ChrisOliveira::O Master of Orion original é 4x
O resto é tentativa (cheia de frufru) de imitar o Master of Orion original (incluindo até os Civs e o MoO2)
Caro
ChrisOliveira
Meu camarada, nesse particular, há controvérsias...
O Master of Orion é reconhecidamente o primeiro a ser chamado de 4x. Esse termo foi criado pelo jornalista Allan Emrich, quando resenhou o próprio Master of Orion, para a edição de setembro de 1993, da revista Computar Gaming World.
Porém, depois que o termo foi criado, muita gente começou a defender que esse termo se aplicaria a outros jogos de computador, muito anteriores ao Master of Orion. Assim sendo, disputam o título de primeiro 4x eletrônico, jogos como o Cosmic Balance II da Strategic Simulations, o Reach for the Stars da Strategic Studies Group, e o Andromeda Conquest da Avalon Hill (e para computador não um wargame físico), todos de 1983.
No caso dos jogos de tabuleiro, a bola também é dividida, porque algumas pessoas defendem que o wargame Stellar Conquest, lançado pela Avalon Hill em 1975, é o primeiro board game 4X. Alguns anos depois esse wargame tradicional serviu de base conceitual, para o jogo de computador Andromeda Conquest da mesma editora. Outros defendem que o próprio Civilization do Francis Tresham, lançado pela Hartland Tefoil Ltd. em 1980 (não confundir com o jogo eletrônico famosíssimo do Sid Meyer), deu origem não apenas aos jogos CIV como também aos jogos 4X.
Por isso, o conceito de jogo 4X é igual a filho lindo, de mulher bonita namoradeira, todo mundo quer dizer que é o verdadeiro pai da criança. Assim, da mesma forma existem grandes divergências sobre quais jogos são 4x, e quais não são, bem como quando é que se aplica esse conceito e quando não aplica (como já se viu aqui nos comentários), o mesmo ocorre em relação a qual seria realmente o primeiro jogo 4x, seja board game, seja jogo de computador.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio