Ivanthrash::Sou um Zé ninguém!
E o intuito não é misturar política (apesar de isto ser inevitável)!!!
Diante do cenário internacional (todos devem saber do que estou falando), sendo sabido que grande parte da produção de jogos de tabuleiro é realizada no oriente (sim, lá mesmo onde você pensou), apesar da Europa, será que indiretamente, nos próximos meses, aportarão cópias gringas de jogos no Brasil de jogos que originalmente não teriam cópias gringas vindo para cá!?
(interpretem e façam os julgamentos que quiserem)
um exemplo em cima disso que voce falou seria o caso da 2a edição do Gloomhaven. A Cephalofair parece que tá com umas 60.000 cópias da 2a edição (financiadas na campanha do Backerkit) presas na China por conta das tarifas. Boa parte dessas cópias são dos apoiadores da campanha, mas com certeza a editora produziu cópias a mais pra vender em retail. Essas cópias a mais (a parte destinada ao mercado americano) é que poderiam ser eventualmente compradas por outro mercado (como o brasileiro), e vir parar em outro país.
.
Se isso é possivel? Sim. Mas dependeria de oportunismo e agilidade na negociação de ambos os lados, além de um fluxo de caixa gigante por parte da editora nacional que tivesse tentando essa manobra (de adquirir sem planejamento um lote gigante de jogos a preço de custo). Acho dificil acontecer aqui no Brasil, já que a maioria das editoras não são grandes empresas.
.
Acredito que a grande maioria das editoras internacionais que está nessa situação vão adotar a tática do "espera pra ver", já que essa situação das tarifas é algo insustentável tanto pros EUA quanto pra China (alguma solução drástica deve ser tomada nos próximos meses). Outra alternativa mais politicamente incorreta seria arrumar uma empresa em outro país com impostos baixos pra receber as mercadorias da China e etiquetar com um "made in X" e enviar pros EUA driblando os impostos. A China já faz isso com produtos como mel há mais de 20 anos, porque os EUA aplicam tarifas pesadas pro mel produzido na China devido à sua composição (produtos químicos, agrotóxicos etc). O mel chinês é enviado pronto para outros países como Vietnam, India etc onde recebe apenas o selo de fabricado naquele país, antes de ir pros EUA. Inclusive esse é o motivo pelo qual na lista de países do tarifaço do governo dos EUA aparecem alguns países minusculos, aparentemente aleatorios, com tarifas altissimas