Parabéns pelo vídeo
Eu já tinha pensado em algo sobre isso, pq gostava muito desse jogo quando criança e hoje em dia não tenho interesse em jogar, mas alguns amigos fora do hobby ainda gostam, então sempre me perguntei se um dia botassem na mesa, se eu iria ser o "chato" de recusar, então para isso pensei também em algumas regras que vou colocar aqui e nos comentários do Youtube. Particularmente fiquei muito satisfeito com as regras que pensei (sou fã de jogos médio pesados e queria resolver vários problemas básicos que lembrava), porém ainda não cheguei a testá-las, então não posso dizer se realmente ficaram boas.
Os principais problemas eram: Jogo muito longo, Dependente da sorte do dado, dificuldade de ter todas as cores, dificuldade de botar casa pq tinha que parar lá, Prisão deixava um jogador 3 turnos sem jogar (prejudica muito no começo).
Dito isso, segue as sugestões de regras (eu jogava o BI Luxo, em que as cédulas iam de 1 a 200):
1. No sorte ou reves sempre vai ter uma carta aberta, em que o jogador pode escolher uma fechada ou a aberta, caso escolha a aberta, ele abre outra.
2. Toda vez que alguém passar pela casa do início, a carta aberta do sorte ou revés é descartada e aberta outra, quando o baralho acabar, o jogo acaba.
3. No fim do jogo, cada jogador recebe um aluguel por cada construção sua e ganha o jogo quem tiver mais dinheiro (desempate no preço do aluguel mais alto).
4. Pode pagar 50 para aumentar o diminuir o valor do dado em até 1, esse valor aumenta em 50 para cada casa já construída em jogo (pode ir marcando deixando um montinho do dinheiro já separado para saber quanto ta o valor)
5. Se um jogador passar por uma companhia e não quiser comprar, ela vai a leilão pelo inicial de 10, inclusive o jogador que não quis pode participar (mesma coisa que fel falou)
6. Na prisão o jogador pode pagar 3 vezes o valor da fiança para sair de imediato, antes de rolar os dados. O valor diminui um terço a cada rodada até chegar no valor base da terceira rodada, em que ele pode rolar os dados antes de pagar.
7. Após todas as cartas de uma cor tiverem sido compradas, os jogadores que possuem aquela cor devem negociar para decidir quem fica com tudo, caso não cheguem em consenso vai acontecer um leilão entre os possuidores daqueles imóveis para ver quem vai ficar com tudo da mesma cor. Cada um recebe o valor que pagou por ela e o leilão então começa, caso nenhum decida comprar, fica aberto para os outros jogadores. Caso ninguem ainda queira, o imóvel vai para o banco que coloca um hotel em cada edificação e não pode ser comprada novamente, quando parar deve pagar ao banco.
8. A casa pode ser construída de qualquer local que você possuir todas as cores no seu turno, uma casa por edificação por rodada
São essas.
Segue abaixo minhas considerações sobre as regras do fel.
- Gostei do lance do leilão do primeiro jogador, acrescentei a minha lista
- Não gostei muito da carta de sorte ou reves virá um passe de +/-1, pq isso pode ser usado para o jogador se esquivar de um aluguel, ele é beneficiado mas alguem é prejudicado. Na minha ideia em que ele tem que pagar dinheiro para ter esse +-1, ele pode ser beneficiado, mas ainda vai ter um custo, que tende à aumentar durante o jogo. Mas gosto da ideia de essa carta ter alguma utilidade, ainda não pensei em ainda em quê.
- Não gosto da ideia de vc receber aluguel do banco quando parar em sua propriedade, isso está injetando mais dinheiro do banco em jogo.