fabiocavinatto::brunotron::
Só pra apimentar o debate
Se a modernidade permite consolidar o X do combate como eliminação ou não, a modernidade também não me permite criar uma nomenclatura mais aceitável pra lidar com isso?
Afinal, a língua é o resultado das instituições formais e informais da sociedade. Se hoje não existe 3X não quer dizer que amanhã não vai. Se ele é de certa maneira aceito por parte de um grupo, transforma-lo em classificação "formal" é so um resultado disso....
Muito bem pensado, mas 3x implicaria que algum x ficaria de fora, qual x? Teria que explicar toda vez qual elemento ficou de fora, ou que tem tais 3 elementos, ficaria confuso ao determinar um gênero para um jogo.
A não ser que fique universalmente acordado que 3x é sem combate, mas tem alguns que tem combate, mas não influencia.
Muita variedade para ter outro termo, acaba que teremos agora debate do que é um 4x e do que é um 3x, melhor ficar com um debate só mesmo kkkkk
Bem, eu entendo essa nomenclatura da seguinte maneira.
Para um jogo ser 4x, ele precisa TER as 4 mecânicas, mas para vencer não é obrigatório que todas elas sejam plenamente exploradas, mas sim um mix de algumas delas. Inclusive não conheço nenhum chamado 4x que demande dominar as 4 mecânicas pra vencer (talvez uma das 4 seja uma estratégia mais forte por questão de falta de balanceamento do jogo).
Agora, um jogo 3x, seria um jogo em que uma das 4 mecânicas não está presente. Geralmente essa mecânica é o exterminar. Scythe é um exemplo. Ele não possui a mecânica de exterminar, visto que o jogador pode ser limpo do mapa, ele continua voltando pra base perdendo 0 peças no tabuleiro. Twilight Imperium, por outro lado, possui mecânicas de eliminação caso você seja muito atacado, perca suas bases e etc, simplesmente te tiram do jogo.
Concluindo: 4x precisa TER as mecânicas, mas não a obrigação de usar todas; 3x existe e Scythe é um exemplo visto que não existe eliminação.