Não quero entrar na polêmica dos problemas de produção dos componentes da nova versão do jogo, vou colocar minha opinião sobre isso no outro tópico sobre o tema.
Quero aqui falar especificamente sobre o novo manual dessa versão Copag, pois comprei o jogo recentemente e quando fui ler tive algumas dúvidas. Fui procurar as respostas aqui na Ludopedia e acabei não me contendo em fazer um comparativo com o manual da versão anterior...
1 - Exemplo errado, que não existia
Vamos começar simples, vejam essa imagem:

Isso é um exemplo de pontuação que o manual dá para a Variedade de Coleções, na página 19. Não precisa nem entender do jogo pra sacar, pela tabela, que 4 coleções dão 10 pontos, e não 15 como exemplificado.
No manual da Bucaneiros esse exemplo (errado) nem existe.
2 - Escolha do primeiro jogador, agora dúbio
Por 3 vezes ao longo do manual, no final da explicação de cada local, o seguinte texto é mostrado: "Antes de ir para o próximo local, o Primeiro Jogador desta etapa escolhe a próxima pessoa a começar, entregando a carta de Primeiro Jogador".
Isso me gerou a seguinte dúvida: o Primeiro Jogador poderia escolher ele mesmo como a próxima pessoa a começar? Uma dúvida honesta, afinal esse texto não impede essa possibilidade e, como sabemos, em regra de board, normalmente o que não é proibido é permitido.
Mas fui novamente conferir o quê o manual da Bucaneiros dizia e estava lá, nas 3 vezes: "O Primeiro Jogador escolhe outro jogador para receber o marcador de Primeiro Jogador".
Ou seja, está cristalino, a pessoa tem q escolher OUTRO jogador. Qual seria o intuito de terem alterado o texto e PIORADO o entendimento da regra? Será que quiseram mudar o funcionamento, agora permitindo escolher a si mesmo? Duvido muito.
3 - Regra do sebo para 2 jogadores, agora totalmente confuso
Vou colocar aqui o print da página 21, referente à regra do Sebo para 2 jogadores:

Veja, primeiro ele indica fazer o mostruário com 3 fileiras e 3 colunas. Ou seja, o meu entendimento como uma pessoa normal me indica que isso é basicamente uma grid 3x3. Mas logo a seguir ele fala "como a imagem abaixo", e a imagem tem fileira com 2, 3 e até 4 colunas...
Mas não pára por aí, pq logo a seguir ele diz para abrir uma carta para cada fileira, colocando-as na primeira posição. O que eu entendo é: depois de copiar a tal imagem, eu coloco mais uma carta em cada fileira, resultando em: 5, 4 e 3 cartas em cada fileira, não é isso?
Pelo visto não, pois um pouco mais abaixo ele fala que cada fileira tem um limite máximo de 4, 3 e 2. Então como eu poderia já ter 5, 4 e 3 em cada fileira, não é mesmo??? Já ultrapassou o limite! A etapa tem que terminar antes mesmo de começar???
Então lá vou eu olhar o manual antigo:

Texto menor, muito mais simples e fácil de entender, sem dubiedades. Alguém me explica de novo, qual foi o objetivo de alterar o texto para algo maior e MUITO pior que antes???
4 - Resumo simplesmente sumiu
Jogando em 2 jogadores, tive grande dificuldade de encontrar alguns detalhes, principalmente a quantidade de cartas em cada fase. Qual não foi minha surpresa em descobrir que, no final do manual da Bucaneiros tinha uma referência no final que resumia certinho esses detalhes, tanto para 2p quanto o modo solo. No manual novo, claro, sumiu. Motivo? Because reasons.
BÔNUS - Lateral da caixa
Reparei que a banda lateral da caixa do jogo imita aquelas caixas de edições especiais, com 3 HQs simulando as 3 épocas do jogo.

Achei isso muito legal. Só q eu reparei um detalhe, no jogo a época clássica, com os uniformes antigos, à esquerda, é representada na cor vermelha, mas com o valor 3. Nessa banda está como I. Pelo contrário a verde no jogo é valor 1, enquanto na banda é III. Estão invertidas. Mas pelo menos dessa vez, esse erro não é novo, vinha desde a versão antiga.
