tuliobarros::Acho muito fera ficar elucubrando sobre os cenários, números etc.
Para ter uma ideia de jogo/tempo, eu multiplicaria o número de partidas pelo tempo médio.
Mas algo que eu descordo de ti é o conceito do hype. Para mim, hype precisa ter um fator de efemeridade. Dentro do mercado de atenção, o hype ganha atenção rapidamente e depois (o jogo/assunto) estabiliza ou entra em ostracismo. Diferentemente é o popular, que tem uma atenção constante e estável.
Eu posso dizer que a Paleta Mexicana teve um hype, mas não digo que o arroz com feijão nunca saiu do hype.
Assim, um "ever green" é popular, mas já saiu do estágio de hype. Uma expansão pode gerar um hype em cima de algo popular, pela expansão em si, mas hype e popularidade são coisas muito diferentes.
A parada do hype de algo que não é mega popular recente, é que vc deu exemplo ai do arroz com feijão, arroz com feijão é um evergreen que vc não ve as pessoas falando todo momento, mas um rodízio japonês sempre entra nos assuntos, é algo que não é recente, mas é hype saca?
Por exemplo, Everdell, todo santo dia eu vejo alguem falando de Everdell, e não é um jogo novo, mas essa constância de assunto pra mim configura um hype