Lucas Fratini::No episódio dessa semana eu compartilhei o microfone com a finesse dos artistas e jogadores para responderem se afinal, jogos são arte?
Os convidados foram André Rumjanek, Bruno Camurati, Nadi e Robert Coelho. Cada um com a sua formação e repertório deu o seu ponto de vista e o debate ficou muito rico, talvez seja um dos meus episódios favoritos do podcast. Confere aqui!
Ou ouça no Spotify
Segue o podcast lá no Instagram
E para você, jogos são uma forma de arte?
Comenta aqui a sua experiência que eu vou ler alguns comentários no próximo episódio!
Bom dia, boa tarde ou boa noite, Lucas.
Parabéns pelo cast. Estou curtindo muito, achei ele sendo citado no Fabuloso e maratonei.
Sobre o último episódio, vou dar meus R$0,02 de opinião porcaria. Eu concordo em parte com muita coisa, mas sobre a Arte sendo utilizada dentro de um sistema capitalista (que estamos inseridos, independente de vontade) não ser considerada arte eu bati boca com o rádio do meu carro! rsrsrsrs
A arte só é. Como ela será utilizada, não faz com ela ela seja menos ou mais arte, não a define como arte ou não arte. Senão os maiores pintores e escultores que, na minha porca opinião, criaram o que chamamos de Arte, faziam em sua maioria, como encomendas de Reis, Imperadores e os Raios que os Partam.
Imagine dizer que a Monalisa não é Arte? É capaz do próprio Da Vinci aparecer aqui e me dar um tapa na cara (que eu torceria para estar com tinta e venderia minha pele como arte - rsrsrs). O Xadrez, que corre à boca miúda, ter sido inventado para entreter um imperador ou rei (com origem extremamente controversa), não foi uma arte?
Definir o que é arte ou o que é jogo baseado no sistema econômico vivido que eu acho estranho e difícil de compreender.
Eu, sendo um idoso que adora jogos de tabuleiro e ainda faço voz para meus personagens ao mexê-los no tabuleiro ainda mais quando jogo com meu filho e minha esposa, acho que tanto o jogo ser arte ou a arte ser jogo, é o menos importante, o mais importante é: Foi divertido? Diversão e arte os Titãs já definiram que são os nossos objetivos. E pra mim, velho caquético, é a única coisa que vai importar.
Parabéns mais uma vez pelo cast e pelo debate. Foi de explodir a cabeça gatos (momento trocadilho com Exploding Kittens rsrsrsrsrs).
Ps.: Sim, sou velho que faz piadolas que na minha época eram chamadas apenas de anedotas!
Abração!