fantafanta::Sim, esse erro é conhecido já! Lembro que anos atrás houve uma discussão a respeito.
Eu também acho que a tradução ficou ruim e dá margem para dupla interpretação... mas pelo que eu interpretei, lendo o manual em inglês, o que vale mesmo é o maior par de dados em termos numéricos e não a posição em si na coluna.
Highest pode ser tanto um adjetivo superlativo referente a altura, localidade, quanto um adjetivo para indicar superioridade em grau de importância.
E eu cheguei a essa conclusão porque jogando não vejo muito sentido na restrição de localização. Perceba que é possível um jogador colocar dados na parte inferior da coluna do tabuleiro, para que só então seja fechada a coluna posteriormente por ele mesmo ou outro jogador. Só que via de regra isso não acontece, pois dessa maneira ele estaria abrindo brecha, escalando a coluna e facilitando que o seu adversário guarde comidas antes dele. O mais comum é que o jogador force a sua sorte para acertar os 2 pares de dados desejados ou escolha o que é mais conveniente alocar para si no momento, entre 3 ou mais opções de pares, se ele por acaso tiver muita sorte. Então ele pode simplesmente colocar o par de dados na ordem que quiser, embaixo ou em cima, pois isso não interfere na dinâmica do jogo, o que torna absolutamente irrelevante a decisão de em qual local colocar os pares ou não. Não sei se me fiz explicar bem... só que é justamente por isso que não existe nenhuma indicação de recompensa nas casas mais altas da coluna, especificamente, como você mesmo apontou! Porque ela não é necessária.
No meu entendimento não é um erro, mas você apontou que sim. Sem querer ofender, mas acho que você se confundiu e não foi culpa sua.
Eu pesquisei novamente isso e verifiquei, pelas notas editoriais, que a minha interpretação está correta.
Inclusive eu já tinha jogado algumas partidas da forma que você indicou e achei estranho porque isso por um lado acelera o jogo, de fato, já que torna mais fácil guardar a comida. No entanto cria uma dinâmica estranha com o gato porque mal dá tempo dele agir, tornando-o subutilizado. Para contornar a situação os jogadores ficam desesperadamente tentando deixá-lo à beira de ser chamado com o sino... a todo momento... caso estejam jogando de forma bastante competitiva! rs
Enfim, essas foram as minhas impressões gerais sobre o seu comentário e sobre o jogo. Espero ter ajudado a elucidar um pouco da questão... ou então pôr um pouco mais de lenha na fogueira! rs
E por último eu só queria dizer que, eventualmente, caso minha interpretação esteja errada, o jogo continua divertidíssimo mesmo assim! rs
Nós também adoramos ele por aqui! 
Pesquisando melhor, realmente os canais gringos explicam/jogam do jeito que vc disse ser o certo, então deve ser isso mesmo.
Mesmo assim, a reclamação permanece, porque um jogo com proposta fácil e infantil não deveria dar margem à dúvida de uma regra tão importante e que muda completamente o jogo. Tem canal explicando do jeito que eu pensei ser o certo, tem canal errando outras regras, enfim.... uma confusão só, para um jogo simples, é porque a o editorial errou feio na clareza das coisas.
Quanto ao português:
"quantia exata resultante da soma do dúplice (par de dados iguais) mais alto desta coluna" .... ora, se "mais alto" se refere à soma, então deveria estar no feminino, "soma mais alta do dúplice"! Mas se o adjetivo se refere ao dúplice, então fica dúbio, porque mais alto não necessariamente é a soma. Afinal, pelo tema, estamos escalando prateleiras e mais alto pode se referir à altura da prateleira. "Dúplice mais alto", pra mim é o par mais ao alto da prateleira.
Tem várias formas de reescrever isso de forma mais clara. Falta de empenho do editorial.
No inglês pra mim fica muito claro que é o par mais acima e não a soma mais alta..... e, se não é, pelo menos os jogadores em países de língua inglesa jogarão partidas mais rápidas e condizentes com a proposta do jogo.
Porque se a regra certa é essa mesmo, da soma mais alta, eu nunca mais jogo com a regra "certa".
Se alguém taca um 6 na coluna, a qualquer momento, pronto, o valor a ser colocado na sacola será 12, seja pra quem for. E como nesse jogo rouba-se o tempo todo um do outro, às vezes passam várias rodadas sem ninguém colocar nada na sacola, porque no turno da pessoa que tem 12 comidas ela não consegue colocar na sacola por causa dos dados, e no momento que ela tem os dados pra completar a coluna, já roubaram a comida dela.
Daí um jogo infantil que deveria durar 30 min. pode passar de 90 fácil em 4/5 jogadores (foi o que aconteceu por aqui).
Isso pra mim é que não faz sentido, rsrs.
Abs e obrigado por elucidar.