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  3. Destemidos: Normandia
  4. Regra da casa - Tokens de Comida para mitigar o fator sorte

Regra da casa - Tokens de Comida para mitigar o fator sorte

Destemidos: Normandia
  • avatar
    Zarke 1123/04/25 17:07
    avatar
    Zarke 11
    23/04/25 17:07
    18 mensagens MD

    Olá, pessoal. Como comentado anteriormente em outro tópico, elaborei uma regra da casa para mitigar o fator sorte nos dados na ação ATACAR. Pensei em criar 10 Tokens de Comida para cada lado (EUA e Alemanha), em qualquer dos cenários do jogo.



    Como sabemos, a comida era um recurso bastante limitado que fazia toda a diferença na moral e na concentração dos soldados na frente de batalha.



    Então, os jogadores colocam seus 10 Tokens de Comida a sua frente, próxima a sua área de jogo.

    Toda vez que um soldado executar a ação ATACAR X, o jogador pode alimentar o soldado antes de rolar o(s) dado(s), colocando 1 Token de Comida em cima da carta para indicar esta ação.



    EFEITO:

    Um soldado bem alimentado ataca melhor, assim:

    - soma +3 pontos no dado rolado, se for um fuzileiro ou um esclarecedor;

    - soma +2 pontos em cada um dos 2 dados rolados, se for um metralhador; ou

    - soma +1 ponto em cada um dos 3 dados rolados, se for um caçador.



    OBS.: Após o soldado executar a ação ATACAR X, o jogador deve remover de cima da carta o Token de Comida utilizado, retirando-o da partida, de modo que o efeito da ação INSPIRAR X não fará o soldado que foi alimentado atacar novamente com o modificador.

    Acredito que essa seja uma forma interessante e temática de mitigar o fator sorte nos dados, fazendo os jogadores pensarem em qual momento da partida e com qual soldado irão usar suas escassas comidas.

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  • olschowsky
    32 mensagens MD
    avatar
    olschowsky23/04/25 22:02
    olschowsky » 23/04/25 22:02

    Ok boas regras mas...

    Veja bem o combate é algo caótico e no que pese logística planejamento e preparação terem grande parte em mitigar isso.
     O caos e sorte são partes intrinsecamente ligados ao espírito do combate e guerra. O teórico Clausewitz cunhou o famoso termo "neblina da guerra" para aludir a esse fator caótico. 

    Então na minha opinião,  diminuir o fator caótico dos dados trabalha contra toda essência de um "jogo de guerra". 

    3
  • arthurtakel
    1866 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel24/04/25 07:32
    arthurtakel » 24/04/25 07:32

    +3 nos dados é muito forte. Cada token teria de dar +1 só.
    Outra regra que melhora a partida é que se a defesa e a distância somar mais de 10, então, o tiro não é possível mesmo que você tire 10 no dado.

    5
  • rafapaz
    465 mensagens MD
    avatar
    rafapaz24/04/25 08:06
    rafapaz » 24/04/25 08:06

    Interessante, mas fico me perguntando a necessidade disso.

    Porque no fundo você está só "turbinando" as chances de acerto do fuzileiro, que não foi feito pra ser forte no ataque. Faz parte do equilíbrio do jogo isso.
    O caçador e o metralhador já são muito eficazes no acerto, se estiverem bem posicionados.
    O ataque do caçador e a ação de Suprimir do metralhador são praticamente garantidos o acerto (Suprimir é uma ação muito importante).

    Enfim, o jogo entrega um leque de opções decisórias grande a todo momento, e o resultado virá da boa montagem do deck e da escolha certa das ações certas, no momento certo.
    Rolagem de dados não define o vencedor aqui.

    O coração do jogo é posicionamento, focar o seu ataque com tipos de soldados que são bons nisso e da gestão de névoa (tirando suas e dissimulando o adversário).

    3
  • Zarke 11
    18 mensagens MD
    avatar
    Zarke 1124/04/25 08:34
    Zarke 11 » 24/04/25 08:34

    rafapaz::Interessante, mas fico me perguntando a necessidade disso.

    Porque no fundo você está só "turbinando" as chances de acerto do fuzileiro, que não foi feito pra ser forte no ataque. Faz parte do equilíbrio do jogo isso.
    O caçador e o metralhador já são muito eficazes no acerto, se estiverem bem posicionados.
    O ataque do caçador e a ação de Suprimir do metralhador são praticamente garantidos o acerto (Suprimir é uma ação muito importante).

    Enfim, o jogo entrega um leque de opções decisórias grande a todo momento, e o resultado virá da boa montagem do deck e da escolha certa das ações certas, no momento certo.
    Rolagem de dados não define o vencedor aqui.

    O coração do jogo é posicionamento, focar o seu ataque com tipos de soldados que são bons nisso e da gestão de névoa (tirando suas e dissimulando o adversário).

    Bem observado... Eu, na real, não me incomodo com essa questão. A sorte, ou a falta dela, tá ali para os dois lados. O que faz a diferença para a vitória é como jogamos com as ações 100% independentes dela. Só tive essa ideia porque já vi muitos aqui se incomodarem com isso e porque joguei com mais uma pessoa que se incomodou com a sorte nos dados, pq focou em cercar uma unidade minha e acabou errando praticamente todos os tiros rsrsrs....e no final perdeu a partida pra mim.  

    0
  • rafapaz
    465 mensagens MD
    avatar
    rafapaz24/04/25 08:51
    rafapaz » 24/04/25 08:51

    Zarke 11::
    rafapaz::Interessante, mas fico me perguntando a necessidade disso.

    Porque no fundo você está só "turbinando" as chances de acerto do fuzileiro, que não foi feito pra ser forte no ataque. Faz parte do equilíbrio do jogo isso.
    O caçador e o metralhador já são muito eficazes no acerto, se estiverem bem posicionados.
    O ataque do caçador e a ação de Suprimir do metralhador são praticamente garantidos o acerto (Suprimir é uma ação muito importante).

    Enfim, o jogo entrega um leque de opções decisórias grande a todo momento, e o resultado virá da boa montagem do deck e da escolha certa das ações certas, no momento certo.
    Rolagem de dados não define o vencedor aqui.

    O coração do jogo é posicionamento, focar o seu ataque com tipos de soldados que são bons nisso e da gestão de névoa (tirando suas e dissimulando o adversário).

    Bem observado... Eu, na real, não me incomodo com essa questão. A sorte, ou a falta dela, tá ali para os dois lados. O que faz a diferença para a vitória é como jogamos com as ações 100% independentes dela. Só tive essa ideia porque já vi muitos aqui se incomodarem com isso e porque joguei com mais uma pessoa que se incomodou com a sorte nos dados, pq focou em cercar uma unidade minha e acabou errando praticamente todos os tiros rsrsrs....e no final perdeu a partida pra mim.  

    Entendo... talvez isso tenha acontecido no primeiro cenário, que só usa esclarecedor e fuzileiro. Neste caso sim, a sorte/azar será maior, pois como eu falei, o fuzileiro não é bom no ataque mesmo. Mas ainda assim, uma boa montagem de deck mitiga bastante.
    Mas esses primeiros cenários são só tutoriais, os cenários "pra valer" são os que usam todos os tipos de soldados.

    Agora, se o seu amigo errou todos os tiros em cenários avançados, aí certamente não soube usar caçadores e metralhadores, porque errar tiro com eles é praticamente impossível, se estiverem bem posicionados. Então não perdeu pelos dados, mas por não saber usar as tropas.

    Eu sinto que, as pessoas que reclamam da sorte neste jogo, parece que só jogaram os primeiros cenários, ou jogaram uma partida apenas e não captaram o "meta-jogo".

    3
  • pedrospy
    36 mensagens MD
    avatar
    pedrospy24/04/25 18:34
    pedrospy » 24/04/25 18:34

    Dou da linha que acha que Destemidos tá legal do jeito que tá.

    Mas se quer variante pra mitigar a sorte, eu apostaria mas variantes em que você descarta cartas extras pra ganhar um bônus. Segue um exemplo em inglês:
    https://boardgamegeek.com/thread/3309225/luck-manipulation-variant-for-all-undaunted-versio
    Esse tipo de variante casa bem com o gameplay e não precisa de nada extra.

    2
  • Zarke 11
    18 mensagens MD
    avatar
    Zarke 1125/04/25 23:44
    Zarke 11 » 25/04/25 23:44

    pedrospy::Dou da linha que acha que Destemidos tá legal do jeito que tá.

    Mas se quer variante pra mitigar a sorte, eu apostaria mas variantes em que você descarta cartas extras pra ganhar um bônus. Segue um exemplo em inglês:
    https://boardgamegeek.com/thread/3309225/luck-manipulation-variant-for-all-undaunted-versio
    Esse tipo de variante casa bem com o gameplay e não precisa de nada extra.

    Eita. Mas parece ser meio complexa essa variante. E descartar cartas não é muito punitivo? Eu não teria essa coragem 
    O melhor é jogar o jogo como ele é mesmo kkkk

    0
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Destemidos: Normandia - Regra da casa - Tokens de Comida para mitigar o fator sorte
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