Caros Boardgamers
Sinceramente, minha opinião a respeito é que deveria haver um sistema de classificação tanto para vendedores quanto para compradores. Não precisa nem dizer que aquele comprador/vendedor não é bom, basta dizer que ele não a mesma certificação que todos os demais compradores/vendedores bons tem. EU sei que já existem algumas badges nesse sentido, mas eu ainda acho isso muito pouco. Deveria haver um sistema mais claro e mais robusto.
Na inexistência desse sistema de pontuação, nessa hora eu me pergunto se não seria o caso dos vendedores que levaram calote, ou que tiveram problemas com compradores desonestos começarem a comentar nos anúncios que o usuário XYZ, fez alguma maracutaia ou que abusou do direito de arrependimento, ou ainda que aplicou esse novo golpe do mofo. Dessa forma o vendedor pensaria duas vezes antes de enviar o jogo e cogitaria se não seria melhor receber as penalidades do site, e isso se acontecesse, porque o não envio seria justificado.
Do mesmo modo, seria interessante se os usuários que foram lesados por algum vendedor também comentassem nos anúncios do sujeito alertando que ele é um mal vendedor.
Já que a Ludopedia não pode tomar nenhuma medida restritiva contra vendedores e compradores mal-intencionados sob pena de responder judicialmente, talvez coubesse a nós usuários tomarmos alguma providência. Evidentemente, o comprador/vendedor mal intencionado com certeza reclamaria junto à administração, mas como a equipe da Ludopedia saberia que o Autor da reclamação tem uma reputação para lá de questionável, ela poderia apenas optar por mandar um advertência, sem maiores implicações, ao comprador/vendedor honesto, que se recusou a cair no golpe do espertalhão.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. É realmente impressionante a "criatividade" do brasileiro para o mal, especialmente os golpes, esquemas e trambiques. Imaginem só o quão longe e bem nós estaríamos, enquanto nação, se toda essa criatividade e inventividade fosse usada para o bem...