Bucaneiros::Fala pessoal! Thiago Castro da Bucaneiros aqui.
Deixa eu acrescentar um pouco para a discussão:
Creio que muitos podem não ter percebido como isso também afeta nosso hobby e o mercado de jogos.
Já pensaram que muitas editoras americanas tem KS com produção em andamento e quando colocaram o preço na campanha não levaram em consideração que as tarifas de importação para o EUA poderia chegar a 104% em cima do valor que eles pagaram para fabricar os produtos pro KS?
Bom.. então imagine o seguinte, a CMON pelo que li em um post do Ludopedia (e no Reddit) tinha 17 projetos pendentes de entrega em dezembro de 2024 (não sei os status deles, mas creio que tem bastante ainda a entregar). Quando calculam os custos de produção, marketing, equipe etc.. é colocado na ponta do lápis o custo de produção e certamente não esperam que ele duplique, ou seja, muito provavelmente muitas empresas não vão entregar o que prometeram (não estou falando que a CMON vai fazer isso, foi um exemplo apenas).
No melhor dos casos essa empresas vão entregar com grande prejuízo só para manter a reputação e depois vão reduzir seu investimento em novos jogos, o que acaba sendo algo ruim para o hobby como um todo, independente se você gosta ou não dos jogos que as editoras americanas criam.
Algumas editoras americanas que estamos em contato já estão demitindo a maior parte de sua equipe e cancelando seus investimentos/importações.
Espero de coração (sem muita esperança na real) que isso não leve tanto tempo para se resolver a ponto de muita gente ficar desempregada.
ps: estou apenas elencando um dos problemas relacionado ao nosso mercado.
Caro Thiago da
Bucaneiros
Rapaz eu não quero soar muito agressivo, principalmente porque você trabalha em uma empresa de jogos. Mas pela minha experiência, eu nunca vi uma empresa entubar o prejuízo, qualquer prejuízo, "só para manter a reputação", nem mesmo empresas milionárias como a CMON. Isso não acontece nem em relação aos board games, nem em nenhum setor econômico.
O que acontece é a empresa fazer um estardalhaço de que "assumiu" o prejuízo, e depois embutir toda a perda nos próximos lançamentos. E numa boa, não sei se esse é o caso da bucaneiros, mas muitas empresas fazem isso, especialmente em um mercado tão árido e volátil, quanto o de board games, para conseguir não ficar muito no vermelho. Embora não concorde, de forma alguma, com essa transferência do risco empresarial para o consumidor, eu pelo menos entendo a razão de ser dessa atitude.
Mais uma vez, sei que você trabalha em uma editora de jogos, e sei que talvez você responda dizendo que a Bucaneiros não faz isso. Mas depois de tantos anos assistindo algumas covardias com os compradores, verdadeiramente absurdos, perpetrados pelas editoras de jogos, tanto nacionais, quanto internacionais, eu sou muito cético quanto a esse improvável "bom mocismo", de qualquer empresa do setor, e tenho certeza que você entende a minha posição.
Iuri Buscácio