LordOfSea::Bom dia galera, sou iniciante nos jogos de board game, a alguns anos atrás fui em uma taberna que disponibilizava alguns jogos, e joguei o mansion of madness com uns amigos meus que curtem board game, e eu curti muito o jogo.
Recentemente começei a namorar, tem um ano mais ou menos, e o filho da minha namorada se interessa por jogos assim, e eu tbm curto, e meus amigos de vez em qnd curtem jogar tbm o difícil é marcar.
Comprei o zombicide usado essa semana, porém ainda não joguei, estava pesquisando alguns jogos e vi o Arcadia Quest, que achei bem interessante, e apareceu uma oportunidade de comprar o Mansion Of Madness e o Arcadia Quest por R$1200, comprando os dois juntos, os dois estão com todas as peças, e bem conservados. Vocês acham que são jogos interessantes para iniciante, ou eles são bem maçantes? Pois qnd joguei, tinha uma pessoa que sabia as regras auxiliando.
Agradeço pela ajuda !
Caro
LordOfSea
Rapaz, bem vindo ao hobby, e se você quiser saber um pouco mais eu tenho uma série de textos no meu canal iuribuscacio (só de textos), chamada Dica p/ Novos Jogadores (é só jogar no motor de busca do site), que eu acho que vão te auxiliar bastante.
Quanto à sua dúvida, certamente o Arcadia Quest é um jogo excelente, e que agrada quem gosta do estilo. Porém, na minha humilde opinião o Arcadia Quest e o Mansios of Madness estão em patamares muito diferentes. O Mansions of Madness é não apenas o melhor jogo do selo Arkham Files (Arkham Horror, Elderd Sign, Eldritch Horror, Cthulhu: Death May Die, Insondável, AHCG entre outros), mas um dos melhores dungeon crawlers de todos os tempos (e isso se não for o melhor).Um exemplo disso é a dificuldade de encontrar cópias à venda no Mercado de Usados, e que não estejam com preços absurdos.
Não vou me alongar muito até porque já tenho até um artigo sobre esse jogo, que eu te convido a dar uma conferida, se você quiser. O link é:
https://ludopedia.com.br/topico/83923/mansions-of-madness-um-livro-um-filme-um-jogo
Mas para ficar apenas em um aspecto que eu acho um grande diferencial, conforme você viu na sua partida, no Mansions of Madness os jogadores vão abrindo os tiles do tabuleiro um de cada vez, o que potencializa absurdamente o suspense. Na minha opinião todos os dungeons crawlers deveriam ser assim, porque isso é que realmente te dá a sensação de se estar explorando a masmorra, seja uma masmorra mesmo ou uma casa mal-assombrada. Outros jogaços com o Gloomhaven e o Imperial Assault, outras duas obras primas de board game, o tabuleiro já vem aberto, mesmo que você não saiba o que está em cada espaço, e isso tira um pouco do suspense. O mesmo ocorre em toda a linha Zombicide, Massive Darkness, Lendas de Andor, Kick-Ass, Sword & Sorcery, entre outros.
Também é preciso lembrar que a caixa base tem poucos cenários iniciais, e que boa parte do material feito pelos fãs e disponível na internet, está em inglês. Então se inglês não for problema o aplicativo Valkyre tem material para toda uma vida, principalmente se você também conseguir a expansão Ruas de Arkham, que é utilizada na maioria dos cenários "fan-made". Só para se ter uma ideia, essa expansão às vezes sai mais cara que o jogo base, para você ver o quanto ela vale a pena. Mas mesmo sem a Ruas de Arkham, e usando só a caixa base, no Valkyre já tem mais coisa do que você conseguiria jogar. Além disso, procurando bem, talvez até se encontra aventuras e cenários em português.
No caso do preço, R$ 1.200,00 é uma pedrada, mas se você pensar que qualquer jogo meia bomba hoje em dia já atinge 600 reais sem muito esforço, gastar isso com dois jogos consagrados, principalmente o Mansions of Madness, não me parece nada de muito extraordinário, comparando com os preços atuais, evidentemente. Então, considerando que você está iniciando no hobby, está começando a coleção e que você tem dinheiro para gastar com isso, não vejo porque não comprar os dois jogos. Ambos são bons, o preço não está barato, mas também não está tão caro assim, para esse jogos e nas consdições associadas a eles. Claro que se você quiser garimpar no mercado de Usados, com alguma sorte você talvez ache o Arcadia Quest e o Mansios of Madness por preços mais em conta, mas não será muito mais baixo que 600 reais não.
Outro perigo, ao qual voc6e tem de prestar a atenção é que, como diz o ditado, "não existe almoço grátis"! Assim, se você se deparar com alguma oferta seja desses dois jogos ou de qualquer outro jogo muito bom, e barato demais é quase certo do jogo estar mofado, ou ao menos ter mofado e sido tratado com Sanol, o que ameniza mas não resolve eternamente. Também é preciso tomar muito cuidado com HYPE e FOMO, para não cair naquela arapuca de comprar o jogo só porque alguém disse que ele era maravilhoso. Nunca deixe de conferir com os seus próprios olhos, se aquele jogo é para você, seja experimentando em uma luderia, ou assistindo a vários vídeos de jogatina. NInguém mlehor que você sabe o que vai te agradar. EU pro exemplo adoro o Mansions of Madness , mas isso quer dizer apenas que o jogo é ótimo para mim e ninguém mais.
Existem uma série de outras lições a se aprender nesse início de caminhada, do tipo "não adianta comprar um Gloomhaven da vida, que é um jogo sensacional, mas que requer um grupo compromissado para jogar, se você ainda não tem esse grupo", ou algo como "'e melhor ter uma coleção menro em que se joga os board games toda hora, do que ter uma coleção enorme, em que a maioria dos jogos só servem para enfeitar a estante e servir de cenário para vídeo de unboxing", e outra como "gastar um pouoc mais em um jogos que se gosta é melhor do que gastar menos em meia dúzia de jogos que não se gosta tanto", e por aí vai.
Por fim te desejo boa sorte, na avaliação se vale a pena comprar esse dois jogos por 1200 reais, ou não.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio