Post original: https://www.boardseyeview.net/post/seaside
Seaside é um jogo de forçar a sorte que foi projetado e embalado para que você possa - bem litorâneo - levá-lo para o litoral para jogá-lo na praia. Ele vem com uma bolsa de lona resistente e todos os componentes são discos de madeira impressos, para que possam ser jogados na areia e apenas limpos depois. No entanto, uma vista para o mar não é essencial: também pode jogar Seaside em uma mesa em casa.

Criado por Bryan Burgoyne, Seaside é um jogo para 2 a 5 jogadores, mas também há regras para o jogo solo. O jogo é composto por 70 discos de madeira pintados de dupla face, com arte de Fanny Saulnier, mas só usa todos os discos se estiver jogando com quatro ou cinco jogadores. A jogabilidade é super simples: apenas tira um disco da bolsa, decide qual lado quer usar e segue a regra para a imagem que escolheu. Se o seu disco mostrar uma concha, caranguejo ou isópode, o coloca em uma área compartilhada designada como "o mar"; se estiver jogando em uma praia, não jogue os discos no mar de verdade! Todos os discos a serem colocados no mar mostram um ícone de "jogar outra vez", então, depois de colocar seu disco, imediatamente tira outro e repete o processo.

Se seu disco mostrar uma Narceja (aves encontradas na praia), Praia, Onda ou Rocha, ele é jogado para sua 'praia' - seu tabuleiro individual - e seu turno termina. Aqui é onde fica um pouco mais complicado porque cada um dos discos de praia funciona de uma maneira diferente...
Quando joga uma Narceja, pode pegar qualquer número de isópode do Mar e empilhá-los sob a ave. O problema aqui é que só pode manter sua maior pilha de Narceja/Isópode, então se colocar outra Narceja e dessa vez coletar mais Isópodes, terá que descartar a pilha anterior.
Quando coloca um disco de Praia, pega do Mar uma Concha para cada disco de Praia que tem no seu tabuleiro. Quando coloca um disco de Pedra no seu tabuleiro, ele não tem efeito imediato, mas quando coloca uma segunda Pedra, pega todos os Caranguejos do Mar mais um Caranguejo de um outro jogador.
Finalmente, se colocar um disco Onda, vira um disco Paria e aplica o efeito do novo lado. Como algumas das peças Praia têm Ondas no reverso, isso pode muito bem levar a uma cascata de ações. As peças Onda também são importantes porque quando o jogo termina (assim que a bolsa estiver vazia), o jogador com mais Ondas consegue pegar todos os discos restantes no mar. E o vencedor é o jogador que tiver mais discos.
Seaside joga rápido. Há um alto fator de sorte, mas os jogadores têm uma decisão de 50/50 para assumir cada disco que tiram da bolsa. Se estiver levando Seaside para o litoral para jogar na praia, recomendamos jogar em casa algumas vezes primeiro para que todos os jogadores saibam e entendam as ações e interações desencadeadas pelas sete faces diferentes do disco. O jogo vem com uma carta de Ajuda ao Jogador resumindo todas as ações, mas, tanto ele quanto a folha de regras de papel têm menos probabilidade de sobreviver à sua viagem ao litoral, do que os outros componentes.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.