio gratuito como forma de descredibilizar uma opinião.

    Mas foi o que eu disse. São críticas boas aquelas de quem gostou e de quem não gostou do jogo, mas critica de quem odeia a editora ou o dono por algum motivo, nunca vai ser parcial, como já vi muito aqui neste site.

    E já que você tem o scythe, se já tiver jogado algumas partidas, sabe bem que as 2 facções que tem no tabuleiro mas não vem no jogo base, não fazem falta alguma. O jogo base é bem completo e as expansões melhoram bastante.

    1
  • OBruxoPunk
    8 mensagens MD
    avatar
    OBruxoPunk07/05/25 12:35
    OBruxoPunk » 07/05/25 12:35

    VitorMX::
    Thokmay::Nenhum jogo precisa de expansão para ficar bom, e nenhuma delas deveria ser necessária para um jogo se tornar bom.
    Se isso acontecer, estaremos diante de uma correção, não expansão.

    Se o jogo for bom, somente a versão base já vai te proporcionar muitas partidas e muitas horas de jogo.
    Se você gostar do Scythe e quiser ter expansões, recursos, tabuleiros modulares, por COLECIONISMO, tudo bem.

    Não caia na cilada que é comprar expansão junto com jogo base se é a sua primeira experiência com aquele jogo.

    Obs: sobre o Scythe em si, ele segue o mesmo modelo que já encontramos em jogos digitais. Fazem o jogo completo e tiram um pedaço (2 facções) para vender separadamente como expansão, lucrando um pouco mais. Note que o tabuleiro do jogo base possui espaço para as duas facções da expansão (que incrível, Stegmaier é um gênio).


    Eita como discordo disso. Diversas expansões conseguem melhorar bastante o que já era bom. O próprio scythe é um exemplo disso. Alguns outros exemplos de jogos que tenho ou tive e as exp melhoram mais ainda (reforçando que isso não quer dizer que é obrigatória ou que o jogo em si tem problemas a serem corrigidos)

    - Food Chain Magnate
    - Five Tribes
    - Trickerion
    - Anachrony
    - Carcassonne
    - 7 wonders
    - 7 wonders duel
    - Cosmic encounter
    - Terraforming mars
    - TI4

    E diversos outros que passei rápido sem avaliar bem.
    Não sou muito fã de exp que acrescenta mais do que já tem no base mas quando adiciona novas mecânicas muitas vezes vale muito a pena ter e melhorar o que já é bom.


    Valeu, galera, agradeço a visão de geral! A ideia pelo que li de já pegar a expansão de "Fenris" foi justamente por gringos e brs, em um consenso geral, falarem que melhoram bastante diversos aspectos do jogo, como por exemplo, poder deixar mais pro lado da guerra se o playgroup quiser ou mais "de paz e acordos", e assim vai. Claro que agradeço pela visão e preocupação por ser uma compra mega cara, afinal, já dá 1k nisso se for colocar sleeves, além de realmente ter que ponderar e ver opiniões de quem curtiu e quem não gostou, mas se for todo esse peso mesmo, além de campanha e parece que tem um modo cooperativo também, fica realmente parecendo algo que melhora e muito as possibilidades de jogatinas, hehe.

    0
  • OBruxoPunk
    8 mensagens MD
    avatar
    OBruxoPunk07/05/25 12:39
    OBruxoPunk » 07/05/25 12:39

    sscavalheiro::
    OBruxoPunk::ps: Se souberem de algo de exploração, conquista de territórios, com um pouco (ou muito) de batalha e afins (sem ser tema de espaço e aliens porque não sou muito fã), agradeceria demaaaais! Valeu, meu povo!

    ps 2: podem ser jogos complexos, adoro "Root" e "Oath", por exemplo. 

    Eu tenho ambos os jogos e gosto dos dois. Mas são jogos bem diferentes em termos de conceito e mecânicas. Se o grupo gosta de uma maquininha de pontos com uma pegada de 4x, recomendo o Scythe, mas se também curtem um euro médio, com alocação de trabalhadores, Doggerland cabe tranquilamente na coleção.
    Mas se você quer mesmo um 4x puro com tema não espacial, recomendo Brazil Imperial e Clash of Cultures (esse tem aparecido frequentemente em promoção abaixo de 700,00 e é uma coisa linda).

    Valeu pelo toque, meu caro! Tinha dado uma pesquisada por cima sobre o "Clash of Cultures" mas não pesquisei a fundo, o Brazil só conheço por nome, então vou ir atrás de análises e vídeos deles, valeu!!!

    0
  • Joabfast
    880 mensagens MD
    avatar
    Joabfast07/05/25 12:45
    Joabfast » 07/05/25 12:45

    OBruxoPunk::
    Valeu, galera, agradeço a visão de geral! A ideia pelo que li de já pegar a expansão de "Fenris" foi justamente por gringos e brs, em um consenso geral, falarem que melhoram bastante diversos aspectos do jogo, como por exemplo, poder deixar mais pro lado da guerra se o playgroup quiser ou mais "de paz e acordos", e assim vai. Claro que agradeço pela visão e preocupação por ser uma compra mega cara, afinal, já dá 1k nisso se for colocar sleeves, além de realmente ter que ponderar e ver opiniões de quem curtiu e quem não gostou, mas se for todo esse peso mesmo, além de campanha e parece que tem um modo cooperativo também, fica realmente parecendo algo que melhora e muito as possibilidades de jogatinas, hehe.

    eu e minha esposa sorteamos, no início do jogo, a Trilha de Guerra, trilha de Paz e a trilha padrão.
    Fica bem legal.

    A expansão The Rise of Fenris adiciona uma tonelada de conteúdo. Como eu te disse antes, podem ser usados também nas partidas normais, além da campanha.
    Os Módulos são bem legais para usar de vez em quando para uma partida diferente.

    Por exemplo, Tem um módulo que adiciona "um cara" (pra não dar spoiler) e ele fica andando pelo mapa, atrapalhando os jogadores e iniciando combates.

    2
  • Pandi
    15 mensagens MD
    avatar
    Pandi07/05/25 19:36
    Pandi » 07/05/25 19:36

    Aos seus critérios de escolha para a expansão acredito que faça sentido acrescentar disponibilidade, pois algumas expansões existem em menores quantidades no mercado, vide o que ocorreu com a Invaders, logo, se houver o desejo de ter o jogo completo, é um fator a ser considerado. 

    O elemento rejogabilidade pode ser bastante explorado por meio da expansão do Tabuleiro Modular, pois é algo que já possui grande variabilidade de estratégias no quesito mapa, embora o jogo por si só já possua bastante, afinal você vai querer explorar cada uma das facções, testar diferentes estratégias em cada uma delas e mesmo a própria combinação de tabuleiros de facção, por isso só nele você já tem aí, contando baixo, umas dez partidas. 

    A dos Encontros é relativamente barata e acrescenta cartas interessantes, a Promo consegue variar as cartas de Fábrica e de Objetivo e ambas são relativamente baratas. 

    Um fator sobre expansão da Fenris é que você terá que jogar a campanha para acrescentar as facções, pois, claro, você pode simplesmente colocar as facções numa partida e sair jogando, mas nesse caso você perde o elemento surpresa do acréscimo de novas mecânicas e mesmo das próprias facções. Inclusive acredito que seja por isso que você não tenha encontrado muitas informações sobre a expansão, por causa dos spoilers. 

    Vi seu comentário sobre o combate e caso tenha isso como prioridade, embora você mesmo tenha comentado isso, o Scythe não é centrado nesse elemento. Já tive partidas com um, dois ou mesmo três combates, algumas até com nenhum, então é possível que isso aconteça, porque não necessariamente o combate é tão vantajoso para quem ganha ou tão punitivo para quem perde, o que é positivo ou negativo dependendo do ponto e vista.

    Pensando nisso, se quiser dar uma olhada em outros jogos, faço coro ao Clash Of Cultures, que, nesse quesito, pode proporcionar combates mesmo involuntários devido à presença dos "bárbaros". Outro que joguei há pouco tempo e, embora mais simples que o Scythe em alguns aspectos, possui mais combates é o Northgard, tem construção de baralho como condução das ações ao invés da seleção de ações do Scythe, mas as batalhas são mais incentivadas. Outro que poderia mencionar, mas esse com um foco no leilão como condutor das ações é o Cyclades, cuja edição nova está por um preço bem razoável, não joguei, mas conheço o jogo desde a primeira edição e vi gameplays e explicações de regras o suficiente para saber como funciona e perceber que talvez se encaixa naquilo que está procurando. Outro que posso mencionar que trará muuuitos combates e partidas memoráveis é o Guerra dos Tronos, pois foi meu segundo jogo de tabuleiro moderno lá pelos idos de, sei lá, 2013 e só tenho boas lembranças. O jogo também utiliza cartas nos combates, assim como o Scythe, por isso, zero sorte e tem uma programação de ações em segredo que considero, ainda hoje, primorosa e além de possibilitar até uma chance de cooperação entre os jogadores no enfrentamento dos selvagens, mas que ainda assim, pode ser usada para "ferrar" o amiguinho: se os jogares perderem, quem sofre mais punições é quem contribuiu menos para lutar com eles, o que também ocorre em segredo. O jogo possibilita alianças táticas, troca de favores, traições e muito dedo no olho. Vale a pena conhecer, caso não tenha jogado. 

    1
  • OBruxoPunk
    8 mensagens MD
    avatar
    OBruxoPunk08/05/25 16:42
    OBruxoPunk » 08/05/25 16:42

    Pandi::Aos seus critérios de escolha para a expansão acredito que faça sentido acrescentar disponibilidade, pois algumas expansões existem em menores quantidades no mercado, vide o que ocorreu com a Invaders, logo, se houver o desejo de ter o jogo completo, é um fator a ser considerado. 

    O elemento rejogabilidade pode ser bastante explorado por meio da expansão do Tabuleiro Modular, pois é algo que já possui grande variabilidade de estratégias no quesito mapa, embora o jogo por si só já possua bastante, afinal você vai querer explorar cada uma das facções, testar diferentes estratégias em cada uma delas e mesmo a própria combinação de tabuleiros de facção, por isso só nele você já tem aí, contando baixo, umas dez partidas. 

    A dos Encontros é relativamente barata e acrescenta cartas interessantes, a Promo consegue variar as cartas de Fábrica e de Objetivo e ambas são relativamente baratas. 

    Um fator sobre expansão da Fenris é que você terá que jogar a campanha para acrescentar as facções, pois, claro, você pode simplesmente colocar as facções numa partida e sair jogando, mas nesse caso você perde o elemento surpresa do acréscimo de novas mecânicas e mesmo das próprias facções. Inclusive acredito que seja por isso que você não tenha encontrado muitas informações sobre a expansão, por causa dos spoilers. 

    Vi seu comentário sobre o combate e caso tenha isso como prioridade, embora você mesmo tenha comentado isso, o Scythe não é centrado nesse elemento. Já tive partidas com um, dois ou mesmo três combates, algumas até com nenhum, então é possível que isso aconteça, porque não necessariamente o combate é tão vantajoso para quem ganha ou tão punitivo para quem perde, o que é positivo ou negativo dependendo do ponto e vista.

    Pensando nisso, se quiser dar uma olhada em outros jogos, faço coro ao Clash Of Cultures, que, nesse quesito, pode proporcionar combates mesmo involuntários devido à presença dos "bárbaros". Outro que joguei há pouco tempo e, embora mais simples que o Scythe em alguns aspectos, possui mais combates é o Northgard, tem construção de baralho como condução das ações ao invés da seleção de ações do Scythe, mas as batalhas são mais incentivadas. Outro que poderia mencionar, mas esse com um foco no leilão como condutor das ações é o Cyclades, cuja edição nova está por um preço bem razoável, não joguei, mas conheço o jogo desde a primeira edição e vi gameplays e explicações de regras o suficiente para saber como funciona e perceber que talvez se encaixa naquilo que está procurando. Outro que posso mencionar que trará muuuitos combates e partidas memoráveis é o Guerra dos Tronos, pois foi meu segundo jogo de tabuleiro moderno lá pelos idos de, sei lá, 2013 e só tenho boas lembranças. O jogo também utiliza cartas nos combates, assim como o Scythe, por isso, zero sorte e tem uma programação de ações em segredo que considero, ainda hoje, primorosa e além de possibilitar até uma chance de cooperação entre os jogadores no enfrentamento dos selvagens, mas que ainda assim, pode ser usada para "ferrar" o amiguinho: se os jogares perderem, quem sofre mais punições é quem contribuiu menos para lutar com eles, o que também ocorre em segredo. O jogo possibilita alianças táticas, troca de favores, traições e muito dedo no olho. Vale a pena conhecer, caso não tenha jogado. 

    Orra, maneiríssimo seu comentário! Confesso que Cyclades era um dos que estava na dúvida (pois adoro o tema, pois inclusive flerta um pouco com minhas práticas espirituais, hehe), mas não tô necessariamente querendo algo com muita batalha, até porque os principais que tenho aqui em casa (não muitos mas procuro muito antes de comprar algo) é Root e Oath que por si só, já possuem muitas batalhas. 
    Northgard eu tinha pensado também, mas a caixa base não se acha mais vendendo em lugar algum e pelo que geral falou, é um jogo que acaba muito rápido, sem deixar desenvolver tanto, quase que no ápice da parada... o que parece ser uma pena, já que a temática viking acho do kct. 
    O Clash ainda não fui muito à fundo, só vi mais por cima a arte e coisas assim, que não me agradou tanto pra ser sincero, mas aquilo, se o jogo for f**a, isso fica de lado.
    O do Game of Thrones já procurei também e é difícil demais achar, já vi em grupos do face mas por preços absolutamente ridículos, provavelmente pela escassez.
    No final, estou entre Scythe, Cyclades, Clash (tenho que ver mais sobre) ou quiçá algum lançamento esse ano com algo na pegada 4x ou com elementos disso (não necessariamente todos), sabe ou alguém sabe, se vai ter algo assim em 2025?
    Valeeeu pela resposta!

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Scythe - Sobre jogo base, expansões e classes
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