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  3. Heat: Pedal to the Metal
  4. HEAT - Expansões HEAVY RAIN e TUNNEL VISION - 1as impressões

HEAT - Expansões HEAVY RAIN e TUNNEL VISION - 1as impressões

Heat: Pedal to the Metal
  • avatar
    Descolado31/03/25 22:04
    avatar
    Descolado
    31/03/25 22:04
    815 mensagens MD

    Salve galera, Ismael Descolado na área trazendo pra vocês nossas primeiras impressões das 2 expansões do HEAT. Tivemos a chance de testar as novidades e posso passar a vocês nossa avaliação. Apesar de preferir simuladores de corrida pesados (como RF90 ou POLE POSITION), não pude deixar de adquirir estas duas pérolas pois adoramos o HEAT pra dar aquela descontraída, é um jogo que vê mesa fácil e portanto é sempre bom ter mais opções.

    Óculos, visor, capacete e bora esquentar esse motor!


    EXPANSÃO HEAVY RAIN

    https://i.imgur.com/992JZ7o.jpg

    Esta expansão traz 1 carrinho extra na cor laranja, 2 novas pistas, um novo modo de jogo em PISTA MOLHADA, novas cartas de Upgrade com a presença de uma nova melhoria no carro, novas cartas de Patrocínio, cartas para Campeonato abragendo as novas pistas e uma novidade que deve agradar bastante os fãs de desafio: Um novo modo de jogo chamado "AGRESSIVE LEGENDS" que deixa os BOTs muito mais competitivos.

    https://i.imgur.com/r56zG7p.jpg

    https://i.imgur.com/AEwzpf0.jpg

    https://i.imgur.com/6yNZjGz.jpg
    Esse câmbio foi pintado por mim, sua cor é toda laranja.

    PISTAS
    SUZUKA é marcada por um traçado semelhante ao atual e contém 2 novidades importantes. Temos a presença de CHICANES e ÁGUA. CHICANES são trechos da pista com 2 curvas muito próximas com o mesmo valor de velocidade onde qualquer penalidade aplicada a uma delas se aplica automaticamente para ambas. Essas curvas são destacadas por uma ZEBRA AZUL E BRANCA e são bem fáceis de serem superadas com um único movimento, tanto que os BOTs também podem usufruir deste benefício. Sim, um BOT pode passar pelas 2 curvas de uma chicane com um único movimento (o que era proibido até então). A maior novidade desta pista é a presença de ÁGUA. Nos trechos "molhados" da pista um carro precisa pagar 1 HEAT CARD sempre que trocar de marcha.

    https://i.imgur.com/0ubH3ps.jpg
    Em SUZUKA temos apenas 1 CHICANE, do lado direito do circuito com duas curvas de valor 4.

    A pista do MÉXICO não contém água, mas contém CHICANES (não entendemos bem o motivo de não ter pista molhada...). Essa pista só vai trazer algum desafio se os jogadores acrescentarem o módulo AGRESSIVE LEGENDS, caso contrário será uma pista comum.

    https://i.imgur.com/6Naq0AE.jpg
    Este circuito possui duas CHICANES (observe as zebras azul e branco), uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

    UPGRADE/PATROCÍNIO
    Novas cartas de upgrade/patrocínio trazem um novo ícone (uma gotinha roxa numerada). Esse símbolo permite aos jogadores (no passo 5) moverem HEAT CARDS da pilha de descarte novamente para seu motor, na quantidade informada pelo número contido na gota roxa.

    https://i.imgur.com/xrJuf59.jpg
    Essas "gotinhas" são bem interessantes já que permitem resfriar o motor mesmo sem COOLDOWN. Tendo em vista as poucas cartas de upgrade boas neste jogo, estas contribuem bastante.

    https://i.imgur.com/bLdDqNi.jpg

    MÓDULO "AGRESSIVE LEGENDS"
    Esse módulo tornam os BOTs mais competitivos. As pistas da expansão passam a exibir um "circunflexo preto" (ou chapeuzinho) acima de alguns LOSANGOS próximos às curvas. Esse circunflexo preto permite ao BOT passar por 1 curva extra durante seu movimento (algo que é permitido fazer naturalmente em CHICANES mas se houver este símbolo em outros pontos do circuito contendo curvas muito próximas, eles também podem passar por ambas).

    https://i.imgur.com/VXLGdCa.jpg
    O BOT vermelho poderá passar 2 curvas neste movimento pois está parado num losango contendo um "chevron" (um "chapeuzinho preto"). Já o BOT preto não gozará deste benefício pois está parado num losango sem esse "chapeuzinho" então não poderá passar 2 curvas.

    EXPANSÃO TUNNEL VISION
    Esta expansão traz 1 carrinho extra na cor roxa, 2 novas pistas, um novo modo de jogo em TÚNEIS, novas cartas de Upgrade com a presença de uma nova melhoria no carro, novas cartas de Patrocínio, cartas para Campeonato abragendo as novas pistas e mantém os módulo AGRESSIVE LEGENDS nas curvas.

    https://i.imgur.com/UA7qYxK.jpg

    https://i.imgur.com/VBK78zv.jpg

    https://i.imgur.com/AIAjn9Q.jpg

    PISTAS
    O circuito da ESPANHA é um verdadeiro colírio. Com 109 espaços e 11 curvas, é o maior circuito dentre todos já lançados. É nessa pista que temos a presença de TÚNEIS que modificam levemente a forma de jogar. Sempre que um carro finalizar seu turno em túneis, não poderá DESCARTAR nenhuma carta da mão para a pilha de descarte no passo 8 (pode colocar HEAT CARDS no motor normalmente). Também temos a presença de CHICANES além de locais que permitem aos BOTs passar 2 curvas ao mesmo tempo.

    https://i.imgur.com/SoPidfj.jpg
    Longas retas, curvas de alta e baixa velocidade. A melhor pista do jogo em nossa opinião.

    O circuito da HOLANDA tem um traçado bem comum com longas retas, 1 CHICANE no entanto se destaca das demais por possuir uma única curva contendo um losango com 2 (dois) "chapeuzinhos pretos". Isso significa que nesta curva específica um BOT pode passar até 3 curvas num único movimento (algo impossível a qualquer humano). É preciso uma "combinação de fatores" muito alta para isso acontecer, razão pela qual os jogadores não precisam se preocupar, mas é uma pista muito forte para os BOTs, portanto prepare-se para apanhar bastante deles neste circuito.

    https://i.imgur.com/RqL0VWC.jpg
    Sem túneis, porém com uma CHICANE que pode permitir a um BOT passar até mesmo por 3 curvas ao mesmo tempo. Prepare-se para sofrer bastante contra os robôs neste circuito.

    UPGRADE/PATROCÍNIO
    O novo símbolo contido nas cartas de upgrade nos agradou bastante. Nessas cartas há um novo símbolo de um "carrinho roxo" que permite movimentos extras. Esses movimentos não são obrigatórios, o que nos permite gastá-lo parcialmente conforme desejarmos, no passo 5.

    https://i.imgur.com/98fkN0Q.jpg
    O preço a pagar para usar essas cartas estão muito altas em nossa opinião (descartar muitas cartas da pilha de compras é chato). A melhor carta desta lista é de valor "6", pois permite mover 6, 7 ou 8 espaços e só cobra 1 HEAT CARD.

    https://i.imgur.com/H1iJgTt.jpg

    CONCLUSÃO
    Essas duas expansões deram uma bela "chacoalhada" no HEAT, pelo menos na parte que mais interessava ao nosso grupo: BOTS. Um dos maiores problemas dos BOTs do HEAT eram o fraco desempenho. Eles só nos venceram nas primeiras corridas, enquanto ainda sofríamos com a escolha das CARTAS DE UPGRADE. Após poucas partidas logo entendemos a mecânica do jogo e os BOTs passaram a não se tornar mais oponentes desafiadores. Mesmo atribuindo a eles +1 ou +2 pontos de movimento, de nada adiantou, justamente porque esse movimento extra deles só funciona nas RETAS, lugar em que eles já são rápidos. Isso nos inibiu completamente de começar um CAMPEONATO pois sabíamos que eles seriam oponentes fracos e a disputa se daria entre os humanos.

    https://i.imgur.com/NNGseF7.jpg

    Por esta razão o módulo que mais nos atraiu foi o AGRESSIVE LEGENDS. Este módulo vem corrigir o principal problema dos BOTs que era o fato deles ficarem "freando" nas curvas. Agora eles podem passar por 2 (e até 3) curvas num único movimento, dependendo do local onde eles estão parados, tornando suas ações menos previsíveis. Obviamente que isso pode gerar alguns "problemas" pois como HEAT não oferece nenhuma dificuldade para ultrapassar, se um BOT começar a atravessar muitas curvas em sequência, fatalmente vencerá a prova e não há nada que possa ser feito - mas isso é algo raro já que será preciso uma combinação de fatores em cima de um mesmo BOT para isso acontecer. Em nossos testes apenas 1 deles tem se destacado. Considere apenas que o carro dele "rendeu muito bem" naquela prova (como aconteceria numa corrida real) e conforme-se.

    https://i.imgur.com/STJ25L5.jpg

    Gostamos bastante de SUZUKA (Heavy Rain) com seus trechos molhados, é bastante desafiador (não) perder HEAT CARDS na água, exigindo um gerenciamento de mão muito mais apurado. O jogador saberá antecipadamente se precisará trocar marcha nesses pontos e portanto terá que "preparar" sua mão para não se ver forçado a perder HEAT CARDs de graça. O consumo de HEAT CARDS em SUZUKA será muito maior, fazendo os carros trabalharem sempre no "fio da navalha" (sem HEAT CARDs no motor). Também apreciamos demais o circuito da ESPANHA (Tunnel Vision), de longe o circuito mais desafiador entre todos já lançados oficialmente, com longas retas, curvas de alta e baixa velocidade - e nem me refiro à presença dos TÚNEIS, que em nossa opinião não oferecem tanto desafio assim quando comparados à chuva.

    Acho que a pergunta que muitos estão se fazendo é: QUAL DELAS É A MELHOR PRA ADQUIRIR? Em nossa opinião, vá de HEAVY RAIN. Apesar das ótimas cartas de upgrade da expansão TUNNEL VISION, pelo "conjunto da obra" a expansão HEAVY RAIN entrega mais elementos táticos e portanto mais desafio.

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  • aLex
    107 mensagens MD
    avatar
    aLex01/04/25 14:50
    aLex » 01/04/25 14:50

    Ismael, parabéns pela análise. Adoro jogo de corrida e o Heat é o que ve mais mesa aqui no meu grupo. Acredito que vai ser compra garantida essas expansões.

    3
  • fabiojspereira
    60 mensagens MD
    avatar
    fabiojspereira01/04/25 16:53
    fabiojspereira » 01/04/25 16:53

    Parabéns pelo material. Eu também tenho as duas expansões e sou totalmente fã de HEAT. Meu jogo favorito.
    Eu fiz a tradução do manual de Tunnel Vision. Está disponível na página da própria expansão :

    MANUAL TUNNEL VISION


    Uma correção. Tem uma parte do texto que cita a pista da Holanda e diz que existem duas Chicanes. Existe apenas uma chicane neste circuito.
    Gostei dos carrinhos pintados também.

    Eu tenho alguns modelos de F1 :
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/acdd2_os0cdj.jpeg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a7484_os0cdj.jpeg

    Abraços !

    10
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado01/04/25 17:03
    Descolado » 01/04/25 17:03

     fabiojspereira::Parabéns pelo material. Eu também tenho as duas expansões e sou totalmente fã de HEAT. Meu jogo favorito.
    Eu fiz a tradução do manual de Tunnel Vision. Está disponível na página da própria expansão :

    MANUAL TUNNEL VISION


    Uma correção. Tem uma parte do texto que cita a pista da Holanda e diz que existem duas Chicanes. Existe apenas uma chicane neste circuito.
    Gostei dos carrinhos pintados também.

    Eu tenho alguns modelos de F1 :
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/acdd2_os0cdj.jpeg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a7484_os0cdj.jpeg

    Abraços !


    Grato pelo aviso, Fábio. Já corrigi.

    Belo material você tem aí, heim da hora!

    Eu acho um crime usar carrinhos de F1 e boxes nesse jogo, ainda mais com a qualidade desse teu material (rsrsrsr).

    Usaria isso com todo prazer do mundo num SIMULADOR e o HEAT está loooonge disso.

    Tem que ver se alguém já lançou aquelas pistas home made contendo água ou túneis.

    1
  • fabiojspereira
    60 mensagens MD
    avatar
    fabiojspereira01/04/25 17:29
    fabiojspereira » 01/04/25 17:29

    Uma coisa que tem me preocupado é a solução que os designers têm para por todas as lendas na pista. Pois não temos as cartas de lendas com todos os carros ...
    Até tem apps bem bacanas como por exemplo o :
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cdd8e_0lwmmg.png

    Tem um lance que eles têm limitação de imprimir 51 cartas por demanda na gráfica .... 

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado01/04/25 18:28
    Descolado » 01/04/25 18:28

    fabiojspereira::Uma coisa que tem me preocupado é a solução que os designers têm para por todas as lendas na pista. Pois não temos as cartas de lendas com todos os carros ...
    Até tem apps bem bacanas como por exemplo o :
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cdd8e_0lwmmg.png

    Tem um lance que eles têm limitação de imprimir 51 cartas por demanda na gráfica .... 


    Eu particularmente nem acho necessário mandar todos os BOTs pra pista, fica até bem chato ficar movendo aquele mundarel de BOT sendo que apenas 2 ou 3 deles já dão pro gasto. Sim, quanto mais BOTs, maiores as chances de algum deles vencer, já que eles tem diferentes atributos nas cartas, mas para fins de CAMPEONATO isso não seria bom pois aumentaria a concorrência por pontos entre eles.



    HEAT, assim como outros jogos de corrida com BOTs, sofrem do mesmo problema: Eles não tem um "ritmo". Se, por exemplo, o BOT CINZA vencer uma corrida, qual a chance dele vencer outra futuramente? Poucas. Pior: ele pode acabar chegando em ÚLTIMO em várias corridas subsequentes, o que acabaria com suas chances de vencer um campeonato.

    Isso pode acontecer com QUALQUER BOT, ou seja, poucas chances de um mesmo BOT ficar brigando pela liderança do campeonato "pau a pau" contra um humano.


    Isso dificilmente ocorre com humanos, que se não vencerem, não vão chegar em último (e se chegar, será em apenas 1 prova). Com isso temos que BOTs acabam servindo mais para "tirar ponto dos humanos" do que necessariamente brigar para serem campeões.


    Isso não é um problema exclusivo do HEAT, que nem precisa se preocupar com isso pois é um jogo casual, feito pra brincar com os amigos (como eu disse, nosso grupo é que está mal acostumado com bons simuladores e portanto ter BOTs brigando pela ponta é importante). São poucos jogos de corrida que tem BOTS: HEAT, POLE POSITION, CFR e RACE! FORMULA 90. Destes, o RACE! FORMULA 90 é o único com BOTs que disputam um campeonato RODA COM RODA com os humanos e se deixar te mostram até o dedo do meio [kkkkkk].


    O lance é focar nos aplicativos (que eu também uso pro HEAT, não uso as cartinhas), pois eles devem colocar futuramente os carrinhos LARANJA e ROXO.

    3
  • arthurtakel
    1906 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel02/04/25 09:06
    arthurtakel » 02/04/25 09:06

    fabiojspereira::Parabéns pelo material. Eu também tenho as duas expansões e sou totalmente fã de HEAT. Meu jogo favorito.
    Eu fiz a tradução do manual de Tunnel Vision. Está disponível na página da própria expansão :

    MANUAL TUNNEL VISION


    Uma correção. Tem uma parte do texto que cita a pista da Holanda e diz que existem duas Chicanes. Existe apenas uma chicane neste circuito.
    Gostei dos carrinhos pintados também.

    Eu tenho alguns modelos de F1 :
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/acdd2_os0cdj.jpeg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a7484_os0cdj.jpeg

    Abraços !

    Que top ein

    1
  • dahtri
    21 mensagens MD
    avatar
    dahtri02/04/25 09:57
    dahtri » 02/04/25 09:57

    Descolado::
    Essas duas expansões deram uma bela "chacoalhada" no HEAT, pelo menos na parte que mais interessava ao nosso grupo: BOTS. Um dos maiores problemas dos BOTs do HEAT eram o fraco desempenho. Eles só nos venceram nas primeiras corridas, enquanto ainda sofríamos com a escolha das CARTAS DE UPGRADE. Após poucas partidas logo entendemos a mecânica do jogo e os BOTs passaram a não se tornar mais oponentes desafiadores. Mesmo atribuindo a eles +1 ou +2 pontos de movimento, de nada adiantou, justamente porque esse movimento extra deles só funciona nas RETAS, lugar em que eles já são rápidos. Isso nos inibiu completamente de começar um CAMPEONATO pois sabíamos que eles seriam oponentes fracos e a disputa se daria entre os humanos.


    Ótima análise sobre as expansões. Vou ficar no aguardo delas virem oficialmente pro Brasil e comprá-las aqui ao invés de importá-las ou comprar de alguém que importou.

    Sobre a menção acima: Eu acho que eu jogo relativamente bem o jogo, mas quando li no manual do jogo que os designers enfrentavam os bots com +2 de velocidade fiquei incrédulo, e ver você falar que os bots são oponentes fracos até terem novas habilidades das expansões me deixou chateado pois eu acho que não sou tão bom assim hahaha Qual o segredo? haha

    Tirando essa parte que terei que superar na terapia (haha), eu gosto sempre de usar todos os carrinhos para preencher a pista, acho que fica bem bonito visualmente, fora que aumenta o uso do vácuo que muitas vezes é situacional (com o Draft, nova habilidade da Tunel Vision acredito que ele comba muito bem com o vácuo e o deixa muito mais acessível já que o bônus que ele dá necessita que você termine atrás de um outro carro), então seria legal para jogos casuais (não campeonatos) que tivesse a carta das lendas com todos os carrinhos (8).

    Vou adquirir ambas assim que disponíveis no mercado BR.

    Abraços!

    1
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado02/04/25 13:02
    Descolado » 02/04/25 13:02

    dahtri::
    Descolado::
    Essas duas expansões deram uma bela "chacoalhada" no HEAT, pelo menos na parte que mais interessava ao nosso grupo: BOTS. Um dos maiores problemas dos BOTs do HEAT eram o fraco desempenho. Eles só nos venceram nas primeiras corridas, enquanto ainda sofríamos com a escolha das CARTAS DE UPGRADE. Após poucas partidas logo entendemos a mecânica do jogo e os BOTs passaram a não se tornar mais oponentes desafiadores. Mesmo atribuindo a eles +1 ou +2 pontos de movimento, de nada adiantou, justamente porque esse movimento extra deles só funciona nas RETAS, lugar em que eles já são rápidos. Isso nos inibiu completamente de começar um CAMPEONATO pois sabíamos que eles seriam oponentes fracos e a disputa se daria entre os humanos.


    Ótima análise sobre as expansões. Vou ficar no aguardo delas virem oficialmente pro Brasil e comprá-las aqui ao invés de importá-las ou comprar de alguém que importou.

    Sobre a menção acima: Eu acho que eu jogo relativamente bem o jogo, mas quando li no manual do jogo que os designers enfrentavam os bots com +2 de velocidade fiquei incrédulo, e ver você falar que os bots são oponentes fracos até terem novas habilidades das expansões me deixou chateado pois eu acho que não sou tão bom assim hahaha Qual o segredo? haha

    Tirando essa parte que terei que superar na terapia (haha), eu gosto sempre de usar todos os carrinhos para preencher a pista, acho que fica bem bonito visualmente, fora que aumenta o uso do vácuo que muitas vezes é situacional (com o Draft, nova habilidade da Tunel Vision acredito que ele comba muito bem com o vácuo e o deixa muito mais acessível já que o bônus que ele dá necessita que você termine atrás de um outro carro), então seria legal para jogos casuais (não campeonatos) que tivesse a carta das lendas com todos os carrinhos (8).

    Vou adquirir ambas assim que disponíveis no mercado BR.

    Abraços!

    O segredo pra vencer os BOTS? É o mesmo pra vencer qualquer outro jogador: Passar 2 curvas num único movimento ou tentar finalizar seu movimento APÓS uma curva mesmo estando distante dela. 

    Se você está a 8 espaços de uma curva de valor 3 por exemplo, a grande maioria vai frear pra terminar antes da curva. Se você "torrar" 5 HT e terminar depois, pode ir pra galera. Claro que se os oponentes forem profissionais, tentarão fazer o mesmo nesta curva ou em outra mais a frente, mas você estará longe o suficiente para controlar isso pois pense que no turno seguinte você vai acelerar pra chegar na próxima curva enquanto seus oponentes terão que manter a velocidade baixa (3). Dessa forma você sempre vai estar saindo de uma curva enquanto eles estarão chegando nela. Matematicamente você só perde se rodar.

    Geralmente é bom fazer isso no começo da prova, quando o motor tá cheio de HT. Aqui não tem conversa, logo na primeira curva a galera "seca" o motor torrando de 5 a 7 HT justamente pra ganhar essa vantagem pois quem não conseguir, dificilmente terá chance de vencer.

    Com os BOTS você tem CERTEZA que eles JAMAIS passarão 2 curvas nem irão passar uma curva estando muito distantes devido a restrição nas regras.

    Com as novidades dessa expansão isso muda totalmente.

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  • fabriciosena
    3 mensagens MD
    avatar
    fabriciosena02/04/25 14:02
    fabriciosena » 02/04/25 14:02

    fabiojspereira::Parabéns pelo material. Eu também tenho as duas expansões e sou totalmente fã de HEAT. Meu jogo favorito.
    Eu fiz a tradução do manual de Tunnel Vision. Está disponível na página da própria expansão :

    MANUAL TUNNEL VISION


    Uma correção. Tem uma parte do texto que cita a pista da Holanda e diz que existem duas Chicanes. Existe apenas uma chicane neste circuito.
    Gostei dos carrinhos pintados também.

    Eu tenho alguns modelos de F1 :
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/acdd2_os0cdj.jpeg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a7484_os0cdj.jpeg

    Abraços !

    Eu curti este carrinhos de fórmula 1, onde conseguiu amigo? Tens o link?

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Heat: Pedal to the Metal - HEAT - Expansões HEAVY RAIN e TUNNEL VISION - 1as impressões
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