Post original: https://www.boardseyeview.net/post/oranges-lemons
Raramente é dito hoje em dia, mas jogadores britânicos mais velhos cresceram cantando a tradicional cantiga infantil do século XVIII Oranges & Lemons, que imagina uma conversa entre os sinos de várias igrejas na cidade de Londres. Foi essa cantiga que inspirou o design de Richard Denning para
Oranges & Lemons: um jogo de alocação de trabalhadores de peso médio, de pegar e entregar, que dá aos jogadores uma igreja cheia de opções para ações e pontuações, mas que ainda assim é relativamente fácil de ensinar e aprender.

A partida é jogada em um tabuleiro que compreende 16 locais de igrejas e cada um oferece ações específicas. Na maioria dos casos, o número de pontos em cada local é limitado a cada rodada e é mais caro e/ou oferece um benefício menos generoso para os jogadores que não sejam o primeiro a colocar um trabalhador lá. E cada jogador começa com apenas dois trabalhadores para enviar aos locais. Os jogadores precisarão de dinheiro para comprar recursos (tijolos, panelas, panquecas e, claro, limões) e embora haja alguns locais de igrejas que pagam, receberá dinheiro principalmente indo a locais de mercado onde pode vender esses recursos ou cumprindo contratos de remessa. Os jogadores também desejarão negociar recursos para aumentar o número de trabalhadores que podem implantar a cada rodada: pode aumentar até cinco.

Não faltam opções para gastar seu dinheiro. Há locais que permitem que expanda sua capacidade de armazenamento (no início do jogo, pode armazenar apenas um cubo de recurso para levar para a próxima rodada), pode colocar sinos de igreja que lhe dão um benefício aprimorado em um local ou um benefício a cada turno, pode emitir empréstimos, comprar ações ou arriscar investir na Companhia das Índias Orientais, e também pode comprar votos. Todos eles lhe dão oportunidades de pontuação no final do jogo, marcando pontos por si só, mas também em relação a outros jogadores: cada um oferecendo 5 pontos extras para o jogador com mais, e generosos 3 pontos para o segundo lugar.
No centro de Oranges & Lemons está a disputa pela ordem do turno. Os locais para os quais envia um meeple trabalhador determinam a ordem em que esse meeple irá no próximo turno. No meio do jogo, descobrirá que alguns locais são particularmente procurados. Mesmo com um complemento total de cinco jogadores e todos os pontos abertos, o local onde pode pegar e cumprir contratos de transporte acomoda apenas três meeples, então os jogadores podem escolher colocar um trabalhador em um local menos desejável que seja acionado no início de uma rodada para que possam ter a primeira chance no local de transporte da próxima rodada...

A equipe do Board's Eye View ficou impressionada com a fluidez do jogo. Embora tenhamos gostado que os cubos de cores diferentes sejam facilmente distinguíveis, o tabuleiro movimentado faz com que Oranges & Lemons pareça inicialmente muito complicado, mas os jogadores rapidamente entram no ritmo do jogo. Os turnos são rápidos porque geralmente pode planejar com antecedência, embora tenha que esperar que ocorram situações em que outro jogador pegue um lugar que queria pegar.
E pode haver surpresas também na determinação do vencedor. Praticamente toda a pontuação em Oranges & Lemons acontece no final do jogo e até chegar ao final, geralmente não será imediatamente óbvio quem ganhou. Todos esses bônus de maioria de 5 pontos somam, e a generosidade dos bônus de 3 pontos para o segundo lugar pode significar que um jogador que termina em segundo em um grande número de categorias de pontuação pode emergir como vencedor contra jogadores que pareciam estar se sobressaindo no jogo, mas que acabaram se especializando demais...
A maioria das cantigas de ninar tradicionais inglesas carregam tons sombrios e Oranges & Lemons não é exceção: a rima termina "Aí vem uma vela para te iluminar até a cama, e aí vem um cutelo para cortar sua cabeça!'' Vamos lá, Medusa Games, ficaremos desapontados se não virmos uma mini-expansão de fabricante de castiçais e carrasco!
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.